Estacas de Concreto

As estacas de concreto são muitas vezes chamadas pelos engenheiros de estacas de fundação. Nesse sentido, utilizamos esse tipo de material principalmente para aguentar a estrutura de uma construção ou até mesmo para fazer a demarcação de limites de uma obra.

Desse modo, ao usar esses dispositivos é possível economizar muito tempo em uma construção.
Podemos instalá-las de diversas formas, mas geralmente, colocamos as estacas a partir de um processo de prensagem ou de vibração e percussão.

Entretanto, para colocarmos as estacas de concreto é preciso um grande projeto de engenharia e a análise prévia do solo da construção. Ademais, em alguns casos, utilizamos uma grande máquina com um martelo especializado acoplado para que a instalação da estaca aconteça a partir do processo de percussão.

Contudo, as estacas protendidas para a zona rural são de rápida fabricação, garantindo que os compradores possam fazer as suas cercas sem demora, além de a compressão ficar por toda a estaca.

Está interessado(a) no assunto? Então leia atentamente o nosso artigo de hoje para que você descubra tudo sobre as estacas de concreto, como elas funcionam e para que elas são necessárias no dia a dia de uma construção civil. Tenha uma ótima leitura!

Afinal, quais são as principais funções das estacas de concreto?

Antes de mais nada, saiba que usamos esses tipos de estacas, geralmente, em duas situações principais: a primeira delas é em grandes empreendimentos civis.

Nesse sentido, imagine a construção de um grande prédio. A estrutura deste local deve ser muito forte para aguentar um grande peso, certo?

Desta forma, usamos bastante as estacas para que a estrutura possa aguentar aquele tipo de construção. Ao colocarmos esses itens no solo, estas estacas promovem muito mais estabilidade para o local e garantem a segurança do empreendimento.

Também existe a possibilidade de usar este tipo de material para a construção de casas em locais em que o solo é muito fraco. Ao fazer uma análise de topografia, o engenheiro perceberá se aquele solo aguenta uma grande quantidade de peso ou não.

Se o terreno for em local de aterro, será necessária a colocação de estacas de concreto profundas para que o solo não ceda e prejudique aquela construção.

Colocamos as estacas no solo a partir da escolha de determinado tipo de inserção. Assim, os três tipos principais de procedimentos que existem são os seguintes: vibração, prensagem ou percussão.

Na maioria dos casos, é usado o sistema de percussão. Desse modo, uma grande máquina é colocada logo acima da estaca com uma espécie de martelo. Aos poucos, este martelo vai batendo na ponta da estaca para que ela possa afundar no solo.

Realizamos esse procedimento até que encontre uma grande firmeza no solo e o empreendimento não corra riscos de desmoronamento.

Na maioria dos casos, é usada uma grande quantidade de estacas e uma passa a ser colocada em cima da outra.

As emendas são feitas por meio de materiais especiais para aguentar o peso e também os processos químicos do solo.

Estaca protendida para zona rural? Como funciona?

Na zona rural, as estacas de concreto protendida oferecem mais economia, resistência e durabilidade.

Quando existe um incêndio nas fazendas, muitos animais podem se perder e também grande parte da área rural sofre com a queimada. Por isso, é indispensável que se tenha o mínimo de material inflamável possível e isso também diz respeito às cercas, sendo essas estacas protendida uma das melhores soluções.

Dessa forma, a cerca feita com esse tipo de material não pega fogo, o que ajuda a limitar o foco de incêndio e a dificultar que ele passe para outras metragens.

Encaminhamos as estacas para as propriedades já prontas, o que faz com que a obra da cerca cause menos bagunça. Quando se fazem cercas de fazenda utilizando madeira, por exemplo, pode ser preciso ajustar um pouco as toras, além da pouquíssima firmeza. Também haveria bem mais sujeira se as estruturas da cerca fossem feitas in loco: seria necessária uma máquina para abrir a região do solo e também para inserir o concreto.

Se for preciso que a estrutura da cerca tenha uma profundidade extra, é possível grudá-las. Dessa maneira, as estacas de concreto protendida não precisam ser tão extensas. Destaca-se também a qualidade dos elementos de fundação.

Benefícios de contar com as estacas feitas de concreto

As estacas de concreto são perfeitas para construções que exigem um alto índice de resistência e segurança. Por isso, ela é a mais utilizada no mercado da construção civil e zona rural, respectivamente.

Ao longo dos anos, vários tipos de estacas surgiram no mercado das construções. Antigamente, utilizávamos muito as estacas de madeira. Elas serviam para fazer grandes prédios e todos os tipos de construções em grandes cidades.

Bem como, eram super comuns nas cercas de propriedades rurais como sítios e fazendas.

As tecnologias ainda eram rudimentares, bem como, não se tinha conhecimento a respeito de máquinas de concreto de grande porte. Entretanto, atualmente, quando comparamos estacas feitas de concreto com estacas de ferro e de madeira, as de concreto são as que mais utilizamos. Ou seja, em qualquer circunstância, elas são melhores que as demais opções.

Além de serem mais resistentes aos pesos, as estacas de concreto possuem a característica de durabilidade alta, nesse sentido, de pelo menos cem anos.

As construções com estacas de madeira se tornaram obsoletas por dois motivos: o primeiro deles é pela qualidade da madeira e também pela questão ambiental em si. Antigamente, as árvores derrubadas tinham uma madeira dura e muito resistente.

Atualmente, muitas destas árvores estão protegidas devido à sua devastação. Desta forma, você não deve utilizar mais as estacas que eram comuns há algumas décadas.

Vantagem extra em usar esse tipo de estaca

Sob o mesmo ponto de vista, essas estacas são ótimas opções para obras em locais onde o lençol freático está perto do nível do solo.

Isso ocorre pois não haverá necessidade de escavação, bem como, são super práticas para o andamento da obra, pois:

  • Auxiliam em um canteiro mais limpo, afinal, as estacas já chegam prontas;
  • Também eliminam os custos de bota fora.

Ou seja, além de serem versáteis, duradouras e resistentes, elas também são excelentes até para o meio ambiente.

O processo de transporte

O processo de transporte das estacas de concreto deve ser sempre muito cuidadoso para que o material possa chegar intacto até a construção. Além disso, é preciso o auxílio de profissionais que estejam adaptados à instalação desses tipos de estacas.

Desta forma, a construção fica mais resistente e muito mais segura. Salientamos que um profissional capacitado, como um engenheiro e/ou arquiteto devem planejar e executar o seu projeto.

Desse modo, a segurança e viabilidade da sua obra ficam totalmente resguardadas.
Gostou de saber um pouco mais sobre este tema? Se sim, converse com um de nossos vendedores sobre os seus planos e obras. E lembre-se: desconfie de preços muito baixos e compre estacas com boas estruturas e em um local de boa reputação, combinado?

Curta a nossa página e compartilhe com os seus amigos para que eles possam ficar por dentro do assunto.

×