Bases para caixas d’água

As bases de concreto para caixas d’água são itens fundamentais na construção de uma residência. Afinal, todos sabemos a importância de ter uma caixa d’água com grande capacidade em casa.

Ou, pelo menos, investir em um dispositivo para atender à demanda do dia a dia da família que ali habita.


Quando se pensa em base para caixa d’água, é fácil vir na memória aquelas vigas de madeira sustentadas com uma pequena base de cimento, certo? Entretanto, saiba que esse método está ultrapassado e não é mais recomendado.


Nesse sentido, a madeira deteriora muito com o tempo. Assim, quando pensamos em uma base para uma caixa d’água, essa deterioração pode acarretar prejuízos altíssimos que só se solucionarão na troca completa da base.


Por isso, cada vez mais as bases de concreto para caixas d’água ganham espaço nos lares brasileiros, bem como, são as melhores opções para qualquer construção atualmente.


Deseja saber mais sobre o assunto? Acompanhe o post e entenda por que essas bases são muito mais vantajosas!

Você pode se interessar: Como calcular o peso ideal da caixa d’água para sua base de concreto.

Bases de Concreto para Caixa D’água

Bases de Concreto para Caixa D’água

Primeiro entenda o que você precisa saber antes da instalação

Atualmente, os materiais e itens de construção visam, de modo geral, otimizar espaço e facilitar a vida das pessoas. Por isso, vale a pena fazer um estudo e conversar com profissionais antes de investir em produtos para evitar problemas no futuro.

Nesse sentido, depois da construção e da casa pronta, ninguém quer ter dor de cabeça em ter que destelhar alguma parte por conta de problemas com a caixa d’água, não é mesmo?

Desse modo, é importante conhecer quais os tipos de materiais disponíveis no mercado e planejar onde será feita a instalação da caixa d’água para poder deixar tudo preparado e assim otimizar tempo.

Por isso, ressaltamos que é importante que você tenha conhecimento sobre o tamanho da caixa d’água que deseja instalar. Além disso, se você chegou à conclusão que vale a pena investir em um segundo reservatório de água na sua residência, precisa ter ainda mais atenção aos itens de compra e ao processo de instalação.

Dicas para ter uma noção sobre o seu reservatório de água

As pessoas estão interessadas em saber o quanto de água as casas e edifícios podem armazenar, ou seja, por quantos dias dura a água que está na caixa.

 

Existe uma tabela de referência que dá a estimativa de consumo diário por pessoa, que é usada na construção civil, vejamos:

  • Morando numa casa, uma pessoa consome em média 150 litros por dia;
  • Morando num apartamento, uma pessoa consome 200 litros por dia, isso ocorre porque, como a pressão da água tem que ser maior, se consome mais água em apartamentos.

Outra referência padrão é a de que cada família deveria ter água na caixa por pelo menos dois dias. Ou seja, para uma casa com cinco pessoas, uma caixa d’água necessita de uma capacidade para armazenar cerca de 1.500 litros.

Portanto, supondo que você mora em uma casa com uma família de quatro pessoas seria necessário uma média de 600 litros de água por dia.

Agora, se você deseja aumentar o seu armazenamento atual, é preciso pensar quantos dias você deseja possuir de reserva de água. Para saber isso é só fazer o cálculo do número de pessoas x quantidade de dias x 150 litros/pessoa e assim achar o resultado.

Contudo, nem sempre esse mínimo é seguido. Dessa forma, em grande parte das residências o tamanho da caixa só abriga água para, no máximo, um dia.

Entretanto, isso é muito ruim, principalmente se pensarmos nas constantes manutenções das empresas de abastecimento de água, onde os cortes temporários são cada vez mais frequentes.

Vantagens de investir em bases de concreto para caixas d’água

Ao passo que você sabe mais sobre as caixas d’água e sua importância, entenda melhor o processo de instalação desses itens nas residências.

Como já pincelado anteriormente, as bases de concreto para caixas d’água são as mais indicadas para a instalação da sua caixa d’água.

Você pode se interessar: Conheça as vantagens das bases de concreto para caixa d´água

 

Custo-benefício

Como economizar espaço, tempo e eficiência na hora de instalar a sua caixa d’água

Isso ocorre porque é a melhor no quesito custo-benefício. Enquanto outras bases necessitam de constantes manutenções, a de concreto tende a se manter intacta mesmo com o decorrer dos anos.

Nesse sentido, se você for instalar uma caixa d’água em ambiente externo, considere fatores como chuva, sol, calor constante e insetos. Afinal, isso pode afetar diretamente a durabilidade do item. No caso da instalação de base de concreto, ela nunca será danificada com facilidade.

Você pode se interessar: Atenção: Principais cuidados para instalação da caixa d’água

Em contrapartida, nas bases de madeira e cimento, a deterioração ocorre com grande facilidade e volta e meia surgem dores de cabeça na residência.

Desse modo, existe desconforto de ver a base rachando, nos casos de bases de cimento. Bem como, há muitos transtornos com as bases de madeira, principalmente em períodos chuvosos.

Além disso, as bases de concreto podem suportar cerca de 20 toneladas, o que corresponde a vinte mil litros de água. Obviamente que, em uma residência, não há necessidade desse tipo de armaze

através do número de WhatsApp, clicando aqui.

Otimização de espaço 

Sob o mesmo ponto de vista, existe a questão da economia do espaço. Bases de concreto não precisam de grandes estruturas para se sustentarem. Claro que quem definirá como ela será construída será um profissional competente para isso para que não ocorra nenhum acidente.

Nesse sentido, até mesmo dentro das casas é possível instalar esse tipo de base, sendo inclusive, ainda mais seguro, pois ela oferecerá suporte para as manutenções da caixa d’água futuramente.

Dessa forma, não escolha a sua base de caixa d’água pensando apenas no agora. Pois focar no longo prazo é sempre a melhor escolha.

Bom, com todas essas informações definidas, chegou a hora de pensar na instalação. Como ter mais economia de espaço e tempo de instalação? A resposta é muito simples: bases de concreto para caixas d’água! Saiba mais sobre a instalação agora!

Como economizar espaço, tempo e eficiência na hora de instalar a sua caixa d’água?

Como economizar espaço, tempo e eficiência na hora de instalar a sua caixa d’água

É fundamental instalar a caixa d’água em um local alto para a água descer com força suficiente pelos canos. É importante também que aguente o peso (lembre-se: 1000 litros = 1 tonelada).

Geralmente, a instalação é feita em cima de lajes sob telhados, porém, nos casos em que será feita a adaptação de uma segunda caixa reserva, o peso poderá ser muito elevado e a recomendação é pensar em uma estrutura mais qualificada.

Como já mencionamos acima, as bases de concreto para caixas d’água são uma excelente alternativa, pois elas são fáceis de montar e possuem um pé direito variável.

Nesse sentido, se adaptam à realidade do seu imóvel. Assim, são ótimas opções para sítios, fazendas e obras comerciais.

Além disso, possuem uma ótima durabilidade e exigem pouca mão de obra, pois são entregues com a estrutura montada no local, sem contar a segurança na montagem e rapidez por conta desse fator.

Limpeza da caixa d’água

Cá entre nós, você sabe quando precisa limpar sua caixa d’água? Uma dúvida recorrente é a respeito da limpeza da caixa. O recomendado é que a limpeza ocorra de 6 em 6 meses.

Desse modo, com a instalação da base de concreto, mesmo que a caixa esteja em laje, dá para ter mais segurança na limpeza, pois ela suporta o peso de uma pessoa.

Veja algumas dicas de como fazer isso com praticidade e total segurança:

  • Na hora de lavar a caixa, não se esqueça de fechar o registro e retirar a tampa com cuidado;
  • Anule a bóia e deixe-a fechada, para não ocorrer nenhum acidente e ela quebre;
  • Por fim, temos uma dica extra: vede os canos para que os resíduos da limpeza não passem. Depois, é só limpar da forma que lhe for mais conveniente e pronto!

Dicas para consumir água com mais consciência

Agora que você já sabe tudo sobre as bases de concreto para caixas d’água e sobre as caixas em si, entenda como consumir água de forma mais consciente com a sua família:

  • Sempre que for lavar louça, escovar dentes e ensaboar a louça, feche as torneiras;
  • Bem como, sempre lave roupas e use a lava-louças no seu nível máximo. Assim, você evita ligar esses eletrodomésticos apenas para limpar poucos itens;
  • Mantenha a sua caixa d’água sempre limpa e em boas condições de uso. Desse modo, evitará desperdícios e até mesmo vazamentos na sua residência;
  • Nesse sentido, sempre confira torneiras e dispositivos de água da sua casa. Para se ter uma ideia, um furo de míseros 2 milímetros pode desperdiçar mais de 3.000 litros de água por dia! Ou seja, invista em observação e itens de boa qualidade na sua casa sempre, combinado?

Se você ficou interessado e está em busca de uma empresa profissional instale bases de concreto para caixas d’água, a Concrenorte fabrica bases de concreto para caixas d’água.

Entre em contato e faça um orçamento conosco através do número de WhatsApp, clicando aqui.

×