Dicas de cuidados e limpeza com sua caixa d’água

A caixa d’água é um item de extrema importância nas casas e sobrados, não apenas porque ela armazena a água que será consumida pelos moradores, mas também porque dela depende a saúde das pessoas que moram ali.

Por isso, é importante não só manter a caixa d’água sempre limpa como também tomar cuidado para que ela esteja bem conservada. Mas, você sabe como fazer isso?

Se sua resposta foi não, fique tranquilo. Preparamos um texto com tudo o que você precisa saber para deixar sua caixa d’água sempre limpa e bem conservada. Confira.

Como limpar a caixa d’água corretamente

Para realizar a limpeza da caixa d’água corretamente é preciso, inicialmente, fechar o registro de água. Use parte da água que está em sua caixa e armazene outra quantidade para uso doméstico. Mantenha a caixa com um palmo de água. Essa reserva será utilizada para a higienização.

Em seguida, feche o registro de saída, para evitar que água ou os resíduos da limpeza cheguem até a tubulação e contaminem os pontos de saída quando o processo terminar.

Com um pano e esponja limpe o fundo e as paredes internas da caixa d’água. Caso seja necessário, você pode usar também uma escova de cerdas de fibra vegetal ou cerdas plásticas. Nunca use uma vassoura, detergentes ou sabão enquanto estiver limpando sua caixa d’água. Isso pode contaminar a água armazenada.

Terminada a limpeza, descarte a água suja pela tubulação de limpeza e, se for necessário, use uma parte da água que você armazenou na caixa para limpar as paredes e o fundo do reservatório.

Jamais descarte essa água suja pela tubulação de saída. Os resíduos que se originam da limpeza podem ficar presos nessa região e contaminar sua água, incluindo a que você utiliza para tomar banho.

Caso, depois de todo esse processo, você verificar que ainda há água suja na caixa d’água, retire-a com um pano, esponja ou balde. Depois que descartar toda essa água, feche o registro de limpeza.

Agora, é preciso desinfetar a caixa d’água, para evitar contaminações. Aqui, abra o registro de entrada e deixe entrar cerca de um palmo de água, para depois fechar esse registro.

Coloque meio litro de água sanitária para cada meio litro de água e deixe a mistura em repouso por duas horas. A cada 30 minutos passe essa solução nas paredes internas e na tampa da caixa.

Depois desse tempo, abra o registro de saída, torneiras e descargas, para que essa água com a água sanitária saia pela tubulação. Depois de descartar toda essa água, feche todas as torneiras, descargas e chuveiro e abra o registro de entrada, para encher sua caixa.

Coloque a tampa na caixa e verifique se ela está devidamente travada. Para evitar problemas, use sempre a primeira água depois da higienização para lavar os pisos, banheiros ou limpar o quintal. Nunca para beber, cozinhar ou tomar banho.

Cuidados com a caixa d’água

Para garantir que sua caixa d’água permanecerá limpa por mais tempo, faça a higienização a cada seis meses, mantenha o reservatório sempre fechado e use sempre água sanitária que esteja dentro do prazo de validade.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte