Estruturas Pré-Moldadas

Estruturas pré-moldadas têm como principal característica, o fato de poderem ser moldadas em locais diferentes daqueles de sua instalação. 

Assim, podem ser moldadas em fábricas especializadas ou no próprio canteiro de obras. Ou seja, os elementos podem ser moldados anteriormente e proporcionar facilidade e eficácia na construção.

Sabemos que toda construção necessita lidar com aspectos climáticos e com o tempo de duração. Então, para maior satisfação dos clientes é muito importante entender sobre estruturas pré-moldadas.

Cada vez mais utilizado e muito pedido nas empresas, essa matéria ganhando muitos admiradores. Por isso mesmo, vem sendo usada nas construções, com objetivo de facilitar a vida do construtor.

Nas construções civis, na maioria das vezes, é utilizada com o intuito de reduzir o tempo e a mão de obra na edificação. Isso porque chega no canteiro de obras pronta para instalação no local. 

Fabricação das estruturas pré-moldadas

A fabricação de estruturas pré-moldadas é feita por meio da colocação de concreto em moldes. Assim é possível ter à disposição vigas, lajes, pilares, entre outros materiais de construção.

Essa estrutura, basicamente feita de concreto pré-moldado, vem a se tornar os elementos estruturais da obra. Como são moldados sob critérios de qualidade, adquirem um grau de maior resistência.

Esse tipo de estrutura pode ser reconhecido no mercado também como pré-fabricadas. Assim, trata-se de uma ótima opção quem busca formas diferentes de construir com melhor performance. 

Outro ponto essencial da fabricação das estruturas pré-moldadas está no acompanhamento. Isso porque agentes especializados na qualidade das armações estão sempre atentos durante a produção.

Assim, todos os cálculos são realizados, bem como os protocolos de segurança e qualidade. O resultado disso é um material capaz de oferecer ótimos resultados em todo tipo de construção. 

Por fim, destaque par ao fato de que as estruturas são produzidas de acordo com os tamanhos solicitados. Ou seja, podem funcionar muito bem em qualquer situação de necessidade.

Economia

A presença das estruturas pré-moldadas no mercado ganha força também por outro motivo. Assim, a economia surge como um dos pilares para a implementação desse tipo de produto na construção. 

Aqueles que trabalham na construção civil têm se deparado vez ou outra com um grande problema: a escassez de profissionais. Assim, pedreiros, e ajudantes estão cada vez mais escassos. 

Em outro patamar, até mesmo, especialistas da construção civil estão difíceis de se encontrar. Então, contar com os pré-moldados pode ser uma forma de economizar dinheiro e ganhar tempo. 

Esse tipo de estrutura proporciona uma maior agilidade para a obra, aumentando a eficácia. Além disso, a limpeza dos canteiros resulta em economia de materiais e de mão de obra. 

Ainda, é importante lembrar que as estruturas pré-moldadas são muito procuradas pela agilidade que imprimem à obra. Isso porque sua instalação é facilitada e não há necessidade de aguardar.

Ou seja, quanto mais rápido a obra estiver concluída, menores serão os gastos. Da mesma maneira, para aquele que está construindo, o retorno poderá ser mais rápido ainda, por isso vale a dica.

Por esses e outros motivos esse produto vem ganhando espaço, pois atende aos pedidos do consumidor e satisfaz com qualidade e eficiência os seus interesses.

Presença no mercado

O uso dos pré-moldados vem ganhando espaço por proporcionar facilidade e agilidade aos canteiros de obras. Por isso, sua presença é crescente na construção civil em todas as escalas. 

O método vem revolucionando, e cada vez mais vem sendo aplicado e resolvendo muitos problemas. Com um processo de produção bem elaborado, pode ser utilizado em diversas situações. 

Atualmente os pré-moldados vêm ganhando cada vez mais espaço e sendo empregados em grandes obras. Assim, até mesmo na construção de redes de shopping, supermercados, hospitais entre outros.

Isso ocorre em razão dos benefícios da utilização desse tipo de produto no funcionamento dos canteiros de obra. Além disso, para quem tem pressa em ver a obra pronta, há muitos benefícios. 

Assim, a utilização desse tipo de produto, aliado ao método construtivo, pode ser fundamental para economia no uso de materiais. Além disso, evita-se os riscos de uma construção in loco. 

Planejamento

As estruturas pré-moldadas podem ajudar bastante na melhoria do desempenho da obra. Porém, para conseguir os melhores resultados é preciso o planejamento adequado para sua utilização.

Assim, a utilização de estruturas pré-moldadas numa obra precisa de um planejamento anterior ao projeto arquitetônico. Essencialmente, caso esta obra saia dos padrões convencionais dos barracões.

Além disso, é preciso aliar os cronogramas de andamento da obra com a produção dos pré-moldados. Assim é possível acertar diretrizes para que o produto chegue exatamente quando for necessário. 

Como é produzido fora do canteiro de obras da sua construção, o produto pode ser feito ao mesmo tempo. Assim, é preciso apenas se organizar para que ele chegue ao local da melhor maneira. 

Transporte

Para evitar que ocorra qualquer tipo de dano às estruturas, elas são transportadas por pessoal especializado. Assim evita-se que ocorram trincas, quebras e outros danos comuns em transportes.

Com isso o produto fica seguro e chega ao local pronto para ser instalado. 

 Utilização

Como se viu acima, as estruturas pré-moldadas podem ser utilizadas em diferentes tipos de obras. Assim, mesmo em pequenas construções o produto tem presença garantida e muito útil.

Assim, estruturas menores como casas podem fazer uso das estruturas tranquilamente. Da mesma maneira, elas estão presentes também em lofts, prédios, supermercados, igrejas, escolas e galpões.

Ainda, até mesmo em condomínios industriais a presença desse tipo de estrutura é possível. Essa versatilidade é um dos pontos altos do produto e faz com que ele tenha crescido tanto atualmente. 

 

Vantagens das estruturas pré-moldadas

O uso das estruturas pré-moldadas faz toda a diferença para o andamento de qualquer obra. Por isso mesmo o produto tem ganhado cada vez mais visibilidade e tem sido tão procurado.

Enumerar todas as vantagens que o produto possui seria muito difícil. Isso porque cada construtor ou proprietário pode ter experiências únicas e diferentes fazendo uso desse tudo de estrutura.

No entanto, as principais vantagens para você melhor entender a alta qualidade do material são as seguintes:

  • Uma grande durabilidade para sua construção, sem riscos;
  • Maior resistência;
  • Possuem proteção na superfície, que evita o desgaste. 
  • Tamanhos pré-definidos;
  • Diminui o custo de seguros;
  • Diminui os custos com mão de obra;
  • Propicia maior eficácia e agilidade na construção;
  • Facilidade na montagem da obra;
  • Facilidade na desmontagem;
  • Precisão dimensional;
  • Fabricação em empresas de confiança;
  • Atendimento qualificado com técnicos para estruturar o seu material;
  • Maior durabilidade também em casos de incêndio;
  • Redução de custos;
  • Prazos bem agradáveis de entrega e conclusão da construção;

Assim, são grandes as vantagens da utilização desse material. Se não bastasse, há, ainda, a confiança na execução do serviço, que tem fiscalização na fábrica, por pessoas especializadas na área. 

Assim entendendo como ocorre o processo de produção e como as estruturas são utilizadas é primordial. Assim é possível confiar mais no produto e se interessar por esse novo método inovador.

Com todos esses pontos positivos fica fácil entender como esse produto ganhou tanto espaço atualmente. Então, incluí-lo na obra pode ser uma ótima forma de começar a aproveitar os benefícios.

Quer saber mais sobre estruturas pré-moldadas? Confira também o nosso post sobre churrasqueiras de concreto.

×