5 dicas para comprar o acabamento da sua obra

5 dicas para comprar o acabamento da sua obra

Arrumar a casa é algo muito proveitoso para promover um ambiente mais aconchegante. Em algumas ocasiões, essa arrumação requer uma reforma, seja ela somente num cômodo ou então na casa inteira. E quando se vê a reforma sendo concluída, o grau de satisfação aumenta com as ideias tomando forma e deixando o local ainda mais bonito e sofisticado.

Mas lidar com o acabamento da obra nem sempre é algo fácil. Mesmo já sendo a finalização, algumas pessoas ainda ficam confusas na hora de equilibrar o bem-estar com qualidade. E em compensação, o acabamento da obra, além de cara, não atende por completo as expectativas.

Por isso, preste atenção nessas cinco dicas na hora de comprar o acabamento da obra. Ao se atentar nessas particularidades, essa fase da reforma pode ser ainda mais satisfatória e você não sofre tanto no bolso.

Primeira dica: Calcule tudo!

acabamento da obraGeralmente, há dois tipos de pessoas que fazem reformas: as que compram materiais sem qualquer critério de preço e as que são bastante criteriosas e só costumam comprar algo barato. Optar por um desses lados não é algo tão vantajoso.

A grande dica é você montar o orçamento e não ter medo de segui-lo. Faça pesquisa de mercado, compare materiais e modelos, verifique consistências e a qualidade do material. Os ajustes são possíveis, basta você saber a necessidade correta do acabamento da obra com os materiais certos para essa etapa. Ao pôr tudo no papel, as chances do acabamento da obra ser 50% mais barato são maiores.

Segunda dica: Avalie e faça medidas do ambiente

Embora a reforma possa ser algo amplo, você precisa ser específica. E esse detalhe se concentra nas medidas. Medições exatas de azulejos, metragens de pias e paredes, além de especificações sobre tamanho e volume de peças podem lhe ajudar a prevenir avarias de produtos e saber comprar a quantidade exata de material. Grande parte da economia vem daí e muita gente nem percebe.

Terceira dica: Não se aventure nos modismos!

Atualmente, as fontes de ideias criativas e inovadoras para reformar a casa são infindáveis. E a internet é prova disso. Entretanto, nem sempre uma ideia é a coisa certa a ser feita na sua obra. Não pense que um detalhe muito bem avaliado é sinônimo de sofisticação no seu acabamento.

Por isso, antes de comprar o acabamento da obra, analise bem se a tendência que você tem preferência é adequada a ser feita no seu ambiente. Busque peças e materiais que são atemporais, pois eles não se tornam piegas e nem exagerados. O ideal é ajustar o uso dos materiais com a tendência do prazo de se reformar o ambiente. Se uma peça ou item se deteriora ou se torna ultrapassado muito rápido, vai ser mais fácil de gastar mais dinheiro do que o necessário para outra obra.

Leia Também [ 7 Canais do YouTube com dicas de construção e reforma para você se inspirar ]

Busque ideias e planejamentos em blogs e sites de construção e arquitetura, mas tenha ciência de que sua escolha se adequa à necessidade.

Quarta dica: Pisos: invista neles.

acabamento da obraSim, pisos não são tão baratos. E por isso, eles são um dos itens a terem um gasto ainda maior. Mas esse gasto elevado precisa estar relacionado à qualidade. Tempo de validade, proteção contra impactos e outras ações externas e durabilidade são questões a serem analisadas.

Mesmo que o piso seja caro, saiba que ele é sinal de economia no futuro. Um tipo de piso que se deteriora rápido precisa ser trocado e outra compra será necessária.

Quinta dica: Busque ireferências

Não saia às cegas para compar o acabamento da obra. Busque auxílio de profissionais, comentários de consumidores, proprietários de imóveis. Quanto mais bagagem de informações sobre algum tipo de reforma, mais fácil será de você definir um conceito a ser trabalhado.

Há uma variedade de plataformas como sites, blogs e perfis em redes sociais para se basear e ter uma noção de como tornar a obra proveitosa. Tanto no aspecto arquitetônico como também financeiro.

Embora seja um momento muito proveitoso, o período de reforma em casa é bem extenso. Saiba coordenar essas dicas de acordo com sua necessidade e a realidade do seu ambiente. E não tenha medo de seguir as dicas na hora de comprar o acabamento da obra. Dessa forma, você terá menos dor de cabeça.

Outras Publicações

×