Saiba como funciona um leilão de gado

O leilão de gado é um dos modelos de negociação de animais de corte e leite envolvendo produtores dispostos a comprar e vender.

Trata-se de uma prática bastante comum, que tem adesão de muitos produtores. Para aqueles que vendem, é uma forma de obter os melhores preços pelo produto. Para os que compram, é a oportunidade de otimizar tempo e dinheiro na busca por novos animais.

Normalmente, o leilão de gado é realizado em uma fazenda. Os vendedores da região levam a “mercadoria” até lá, fazem a exposição e colocam as peças em leilão.

Embora haja quem defenda que o leilão é uma alternativa menos vantajosa que a negociação direta entre vendedor e comprador, na qual o segundo pode fazer uma inspeção mais completa do gado, para os produtores é uma forma de vender com maior facilidade, já que a exposição é feita para vários compradores simultaneamente. Por haver uma concorrência entre os compradores, a tendência natural é de que os negócios feitos sejam mais satisfatórios. Quem participa como vendedor garante que os preços obtidos são melhores que numa negociação particular.

[ Veja também: Leilão de gado: como ser um bom negociador ]

Engana-se, no entanto, quem acredita que é só entre os compradores que acontece a concorrência. Há também, num leilão de gado, a concorrência entre os vendedores. Nesse caso, levam vantagem aqueles que expõem os melhores animais.

Ganha também o fazendeiro que programa leilões, pois fica com um percentual sobre cada transação realizada no evento. Essa remuneração é dividida entre comprador e vendedor.

Como é o leilão de gado

O leilão de gado é como qualquer outro programa de leilões. Um animal é exposto com um lance mínimo e os participantes podem dar lances pelo mesmo. Aquele que fizer o último lance, superior aos demais, adquire o animal. O pagamento é feito à vista.

O início do leilão é anunciado pelo berrante. O leiloeiro começa o procedimento e as recepcionistas, chamadas pisteiras, circulam entre os participantes recolhendo os lances e passando para o leiloeiro.

O que difere o leilão de gado de um programa de leilões comum é o ambiente, que, na verdade, em nada lembra um leilão tradicional. Embora tudo seja sério e profissional, o clima é de evento. Os participantes são recebidos com muita comida e muita bebida, principalmente pinga e cerveja, que não podem faltar quando se reúne um grupo de fazendeiros. No cardápio, muito churrasco (como não poderia ser diferente), mandioca cozida, salada, arroz, o sempre delicioso tutu de feijão e outros pratos.

Além de servir como oportunidade de confraternização e ser um dia alegre, onde negócios e lazer se misturam sem qualquer problema, o leilão de gado é uma excelente ocasião para prospectar novos parceiros comerciais e ampliar as oportunidades de negócios futuras.

Leilões eletrônicos

Assim como em outros segmentos econômicos, os leilões eletrônicos já são uma realidade na pecuária. Sem o glamour dos leilões convencionais, os leilões eletrônicos esbanjam oportunidades para vendedores e compradores, eficiência e profissionalismo.

Esses leilões são feitos através de sites. O Canal Rural lançou em maio de 2014 o Leilão Certificado. Trata-se de um sistema inspirado na iniciativa de Uruguai e Estados Unidos, onde o modelo já está consolidado.

A principal vantagem dos leilões eletrônicos é a capacidade de se expor simultaneamente dezenas de milhares de animais, congregando milhares de vendedores e compradores cadastrados.

Além disso, o leilão eletrônico dispensa o custo com deslocamento dos animais. Cada lote de gado é inspecionado e revisado por um especialista, que detalha as características de cada lote, que estarão presentes no sistema – informações essas que estarão acompanhadas de vídeos, tudo com muita transparência, informação e profissionalismo.

Os horários para os leilões são pré-determinados e os compradores podem se programar antecipadamente, de acordo com o tipo de animal que deseja adquirir.

No programa de leilões da Bolsa Brasileira de Mercadorias, mais voltada para intermediar negociações entre produtores e frigoríficos, uma vez fechada a negociação o frigorífico efetua um pagamento de 90% do valor da compra. O produtor prepara os animais com a documentação legal exigida e envia ao frigorífico. Caso o lote apresente peso menor que o informado no leilão, a BBM efetua o pagamento ao produtor do valor correspondente ao peso de abate e devolve a diferença ao frigorífico.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte