3 livros sobre manejo de gado que você deve ler

3 livros sobre manejo de gado que você deve ler

A pecuária é uma das atividades mais importantes para a manutenção de bons índices para a economia brasileira.

Para se ter ideia, em 2015 somente a cadeia produtiva do gado de corte apresentou movimentação superior a R$ 188 bilhões, mais que o dobro da cadeia de soja, grão considerado um dos mais importantes para a agricultura brasileira.

Se esses números por um lado impressionam, por outro mostram que é necessário se atentar cada vez mais ao manejo do gado, pois o grande desafio é confirmar em um espaço limitado a maior quantidade de cabeças possíveis, sem perder em qualidade de vida e saúde no animal.

Devido à importância da pecuária, existem diversos estudos voltados à otimização e melhores práticas na atividade. Neste artigo, apontaremos 3 livros que produtores, professores, profissionais e mesmo alunos devem ler – afinal, se tratam de referências básicas em manejo de gado. Vamos a eles.

Manejo de gado - Concrenorte Pré-Moldados

1. Produção e manejo de bovinos de corte (KCM Editora, 2015, disponível online gratuitamente)

Resultado de uma parceria estabelecida entre a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), com apoio do Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte (Fabov); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campi Rondonópolis, Sinop e Barra do Garças; Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) campi Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra; e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Confresa, a pesquisa foi conduzida entre os anos de 2012 e 2014, e o livro aborda todo o sistema de produção de gado de corte, da preparação do pasto às melhores práticas em todas as etapas do sistema produtivo.

Assim, o primeiro capítulo é dedicado à adubação de pastagens; o segundo aos sistemas de produção integrado (lavoura-pecuária-floresta); o terceiro aborda o melhoramento genético da raça; o quarto se dedica à instalação e bem-estar do animal; o quinto ao manejo básico na fase de cria; o sexto à terminação dos bovinos de corte; o sétimo ao manejo pré-abate; e por fim, o oitavo e último capítulo se dedica à sustentabilidade na bovinocultura de corte.

Além de todos esses conteúdos bastante completos e relevantes, um ponto de destaque do livro fica por conta do uso de dados relevantes da economia, genética, sistemas de produção locais e clima, dando maior embasamento às orientações.

Manejo de gado - Concrenorte Pré-Moldados

2. Bovinocultura leiteira – informações técnicas e de gestão (Sebrae ES, 2012, disponível online gratuitamente)

Apesar de não ser um livro tão atual e concentrar vários de seus artigos para as especificidades de clima e solo do estado do Espírito Santo, é um livro obrigatório para o pequeno produtor leiteiro.

Em seus 188 capítulos distribuídos em mais de 300 páginas, o leitor encontrará informações das mais diversas relativas ao gado de leite, incluindo (mas não se limitando a) forragem, sistemas de produção de leite, higiene durante a ordenha, doenças transmissíveis na reprodução de bovinos, manejo sanitário, SILA (Síndrome do Leite Anormal), melhoramento genético de bovinos leiteiros e diversos tópicos em administração da atividade de produção leiteira, como administração da empresa, avaliação para medição dos custos de produção e indicadores de avaliação do desempenho zootécnico de bovinos leiteiros.

Assim, o livro oferece um roteiro completo para o pequeno produtor, indo desde o preparo do pasto, passando pela reprodução, genética e higiene na ordenha e chegando aos tópicos de administração do negócio.

Manejo de gado - Concrenorte Pré-Moldados

3. Boas práticas agropecuárias – gado de corte (Embrapa Gado de Corte, 2011, disponível online e gratuitamente)

Como o gado de corte é um setor-chave da economia, não poderíamos deixar de inserir mais um livro sobre o assunto em nossa lista, e desta vez trata-se de uma obra produzida por uma instituição referência no assunto.
Na verdade, trata-se de manual de orientações, e justamente por isso é um material acessível que o produtor pode ter sempre em mãos para buscar orientações quando achar necessário buscar alguma orientação ou tirar dúvidas.

Em suas pouco mais de 70 páginas, são abordados diversos assuntos de extremo interesse para o produtor. Além dos assuntos característicos da produção de gado de corte, como manejo pré-abate e de pastagens, controle sanitário, gestão ambiental, bem-estar animal e suplementação alimentar, são abordados outros tópicos de enorme importância e sobre os quais pouco se fala, a exemplo da gestão de propriedade, função social do imóvel rural e gestão de recursos humanos.

Além disso, este manual possui orientações relativas ao transporte de animais vivos suscetíveis à febre aftosa nos diferentes estados brasileiros.

Viu como é simples entender mais livros sobre manejo de gado que você deve ler? Não deixe de [clicar  aprender mais 7 cuidados que você deve ter ao optar pelo manejo racional para o gado de corte]. Curta a nossa página e compartilhe com os seus amigos para que eles possam ficar por dentro do assunto.

 

Outras Publicações

×