Bases para caixas d’água

As bases de concreto para caixas d’água são itens fundamentais na construção de uma residência, pois uma caixa d’água precisa ser assentada em uma estrutura firme e resistente para abastecer toda a família e o concreto hoje em dia é a opção mais escolhida por quem deseja que essa estrutura dure pelo menos 30 anos.


Deseja ter respostas às perguntas mais frequentes sobre esse artefato de concreto ? Acompanhe o post e entenda por que essas bases são tão vantajosas!

Bases de Concreto para Caixa D’água

Bases de Concreto para Caixa D’água

Tudo o que você precisa saber antes da instalação

Qual a medida de base para uma caixa de 1000 l?

Antes de comprar uma base de concreto para caixa d’água você precisa saber quanto peso ela suporta e quantos litros você precisa na sua casa. Uma pessoa consome em média 150 litros por dia (em um apartamento esse número sobe para 200 litros devido a pressão da água) e em uma casa onde moram 5 pessoas, por exemplo, o ideal é que seja instalada uma caixa d’água com capacidade para armazenar cerca de 1.500 litros.

Para suportar 1000 l, ou seja, 1 tonelada, a base de concreto para caixa d’água deve ter mais de um metro e meio de altura com as medidas de base maiores que a base da própria caixa d’água e deve feita sob medida, principalmente em zonas rurais, onde as necessidades são um pouco diferentes. 

Conheça as opções: Bases para caixa d’água: como escolher

Agora, se você deseja aumentar o seu armazenamento atual, é preciso pensar quantos dias você deseja possuir de reserva de água. Para saber isso é só fazer o cálculo do número de pessoas x quantidade de dias x 150 litros/pessoa e assim achar o resultado.

Contudo, nem sempre esse mínimo é seguido. Dessa forma, em grande parte das residências o tamanho da caixa só abriga água para, no máximo, um dia.

As bases de concreto conseguem suportar até 20000 l de água, ou seja, 20 toneladas. Claro que em uma residência não há a necessidade de tanto armazenamento, mas é interessante saber que estas estruturas são incrivelmente resistentes.

Conteúdo aprofundado: Caixa d’água: De quantos litros sua casa precisa?

Custo-benefício

Como economizar espaço, tempo e eficiência na hora de instalar a sua caixa d'água

As bases de concreto para caixa d’água são as melhores no quesito custo benefício por terem vida útil maior que as outras opções, mas ao instalá-las deve-se levar em conta (ao instalar em ambientes externos, por exemplo) os fatores, como: chuva, sol, calor constante e insetos. 

 

É fundamental também instalar a caixa d’água em um local alto para a água descer com força suficiente pelos canos. É importante também que aguente o peso (lembre-se: 1000 litros = 1 tonelada). Em casas com pouco quintal, o ideal é que na construção do imóvel a laje para a instalação da caixa d’água seja pensada no desenvolvimento da construção da residência. 

 

Uma dica nesses casos é estruturar o espaço para a caixa d’água com espaço para acesso e limpeza e até mesmo a possibilidade de usar duas caixas d’água com tamanhos menores. Assim, o peso é dividido e não sobrecarrega a laje. 

 

Mas para quem quer uma estrutura exclusiva, com pé direito variável e melhor manejo, as bases de concreto para caixa d’água são as melhores opções já que elas se adaptam à realidade do seu imóvel. 

 

Assim, são ótimas opções para sítios, fazendas e obras comerciais pois possuem uma ótima durabilidade e exigem pouca mão de obra. 

 

Elas são entregues com a estrutura montada no local, sem contar a segurança na montagem e rapidez por conta desse fator.

 

Se você está procurando por este conteúdo: Como aumentar a pressão da caixa d’água?

Limpeza - Economia de Água

Dicas para limpeza da caixa d'água e economia de água

Limpeza da caixa d’água

O recomendado é que a limpeza ocorra de 6 em 6 meses.

Desse modo, com a instalação da base de concreto, mesmo que a caixa esteja em laje, dá para ter mais segurança na limpeza, pois ela suporta o peso de uma pessoa.

Veja algumas dicas de como fazer isso com praticidade e total segurança:

  • Na hora de lavar a caixa, não se esqueça de fechar o registro e retirar a tampa com cuidado;
  • Anule a bóia e deixe-a fechada, para não ocorrer nenhum acidente e ela quebre;
  • Por fim, temos uma dica extra: vede os canos para que os resíduos da limpeza não passem. Depois, é só limpar da forma que lhe for mais conveniente e pronto!

 

Conteúdo aprofundado: Dicas de cuidados e limpeza com sua caixa d’água

Dicas para consumir água com mais consciência

Agora que você já sabe tudo sobre as bases de concreto para caixas d’água e sobre as caixas em si, entenda como consumir água de forma mais consciente com a sua família:

  • Sempre que for lavar louça, escovar dentes e ensaboar a louça, feche as torneiras;
  • Bem como, sempre lave roupas e use lava-louças no seu nível máximo. Assim, você evita ligar esses eletrodomésticos apenas para limpar poucos itens;
  • Mantenha a sua caixa d’água sempre limpa e em boas condições de uso. Desse modo, evitará desperdícios e até mesmo vazamentos na sua residência;
  • Nesse sentido, sempre confira torneiras e dispositivos de água da sua casa. Para se ter uma ideia, um furo de míseros 2 milímetros pode desperdiçar mais de 3.000 litros de água por dia! Ou seja, invista em observação e itens de boa qualidade na sua casa sempre, combinado?



Se você ficou interessado e está em busca de uma empresa profissional instale bases de concreto para caixas d’água, a Concrenorte fabrica bases de concreto para caixas d’água.

Entre em contato e faça um orçamento conosco através do número de WhatsApp, clicando aqui.

×