Pontes de Concreto

As pontes de concreto são construções que ligam locais distintos. Normalmente, elas existem acima de abismos, de rios ou até mesmo do mar, como no caso da Ponte Rio-Niterói, que liga o Rio de Janeiro a Niterói.

Atualmente, existem as pontes de concreto, pontes de madeira, que também possuem um charme a mais e as pontes de ferro ou metal.
Todas elas costumam ter o mesmo intuito que citamos anteriormente: ligar dois locais que não poderiam ser transitáveis de outra maneira.
Entretanto, você precisa contar com o auxílio de um profissional especializado na hora de inserir uma ponte em uma propriedade rural ou em uma fazenda, por exemplo. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe a matéria de hoje!

O que preciso saber antes de pensar em ter uma ponte na minha propriedade?

Os engenheiros realizam projetos que têm aspectos que para nós podiam passar despercebidos, mas que fazem toda a diferença nesse tipo de obra.

De antemão, pontes existem principalmente nas cidades, e quando falamos em pontes de concreto nos referimos mais precisamente aos viadutos construídos em cima de avenidas e ruas.
Esses são locais que necessitam dessas pontes, pois o tráfego de veículos é intenso.
Em alguns lugares elas são bastante admiradas, por terem sido projetadas de maneira diferente ou sobre um local inusitado ou ainda em uma altitude de impressionar.
Em resumo, seja por cima de um rio, de uma estrada ou em qualquer situação, sempre converse com um engenheiro antes de inserir uma ponte no seu sítio, chácara ou fazenda.
No mais, veja no próximo tópico as vantagens que as pontes de concreto oferecem em relação às demais pontes (feitas de outros materiais).
Benefícios das pontes de concreto
As vantagens serão expostas abaixo avaliando e explicando a qualidade do concreto e o porquê fazer as pontes nesse tipo de material:
• O concreto não fissura, desse modo, não há possibilidade de corrosão do aço utilizado na obra com o concreto. Assim, cria-se uma maior durabilidade e resistência. Ao contrário de uma ponte de ferro que com a chuva poderá sofrer grandes problemas;
• Pontes feitas de concreto suportam mais pesos e não sofrem com fissuras. Desse modo, nesses locais podem passar cargas pesadas. Ou seja, esse tipo de ponte é muito bom tanto em cidades e avenidas, quanto em áreas isoladas e rurais. Bem como, se você deseja fazer uma ponte em uma propriedade rural, o peso que a ponte deverá suportar precisa ser levado sempre em consideração;
• Economia no custo de utilização de concretos protendido, pois podem ser aceitos e utilizados como unidade, economizando na cofragem e centralização de grandes estruturas. Ou seja, estas estruturas são de baixo custo;
• Vigas de concreto armado possuem maiores estruturas e tem alturas suficientes para fazer uma boa ponte, com altura adequada ao seu pedido;
• Além disso, esse tipo de ponte é de fácil construção e ainda oferece emprego para as pessoas que desejam trabalhar na obra.

Cuidados Importantes

Tipos de concreto para a sua ponte

O concreto hoje em dia é, mesmo com construções metálicas, muito utilizado em obras.

Uma vez que gera a possibilidade de construir com partes de concretos e outros materiais, criando assim uma estrutura mista. Atualmente, utilizamos 3 tipos de concretos na fabricação de pontes e de outras construções, a saber:
O concreto convencional é o mais visto nas obras, pois usamos diretamente no solo ou moldamos o produto como queremos na construção.

O concreto bombeável possui as mesmas características do convencional possuindo algumas diferenças como maior fluidez para que seja possível o seu bombeamento;
Já o concreto pré-fabricado trata-se de um concreto pré-moldado com um controle rigoroso de qualidade. Oferece uma obra mais ágil e rápida, pois enquanto a obra está acontecendo, produzimos o concreto em outro ambiente.


Cuidados importantes

Um bom construtor deve estar bem atento aos cuidados para a construção dessas pontes. Sempre ressaltamos para os nossos clientes que antes de fazer uma ponte, devemos levar em consideração fatores como clima, ambiente, local onde colocaremos a ponte, entre outros.
Se você construir uma ponte de madeira sobre o rio ou ainda pior sobre o mar, a acidez do sal e a água vão danificar a sua estrutura e levá-la a possíveis desastres, por isso é necessário que o construtor esteja sempre atento às coisas à sua volta e se informe sobre com profissionais qualificados.
Assim, leve em conta alguns elementos antes de começar o seu projeto de uma ponte de concreto, como o clima, o local, mas também os tipos de concretos, o formato da ponte e também os outros materiais que você vai usar na obra.
Esse artigo sobre pontes de concreto foi feito com intuito de esclarecer alguns pontos para que você compreenda melhor sobre isso, na hora de realizar alguma obra na sua propriedade.
Quer saber mais dicas sobre construção? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos nossos posts!

×