Entenda a diferença entre cerâmica e porcelanato

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

 

Entenda a diferença entre cerâmica e porcelanato

Existe diferença entre cerâmica e porcelanato e quem deseja realizar uma obra, deve ficar atento(a) a isso.

Nesse sentido, sabemos que construir ou reformar são tarefas muito prazerosas, mas só depois de prontas. Afinal, envolvem muito trabalho, sujeira e uma série de decisões que têm de ser tomadas para garantir um bom resultado e que realmente se adeque ao gosto dos habitantes ou ocupantes (em casos de instalações comerciais). Bem como, os ambientes precisam ser funcionais e confortáveis.

Além disso, é necessário levar em conta o tipo de decoração que o ambiente pede, pois realizar o acabamento de uma cozinha é diferente de fazer o acabamento de uma sala ou um quarto.

Dessa forma, os ambientes são diferenciados e isso exige o emprego de materiais adequados para as suas finalidades. Ademais, quando falamos de revestimentos que vamos usar no acabamento de cada cômodo, as dúvidas são muitas.

[ Leia também: 7 Canais do YouTube com dicas de construção e reforma para você se inspirar]

Dentre essas dúvidas, uma das que mais causa confusão e que você deve pensar bem, devido ao alto custo que envolve, reside na diferença entre cerâmica e porcelanato. Apesar de serem materiais com estéticas similares, há inúmeras particularidades que os distinguem um do outro. Para acabar com suas dúvidas de uma vez por todas, na sequência vamos explorar a diferença entre cerâmica e porcelanato. Vamos lá?

Matéria-prima e processo de fabricação

 diferença entre cerâmica e porcelanato

A principal diferença entre cerâmica e porcelanato se deve ao seu processo de fabricação e nos materiais que compõem esses produtos. 

Nesse sentido, a cerâmica tem em sua composição uma grande quantidade de argila acrescida de outros minerais. Sua queima geralmente é realizada a 1.150 °C, o que lhe confere maior porosidade e maior absorção de água (apesar de haver tipos de cerâmica específicos para uso em áreas molhadas).

Por sua vez, o porcelanato é produzido predominantemente a partir, como o próprio nome já diz, da porcelana, que apesar de também ser proveniente da argila, passa por processos mais elaborados como a vitrificação.

Desse modo, trata-se de um material de natureza mais nobre. O processo de fabricação deste tipo de revestimento é feito pela queima em temperaturas mais elevadas, em torno de 1.200 °C, o que lhe confere menos porosidade e maior resistência à absorção de água.

Diferença entre cerâmica e porcelanato

Antes de mais nada, você já sabe que existe diferença entre cerâmica e porcelanato, todavia, você sabe citar essas distinções?

Nesse sentido, veja abaixo as 7 diferenças entre esses pisos. Confira!

Estética

Primeiramente, a diferença entre cerâmica e porcelanato reside na aparência que possuem. É consenso entre arquitetos e decoradores que a porcelana possui um efeito estético mais interessante em relação à porcelana, uma vez que, com ela é possível obter resultados mais simpáticos devido aos diversos tipos de acabamentos que podem ter, em especial aqueles mais rústicos.

No entanto, não existe uma regra em termos de estética, pois tudo vai depender das características do tipo de revestimento, do ambiente de sua aplicação e mesmo da forma em que vamos assentar o piso.

Nesse sentido, o rejunte, a cera, o padrão da peça e o tamanho também influenciam no resultado final.

Durabilidade

Sob o mesmo ponto de vista, vale frisar que a resistência do material é determinada pelo tipo de aplicação que recebe e o tipo de ambiente em que instalaremos o piso.

No entanto, quando levamos em conta a diferença entre cerâmica e porcelanato em termos de resistência, a balança tende para este último.

Desse modo, conforme dissemos anteriormente, o porcelanato é mais resistente que a cerâmica pois ele é bem menos poroso. Assim, podemos usá-lo tranquilidade em áreas molhadas e com intenso tráfego de pessoas. Já a cerâmica é menos resistente graças à porosidade que apresenta em sua superfície. 

Versatilidade

Apesar de existirem diferenças entre cerâmica e porcelanato em termos de versatilidade, não podemos indicar qual das opções é melhor, uma vez que isso reduziria muito as características e benefícios de cada um.

Nesse sentido, existem diversos tipos de cerâmicas e porcelanatos. Como exemplo do primeiro tipo, podemos citar a cerâmica esmaltada, que possui um belo efeito estético, a monoporosa e as pastilhas, todas com utilização recomendada para fachadas e áreas molhadas.

Em contrapartida, em termos de porcelanato existem o esmaltado, de fácil limpeza, o polido, com efeito brilhante, e o natural, bastante resistente à abrasão e produtos químicos.

Dessa forma, depois de tudo o que foi dito, podemos afirmar, que apesar de existir diferença entre cerâmica e porcelanato, você precisa avaliar o local da obra e o que você espera da construção antes de optar pelo tipo de piso.

Recomendamos que você converse com pessoas que tenham ambos os pisos em casa para fazer uma boa escolha.

Conforto

Além disso, acreditamos que o porcelanato ganha em muito da cerâmica quando o assunto é conforto térmico. Afinal, em um país tropical, nada como ter uma casa fresquinha e arejada, não é mesmo?

Todavia, também podemos usar esse piso em locais frios. Uma vez que eles garantem muita elegância e charme aos ambientes. 

Contudo, se você vive em um local frio, coloque alguns tapetes e mantenha as cortinas fechadas durante o inverno, combinado?

Sensação de amplitude

Sob o mesmo ponto de vista, o porcelanato possui uma grande vantagem em relação à cerâmica: a sensação de amplitude.

Nesse sentido, percebemos que ao instalar esse piso de maneira alinhada, ganhamos uma sensação de espaços maiores e mais amplos.

Entretanto, se você os instalar na diagonal, terá o resultado inverso. Ou seja, a impressão será a de cômodos menores e mais aconchegantes.

Limpeza super prática

Conforme já comentamos anteriormente, o porcelanato é super prático e sua limpeza também. Desse modo, apenas um pano com água e algum produto leve são suficientes para você fazer a sua limpeza de piso.

Em resumo, essa é uma ótima opção de piso para quem tem uma vida corrida e cheia de afazeres. Ah! Diferentemente da cerâmica, o porcelanato não mancha com facilidade.

Nesse sentido, você não vai precisar fazer faxinas semanais ou lutar contra manchas no seu piso.

Economia

Atualmente, existem porcelanatos de vários modelos, tipos, cores e preços. Portanto, se você acha que a cerâmica é a melhor opção de piso para casa, reflita bem sobre os benefícios do porcelanato!

Afinal, após ver tantas vantagens nesse produto, que tal passar na Concrenorte e fazer um orçamento para a sua obra ou reforma? 

Quer saber mais sobre a diferença entre cerâmica e porcelanato ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e converse com um vendedor!

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte

×