Estamos vivendo no Brasil uma crise hídrica. Com a falta de água a opção de muitos é recorrer à instalação de mais caixas d’água para aumentar a reserva de consumo. Porém, é preciso atentar para a utilização das bases de concreto para caixas d’água.

As construções mais antigas possuem a instalação das caixas d’água nos telhados. E com a atual necessidade de possuirmos mais de uma em casa, é preciso ter atenção com relação à estrutura.

As opções que visam otimizar espaço e facilitar a vida das pessoas são inúmeras, e vale fazer um estudo antes de investir pra evitar problemas no futuro com possíveis dores de cabeça

Bases de Concreto para Caixa D’água – primeiro entenda o que você precisa saber antes da instalação

Se você chegou à conclusão que valerá a pena investir em um segundo reservatório de água na sua casa, antes de dar o start na compra dos materiais e efetivamente fazer a instalação, é importante tomar alguns cuidados.

É importante conhecer quais os tipos de material disponíveis no mercado e planejar onde será feita a instalação para poder deixar tudo preparado e assim otimizar tempo!

Nesse sentido, é importante que você tenha conhecimento sobre o tamanho da caixa d’água que será instalada.

As pessoas estão interessadas em saber quanto de água as casas e edifícios podem armazenar, ou seja, por quantos dias dura a água que está na caixa.

Existe uma tabela de referência que dá a estimativa de consumo diário por pessoa, que é usada na construção civil.

• Morando numa casa, uma pessoa consome em média 150l/dia.

• Morando num apartamento, uma pessoa consome 200l/dia, isso porque como a pressão de água é maior, se consome mais em apartamento.

Outra referência-padrão é que cada família deveria ter água na caixa para pelo menos dois dias, ou seja, para uma casa com cinco pessoas, uma caixa d’água deverá ser de 1.500 litros.

Portanto, supondo que você mora em uma casa, com uma família de quatro pessoas, seria necessário uma média de 600l de água por dia.

Agora, se você deseja aumentar a sua reserva atual, é preciso pensar quantos dias você deseja de reserva de água. Para isso é só fazer o cálculo de número de pessoas x quantos dias x 150l/pessoa e assim achar o resultado.

Porém, nem sempre esse mínimo é seguido e em grande parte das residências o tamanho da caixa só abriga água para no máximo um dia.

Bom, com todas essas informações definidas, chegou a hora de pensar na instalação. Como ter mais economia de espaço e tempo de instalação? A resposta é muito simples – bases de concreto para caixa d’água!

Como economizar espaço, tempo e eficiência na hora de instalar a sua caixa d’água

suporte-de-caixa-dagua-o-grupo-concrenorte

É fundamental que a caixa d´água seja instalada em um local alto para a água descer com força suficiente pelos canos. É importante também que aguente o peso (lembre-se: 1000l = 1 tonelada).

Geralmente a instalação é feita em cima de lajes sob telhados, porém, nos casos que será feita a adaptação de uma segunda caixa reserva, o peso seria muito elevado, e a recomendação é pensar em uma estrutura mais qualificada.

As bases de concreto para caixa d’água são uma excelente alternativa, pois além de comportarem volumes de até 20.000 Lt elas são fáceis de montar e possuem um pé direito variável. Nesse sentido, se adaptam a realidade do seu imóvel. São ótimas opções para sítios, fazendas e obras comerciais.

Além disso, possuem um ótimo custo x benefício e exigem pouca mão de obra, pois são entregues com a estrutura montada no local, sem contar a segurança na montagem e rapidez por conta desse fator.

Se você ficou interessado e está em busca de uma empresa profissional que faça esse serviço, a Concrenorte fabrica bases de concreto para caixas d´água entre em contato!