5 Dicas para construir seu galpão rural de concreto

O galpão é uma das estruturas mais importantes de uma propriedade rural, pois apresenta uma série de utilidades que vão desde o armazenamento de materiais até máquinas, depósito de produtos, como também pode ser utilizado para a criação de animais, servir como estábulo, aviário, e outras finalidades.

Trata-se de um espaço amplo e livre, ou seja, com ventilação e sem a existência de pilares no meio da estrutura, o que facilita a circulação dos animais (caso seja essa a utilidade), das pessoas, além de facilitar também a manutenção e limpeza. No entanto, para que tudo isso seja concretizado, antes da construção de um galpão, é fundamental ter em mente que tipo de utilidade esse espaço terá, pois para cada uma das atividades descritas acima, é preciso um projeto diferente.

Uma das primeiras coisas a se pensar na hora de construir um galpão, é que tipo de material será utilizado para construir toda a estrutura. Tempos atrás, todo tipo de construção nas propriedades rurais era a base de madeira, pois é a matéria-prima mais fácil de ser encontrada nesses lugares. No entanto, hoje existem outras possibilidades que garantem muito mais resistência, conforto e, principalmente, segurança.

Uma dessas opções é o concreto, que permite a construção de um galpão rural de concreto para a sua propriedade. As vantagens de se ter um galpão de concreto são inúmeras. Entre elas estão: a durabilidade do material, uma vez que o concreto é extremamente resistente e tem vida útil de longo prazo (sendo considerado até definitivo), por ser resistente, o galpão rural de concreto não corre o risco de sua estrutura sofrer com as ações do tempo, como sol e chuva, apodrecendo como ocorre com a madeira. Possui maior segurança, pois se trata de um material confiável, que não apresenta risco de desmoronar e prejudicar animais, pessoas e nem os estoques.

galpão de concretoAgora, veja 5 dicas extremamente úteis para construir um galpão rural de concreto:

  • 1 – Escolha o lugar ideal
    O primeiro passo, é escolher onde será construído o seu galpão de concreto. O que você deve ter em mente na hora de escolher o lugar, é que para que tipo de atividade você vai utilizar o galpão. Se é para estábulo ou proteção de animais, é ideal que esteja mais próximo ao curral, por exemplo. Se for para guardar equipamentos e produtos agrícolas, deve estar mais perto de onde você costuma trabalhar, para evitar grandes deslocamentos.
  • 2 – Decidir entre aberto ou fechado
    O galpão rural de concreto pode ser aberto ou fechado e isso depende do tipo de atividade que será desenvolvida dentro dele. Se a sua escolha for para o armazenamento de grandes máquinas, é preciso que o seu galpão de concreto seja aberto, assim, conseguirá manuseá-las quando precisar com mais facilidade. Agora, se for um estábulo, o ideal é que seja parcialmente fechado para impedir a fuga dos animais.
  • 3 – Paredes
    Outro cuidado importante na hora de construir um galpão rural de concreto, é qual tipo de parede será construída. As chamadas paredes de vedação podem ser levantadas utilizando os seguintes materiais: adobe, solo-cimento, cob ou cimento armado.
  • 4 – Escolha do piso
    É chegada a hora de escolher o piso do seu galpão de concreto. Muitos proprietários optam por manter o piso de terra, fazendo apenas a cobertura. Essa é uma opção para galpões que serve de estábulos, pois assim os animais acabam ficando mais confortáveis. No entanto, para o armazenamento de maquinário ou de insumos, o ideal é que o piso seja pavimentado com cimento.
  • 5 – Conte com a ajuda de um profissional especializado em galpão de concreto
    A estrutura de concreto pré-moldado, que facilita em grande parte a construção é, de fato, extremamente prática e eficaz. No entanto, para que tudo saia como o esperado e que as peças sejam instaladas corretamente e seu galpão rural de concreto seja perfeito, ainda mais por se tratar de uma estrutura de grande porte, o ideal é que você contrate um profissional para te auxiliar nessa construção. Ele lhe ajudará desde o momento de construção da planta, do planejamento até a finalização da obra. Além disso, ele saberá a forma ideal de posicionar todas as peças, garantindo ainda mais segurança para você.

Vale lembrar que as estruturas de concreto são consideradas definitivas, desde que sejam utilizadas da forma correta, pois a instalação inapropriada e o mau uso podem interferir na vida útil e demandar manutenções em seu galpão de concreto em um menor intervalo. Assim, seguindo todas as recomendações, você terá um galpão rural de concreto e poderá usufruir dele por muito mais tempo.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte