Manilhas de Concreto

As manilhas de concreto são um dos materiais mais usados em construções de poços de saneamento básico e em estruturas de engenharia. Este tipo de instrumento tem como finalidade viabilizar a construção de grandes tubulações para a passagem de água e até mesmo de fluidos industriais.

As indústrias fabricam esses equipamentos e as empresas têm como maior objetivo produzir materiais seguros e resistentes. Assim, no dia a dia pode ocorrer a passagem de água e de afluentes pelas manilhas com segurança.

Quer saber mais sobre esse tema? Leia atentamente e descubra o que são as manilhas de concreto e quais são as suas principais funções dentro da construção civil. Confira nosso artigo na íntegra e saia dessa leitura sabendo tudo sobre o assunto!

Saiba Mais sobre o assunto

Uso, preço, para que servem

Uso de manilhas para a drenagem

Primeiramente, saiba que as manilhas de concreto são muito comuns em estruturas de engenharia e na fabricação de suportes de saneamento básico.

Bem como, em grandes construções como shoppings, gigantescos hospitais e até mesmo em prédios. Desse modo, os engenheiros criam um sistema de drenagem da água para que a estrutura não corra riscos com o passar do tempo.

Nestes casos, usam-se as manilhas para a formação da estrutura subterrânea. Por isso, estes materiais precisam ser muito resistentes e feitos para aguentar uma grande quantidade de peso sobre eles.

Ademais, as pessoas usam manilhas de concreto até mesmo para a fabricação das famosas fossas sépticas, na estruturação de redes de esgoto e em projetos de saneamento básico de uma cidade, por exemplo.

Quais são os preços deste material

Uma das grandes dúvidas a respeito desses equipamentos é o preço que eles custam. Nesse sentido, é preciso entender que não existe apenas um tipo de manilha de concreto. Ou seja, existem vários tipos e cada um possui um tamanho diferente e têm uma resistência distinta.

Em resumo, para cada tipo de construção, você deve escolher manilhas específicas e, como consequência, cada material terá um preço. Manilhas mais resistentes custam mais caro, já que a sua fabricação é muito mais trabalhosa e são necessários mais materiais para a sua confecção.

Contudo, as manilhas mais simples tendem a ser mais baratas. Porém, sempre é necessário analisar o solo e ver a real necessidade da construção. Muitas vezes, tentar economizar com as manilhas pode acabar saindo mais caro no futuro.

Entenda para que servem esses equipamentos

Sob o mesmo ponto de vista, as funções das manilhas são diversas. Portanto, é possível fazer a coleta e até mesmo o transporte dos esgotos.

Além de realizar a captação e condução de águas de chuva. Todavia, uma das suas principais funções é a coleta de esgotos industriais. Indicamos as manilhas em grandes construções e estruturas, graças à sua grande capacidade de transporte e sua resistência.

Nesse sentido, elas podem ser conectadas a partir de um sistema de ponte e bolsa. Mas sempre se faz necessário bons materiais para serem usados como aliados das manilhas.

 

Tipos e nomenclaturas das Manilhas de Concreto

Conforme comentamos acima, existem diferentes tipos de manilhas de concreto. Desse modo, cada modelo tem um nome e uma utilização específica. Veja abaixo a nomenclatura correta de cada item:

Redes de esgoto

As manilhas utilizadas para rede de esgoto são diferentes das usadas para dispensação de águas de chuvas. Assim, possuem características distintas e uma das maiores diferenças se dá nas juntas elásticas na união com outras peças. Confira abaixo os tipos desses produtos para redes de esgoto:

EA

Possui carga mínima de resistência ao rompimento de 36 kN/m a 54 kN/m. Além disso, seu diâmetro é de 200mm a 600mm e essa manilha não conta com armação na sua estrutura.

EA 2, EA 3 e EA 4

Em contrapartida, as manilhas de concreto EA 2, EA 3 e EA 4 são feitas de concreto armado em união com junta elástica.

Os tamanhos desses materiais variam entre 300mm a 2000mm e a carga mínima sofre variação de acordo com o modelo de manilha. 

Redes pluviais

Diferentemente das redes de esgoto, as redes pluviais não necessitam de determinados acessórios que existem nas manilhas para transporte de esgoto.

Afinal, não há passagem de lixo e/ou detritos nessa rede. Em síntese, ocorre apenas o transporte de água da chuva por essas manilhas. Vale a pena ressaltar que essas redes são independentes das outras redes de detritos.

As manilhas são diferentes para cada tipo de material que vai transportar. Desse modo, veja só cada tipo de manilha de concreto que existe para o transporte de água de chuva:

PS1

Primeiramente, temos o modelo PS1. Neste tipo de manilha, não há armação de concreto na sua estrutura. Ela tem carga de resistência mínima ao rompimento de 16 kN/m a 24 kN/m.

Já as suas medidas são variáveis, assim, seu diâmetro pode variar entre 200mm e 600mm.

PS2

Já as manilhas de concreto PS2 parecem-se muito com as citadas acima. Contudo, elas possuem carga mínima superior, assim, variam entre 24 e 36 kN/m.

PA 1, PA 2, PA 3 e PA 4

Todos esses modelos de manilhas são de concreto armado. Entretanto, suas cargas mínimas de ruptura e de fissura variam entre cada tipo.

Bem como, seus diâmetros são variáveis e podem chegar até os 2000mm. Em resumo, são manilhas maiores e, consequentemente, mais robustas e resistentes.

Saiba Mais sobre o assunto

Como funciona, Vantagens das manilhas

Método de inserção das manilhas na construção civil

Dessa forma, para fazer a instalação correta das manilhas, é preciso contar com o acompanhamento de um engenheiro e de um topógrafo.

Afinal, estes profissionais são responsáveis realizam uma análise do local e atestam as características do solo. Após isso, anotações são feitas e inicia-se o processo de documentação da obra. Depois da documentação e do projeto prontos, a escavação começa.

Em seguida, os profissionais preparam o terreno e as tubulações e elas são instaladas entre si. O sistema de esgoto é ligado e preparado, para que a estrutura tenha resistência e força para a realização do projeto.

Além da colocação das manilhas, é feito um sistema de inserção de argamassas e também de concreto para que não ocorram vazamentos.

Enfim, tudo deve ser feito com segurança e com muita atenção para que não ocorram problemas futuros naquele local.

As maiores vantagens das manilhas de concreto

As manilhas de concreto são muito mais vantajosas em relação aos outros tipos de manilhas.

Estima-se que uma manilha de concreto pode ter a durabilidade de até cem anos.

Além de serem muito resistente, esses dispositivos também possuem a capacidade de suportar o transporte de fluidos ácidos em seu interior.

Desse modo, a acumulação de lixo nas tubulações é muito pequena e as chances de durabilidade aumentam. Por isso, as manilhas de concreto estão entre as mais utilizadas no mercado atualmente.

Sempre compre produtos em lojas de confiança e com grande experiência no mercado.

Ademais, faça um planejamento e uma análise de quais são os melhores tamanhos de estruturas para você. Cabe ressaltar que construção civil é coisa séria.

Por isso, na hora de escolher os materiais da sua obra, fique atento(a) à finalidade de uso e à carga que ele precisa suportar. Afinal, isso é essencial para a segurança de toda a estrutura.

Gostou de saber um pouco mais sobre as manilhas de concreto? Não deixe de clicar aqui e aprender um pouco mais sobre as estacas de concreto. Curta a nossa página e compartilhe com os seus amigos para que eles possam ficar por dentro do assunto.

 

×