Blocos de Concreto

Os blocos de concreto são artefatos de concreto usados principalmente pelo ramo da construção civil no Brasil para a construção de variadas estruturas. Além de serem resistentes, eles possuem um preço acessível e são de extrema qualidade.

Cada vez mais o ramo de empreendimentos imobiliários cresce no Brasil. Para que as casas, apartamentos e prédios possam ficar fortes e com um ótimo acabamento, muitas vezes os blocos de concreto são usados em suas estruturas.

Da mesma forma, os blocos de concreto são materiais necessários para fazer o alicerce de qualquer tipo de construção. Eles somam força e resistência para uma construção que está prestes a surgir.

Quer saber qual o bloco de concreto mais utilizado ou qual a vantagem de se construir com blocos de concreto? Leia até o final e aprenda cada detalhe.

Para que servem:

Entenda

Os blocos de concreto são usados para diversas finalidades, principalmente na construção civil.

As medidas dos blocos de concreto podem variar muito e cada tipo é utilizado para uma situação diferente.

A grande vantagem do uso de blocos de concreto é a sua alta durabilidade e a sua grande resistência. Quando comparado com outros tipos de materiais de construção, os blocos podem ser considerados muito mais vantajosos do que os tijolos de cerâmica, por exemplo.

Os blocos de concreto, conforme já citado, são usados geralmente para completar as estruturas de uma série de construções. Eles são fortes e formam paredes com uma grande resistência e qualidade.

• Construção de prédios

Para a construção de prédios é muito comum o uso de blocos. Dependendo do projeto do prédio, as paredes serão feitas de blocos ou até mesmo os acabamentos do local. As medidas dos blocos usados geralmente são padronizadas por construtores de prédios.

• Construção de casas

Os blocos de concreto também podem ser utilizados com facilidade para a construção de casas. Nestes casos, o proprietário deseja ter uma casa mais resistente e que sustente grande quantidade de peso. Em casas de dois andares, é comum que o primeiro pavimento seja construído de blocos.

• Construção de barracões

Uma das maiores funções dos blocos de concreto é a construção de grandes barracões. Estes barracões são geralmente grandes galpões com pouco acabamento e com um visual muito mais rústico. Geralmente, grandes fazendas, chácaras, indústrias, depósitos, costumam ter este tipo de construção.

• Construções de muros

Sem dúvida alguma, a melhor opção para quem quer construir bons muros é o uso dos blocos de concreto. Os blocos servem para que o muro possa ficar muito resistente e por fim, dependendo do projeto, não precisam de um acabamento ou reboco final.

Tipos de blocos de concreto:

Vantagens, Como são vendidos

Os blocos de concreto do Grupo Concrenorte são divididos em duas famílias estruturais.

 

Os blocos estruturais são chamados assim por possuírem resistência para aguentar pesadas estruturas e cavidade interna que oferece isolamento térmico e acústico na construção.

 

• Estruturais – Família 19 x 39

  • Bloco inteiro 19×39
  • Meio bloco 19×19
  • Canaleta 19×39
  • Meia canaleta 19×19

• Estruturais – Família 14 x 39

  • Bloco inteiro 14×39
  • Meio bloco 14×19
  • Bloco amarração 14×54
  • Bloco amarração 14×34
  • Canaleta inteira 14×39
  • Meia canaleta  J 14×19
  • Meia canaleta 14×19

Um bloco inteiro é usado para dar estrutura a paredes e muros. 

 

Em média, pode-se utilizar cerca de 10 a 12 blocos de concreto estrutural 19×39 por metro quadrado de parede, considerando que o espaçamento entre eles e a argamassa seja de 1cm de espessura.

 

O meio bloco de concreto é utilizado em estruturas que precisam de aberturas para janelas e portas.

 

A canaleta de concreto ou bloco de amarração serve para fazer a armação entre duas paredes. Seu formato possui duas abas laterais que se encaixam entre as paredes.

 

A meia canaleta em J permite o apoio de lajes sem a quebra da modulação nas paredes. 

Perguntas e respostas sobre Blocos de Concreto:

• Qual a diferença entre bloco de concreto e bloco de concreto estrutural?

Ambos são usados na construção civil. O bloco de concreto é usado para construir e dar estabilidade, já o bloco de concreto estrutural é feito para suportar altas cargas verticais, sustentando lajes, por exemplo.

• Qual o melhor bloco de concreto para construir muros?

O bloco de concreto estrutural é o melhor para construir muros devido sua geometria vazada que permite a aplicação de vergalhões e cimento para maior resistência da estrutura.

• Qual o melhor: bloco de concreto ou tijolo? 

Há alguns meses atrás, respondemos essa pergunta em um post exclusivo. Recomendamos a leitura aqui.

Vantagens do Bloco de concreto:

Resistência

A resistência é uma das maiores vantagens ao optar pelo uso dos blocos de concreto, além de possuírem uma durabilidade muito alta. Uma construção que recebeu o uso de blocos de concreto é muito mais forte e segura para todos.

Impermeabilidade

Em alguns casos, os blocos de concreto são impermeáveis e ajudam a diminuir a infiltração de água. Por isso, em algumas construções esta é sempre a melhor opção.

Boa estrutura

Estruturas feitas com blocos de concreto são extremamente firmes e bem acabadas. Além de ser vantajoso fazer bases com os blocos, eles possuem um preço acessível!

Como os blocos são vendidos:

Na maioria das vezes, os blocos são vendidos em grupos de mil peças. Porém, dependendo da quantidade necessária, é possível pedir menos peças e receber com facilidade.

Os preços dos blocos de concreto são acessíveis. Vale a pena comprar bons materiais e contar com a resistência e com a durabilidade.

Gostou de saber um pouco mais sobre os blocos de concreto? Se você está pensando em fazer alguma construção, não deixe de comprar sempre blocos de boa qualidade e com uma procedência adequada. Não olhe preço, mas a durabilidade e qualidade do que está comprando.

Viu como é simples saber um pouco mais sobre os blocos de concreto? Não deixe de clicar aqui e aprender um pouco mais sobre manilhas de concreto. 

×