4 tipos diferentes de concreto

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

O concreto é um dos materiais de construção mais importantes no ramo da construção civil. 

Separamos aqui uma listinha com 4 diferentes tipos de concreto presentes no mercado e a função de cada um. Sendo eles: concreto bombeado, celular, ciclópico e aparente.

 

Concreto bombeado

4 tipos diferentes de concreto - Concrenorte Pré - Moldados

Esse tipo de concreto é utilizado quando a distância em uma obra é longa demais. Também é utilizado na construção de grandes edifícios, ou que possuam grande altura.

Ele recebe esse nome porque pode ser transportado através de mangueiras flexíveis ou tubos rígidos (isso vai depender da distância e tipo de obra).

Essas mangueiras ou tubos guiam o concreto para o local onde será manipulado. Esse tipo de material é bem útil para que se alcance locais de difícil acesso.

E isso só é possível com o uso de uma bomba de alta potência, por isso mesmo também é utilizado quando se precisa fazer lançamento de grande volume de concreto em um curto período de tempo.

 

Concreto celular

4 tipos diferentes de concreto - Concrenorte Pré - Moldados

Por possuir certos “vazios” que o deixam mais leve e fluído, esse tipo também é conhecido como espumoso e poroso. Normalmente, a massa do concreto comum é de 2.300 kg/m³, já a do concreto celular varia de 300 kg/m³ a 1.850 kg/m³ (valores aproximados).

Ele é composto por água, cimento e pequenos agregados. Seu diferencial está na incorporação de minúsculas bolhas de ar no seu interior.

Isso ocorre através de dois processos:

  1. Cria-se uma espuma especial com equipamentos específicos, e promove-se o contato entre o ar e a espuma durante toda a produção em um ambiente controlado. Se for feito dessa forma, o volume de densidade e expansão da massa final podem ser determinados sem dificuldade;
  2. Utiliza-se um agitador mecânico portátil ou mecânico estático (muito parecido com uma batedeira), que criará a espuma no próprio canteiro de obras. Depois disso, o produto resultante é colocado na betoneira. Nesse processo, é um pouco mais difícil se ter o controle do volume de expansão, pois é complicado definir o tamanho das bolhas que serão geradas.

Tanto em um processo, quanto no outro, se tem como resultado um concreto menos denso e com poros esféricos de dimensões precisas que não se deformam.

 

Concreto ciclópico

4 tipos diferentes de concreto - Concrenorte Pré - Moldados

Diferente do concreto celular, o ciclópico utiliza grandes pedras na sua incorporação no concreto comum. Essas pedras ficaram conhecidas como “matação” ou “pedra-de-mão”.

A origem do nome veio das construções gregas ciclópicas, onde se utilizava blocos de pedras grandes sem o uso de cimento ou argamassa para fixá-las.

A utilização dessas grandes pedras limitava o número de juntas, reduzindo também os pontos fracos da alvenaria.

Por conta disso, o modelo ciclópico tem muitas semelhanças com o sistema de construção de alvenaria de pedra argamassa, mas são técnicas completamente diferentes.

Esse equívoco ocorre porque o método de dosagem dos componentes não tem embasamento em estudo técnico regulamentado. Por isso, a dosagem fica a critério do responsável.

Ele é composto por pedras que devem ser de rochas que apresentam o mesmo padrão de qualidade da brita utilizada na preparação do concreto.

O método construtivo se assemelha ao processo convencional do concreto, entretanto não é comum o uso de armadura na estrutura.

 

Concreto aparente

4 tipos diferentes de concreto - Concrenorte Pré - Moldados

O concreto aparente não é bem uma forma diferente de realizar a concretagem. Ele é mais utilizado em acabamentos e tem se tornado uma tendência no meio da arquitetura.

O uso mais comum é em paredes, tetos e pisos, mas isso tem se expandido cada vez mais.

Um bom exemplo dessa forma aparente, é a laje nervurada exposta. Esse tipo de laje recebeu esse nome porque a sustentação que vem da armação dela lembra muito as nervuras. 

Utiliza-se concreto para preencher os espaços entre essas nervuras, mas outros materiais como isopor e tijolo podem ser utilizados. No entanto, o concreto é a opção mais segura.

Essa estrutura é utilizada com mais frequência em vãos grandes, como estacionamentos em subsolo de grandes shoppings e hipermercados, ou até mesmo de condomínios.

Esse modelo de laje traz economia de insumos, e como não será “escondida” pelo forro, também é uma opção mais barata. O que vai definir a aparência do concreto aparente, é o projeto, que será guiado por um profissional competente.

Vai construir e não sabe qual o tipo ideal para sua construção? Entre em contato conosco através do Chat de Atendimento.

Nós do Grupo Concrenorte estamos à disposição para lhe ajudar!

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte

×