Bases para caixa d’água: como escolher?

As bases para caixa d’água são importantes para garantir que o dispositivo permaneça seguro e firme em cima da casa.

Nesse sentido, na hora de escolher a base desse item, você poderá escolher entre vários materiais. Assim, o importante é levar em conta o peso da caixa d’água e o quanto o material escolhido consegue suportar.

Geralmente, a caixa d’água fica no alto da casa e a base é recomendada como forma de segurança para garantir que a laje da casa permaneça intacta.

Desse modo, pense que uma caixa de 500 litros quando cheia, pesa em torno de 600 kg, se incluirmos a movimentação da água. Esse valor equivale a mais de meia tonelada. Então, sua base precisa suportar minimamente esse peso para não desabar.

Com o intuito de te ajudar a escolher qual seria a melhor opção de bases para caixa d’água, escrevemos um post totalmente voltado para o tema.

Portanto, vamos mostrar as principais opções de bases para caixa d’água disponíveis no mercado brasileiro, bem como, suas vantagens e desvantagens. Confira a matéria na íntegra abaixo e tenha uma excelente leitura!

bases para caixa d’água

Principais bases para caixa d’água do mercado nacional

Atualmente, existem 3 opções de bases para caixa d’água, a saber a de ferro, de madeira e a de concreto. Conheça melhor cada uma delas agora!

Base para caixa d’água de ferro

A estrutura é bastante resistente e suporta bem o peso, no entanto, exige maior manutenção. Isso porque o ferro fica exposto às chuvas, ao sol e a qualquer outra mudança de clima.

Ademais, quando feito em cima da casa ou protegido contra as adversidades climáticas, fica exposto a umidade natural e pode vir a enferrujar mesmo que leve um tempo maior para que isso aconteça.

Sob o mesmo ponto de vista, com o tempo pode acabar enferrujando – e se exposta externamente, as chances de isso acontecer são ainda mais altas – e toda a estrutura precisa ser trocada, havendo o risco da caixa d’água desabar caso isso não seja feito.

Isso significa dizer que a base de ferro pode ser sim uma boa opção, mas se pensarmos apenas a curto prazo. A longo prazo, podem haver maiores gastos com essa reforma ou troca da base para evitar acidentes. Em resumo, não se trata de uma boa escolha

Você também pode se interessar: Bases para caixa d’água: como escolher? 

Base para caixa d’água de madeira

Já a base de madeira pode ser útil para casas menores e que precisam de uma estrutura que possa ser colocada em cima da laje.

Nesse caso, a madeira precisa ser resistente, para suportar bem o peso da caixa d’água. Assim, indicamos esse tipo de material para servir como base, para quem deseja ter apenas uma caixa em casa e de peso menor, como até 310 litros.

Para que a base fique mais tempo preservada, é interessante que essa estrutura seja feita por baixo do telhado ou que receba alguma proteção. Isso porque a madeira tende a apodrecer quando exposta às chuvas e a umidade.

Outra desvantagem é que a base de madeira pode exigir manutenção constante, para troca da base, principalmente se estiver em um local muito úmido. É uma opção barata que pode acabar saindo cara no futuro, principalmente porque a madeira pede mais manutenção do que o ferro, por exemplo.

Base para caixa d’água de concreto

Por fim, temos a base de concreto, que consideramos a mais indicada para as caixas d’água. Ela é feita de concreto e pode ficar exposta às variações climáticas sem sofrer com ferrugem ou apodrecimento.

Desse modo, o material principal é o concreto e essas bases para caixa d’água são interessantes para quem deseja apostar em reservatórios de água maiores. Assim sendo, você pode até mesmo investir em um reservatório que suporte até 20 mil litros de água.

Ademais, o custo é também menor em relação aos outros materiais, principalmente se pensarmos no longo prazo. A base de concreto exige pouca ou nenhuma manutenção e você poderá instalar uma em sua obra com pouca mão-de-obra e em pouquíssimo tempo.

A segurança também é maior nesse tipo de material. Isso porque, uma base de ferro ou de madeira pode estar com problemas e se você não perceber isso a tempo corre o risco de lidar com a queda do reservatório de água.

Vale ressaltar que, a base de concreto também ocupa pouco espaço. Desse modo, você pode instalar a sua caixa d’água tanto no chão, quanto na parte de cima da sua construção.

Isso dependerá do tamanho da caixa d’água escolhida e do da quantidade de peso que a laje de sua residência suporta.

Afinal, quais são as melhores bases para caixa d’água?

Conforme pudemos ver acima, dentre as bases para caixa d’água mais encontradas no país, a de concreto é, sem dúvidas, a mais indicada.

Esse material é muito mais resistente que os demais. Bem como, não exige manutenções constantes e também possui fácil instalação.

Sempre comentamos em nosso site que ao escolher itens, materiais e produtos de obra, é importante sempre pensar a longo prazo.

Dessa forma, invista em bases de concreto para a sua caixa d’água e garanta mais segurança e economia para você e para a sua família!

Nós da Concrenorte nos preocupamos com você. Caso ainda tenha alguma dúvida quanto à escolha de bases para a caixa d’água, nos procure e se informe melhor sobre esse importante item da sua construção!

Outras Publicações

×