8 vantagens das estruturas pré-moldadas em sua obra

 

Vamos falar neste artigo sobre as vantagens das estruturas pré-moldadas e quais benefícios que esse tipo de material poderá agregar à sua obra.

Toda obra é, antes de tudo, um projeto. Todo projeto, incluídos, claro, os de engenharia, estão condicionados por diversos fatores e precisam oferecer respostas satisfatórias.

Entre essas respostas, estão fatores como segurança, custo, controle e retorno do investimento. Um ótimo planejamento é essencial para que o projeto não acabe obstruído por gargalos. O custo estimado inicialmente precisa ser cumprido, sob o risco de, diante de readequações para cima, a obra se tornar inviável.

Até mesmo quanto aos controles, é preciso estabelecer padrões de desempenho, que, por outro lado, precisam ser realistas. Inclusive no que diz respeito aos prazos, uma das variáveis mais sensíveis, uma vez que mexe com expectativas e gera cobranças que podem até mesmo comprometer a qualidade da obra.

Sim, mas onde entram as estruturas pré-moldadas nessa história? Que diferenciais esse tipo de material pode oferecer para favorecer o desempenho da equipe do projeto de modo a cumprir prazos, preencher requisitos de segurança, cumprir programação de custo e evitar desperdício de materiais, que é um dos maiores problemas a serem enfrentados num projeto, pois aumentam o custo e diminui, em obras comerciais, o retorno sobre o investimento?

Antes, porém, de falar sobre as 8 vantagens das estruturas pré-moldadas em sua obra, vamos falar sobre o que vem a ser esse tipo de material.

Não há muito mistério. Quem é do ramo de construção sabe muito bem. São estruturas feitas sob medida na fábrica para atender a um projeto. Podem, inclusive, ser feitas no canteiro de obra caso haja estrutura e necessidade para isso.

Tijolos, vigas, telhas e outros materiais estruturais são customizados, com o intuito de conferir maior previsibilidade à execução do projeto, mas as vantagens das estruturas pré-moldadas em sua obra são muitas.

Vamos a elas?

8 Vantagens das estruturas pré-moldadas em sua obra

Vamos, então, às vantagens das estruturas pré-moldadas em sua obra. Enumeramos oito, que nos parecem mais que suficientes.

1 – Ambiente mais limpo

Com o material fabricado em local distante do canteiro de obras, não há dúvida de que o trabalho fica mais limpo, livre das sobras de materiais.

2 – Trabalho mais organizado

Com a maior otimização de espaço e previsibilidade do fluxo de materiais de construção, é possível organizar melhor o fluxo e o espaço.

Um ambiente com aparência de organização é importante em vários aspectos. Vamos falar somente de alguns.

O primeiro é que o próprio operário se sente mais à vontade num ambiente menos caótico, ainda que continue sendo uma obra.

Outro aspecto é a visão de quem está de fora, como compradores e investidores, que terão uma melhor impressão.

Para completar, mas não esgotar o assunto, um ambiente organizado é um excelente indutor de produtividade.

3 – Reduções de desperdício

Há uma diferença muito grande nesse aspecto. Com a possibilidade de planejar o material a ser usado na construção, a redução do desperdício é drástica.

4 – Reduções do custo

Essa é uma das principais vantagens das estruturas pré-moldadas em sua obra. A maior capacidade de planejamento, sem dúvida alguma, permite uma maior assertividade na projeção de gastos com material. Como o prejuízo também é reduzido, a tendência é que o custo diminua.

Veja Também:  [ Vantagens das Estruturas Pré-Moldadas ]

Há outro aspecto que contribui para a redução de custo, que é a possibilidade da realização de uma obra mais ágil, reduzindo o custo total da mão de obra e outros agregados, como energia e aluguel de equipamentos.

5 – Reduções do descarte de materiais

Voltamos à questão do planejamento + estruturas pré-moldadas x execução = menos desperdício. Menos desperdício implica, também, na redução da quantidade de materiais a serem descartados, o que significa conferir ao projeto um caráter limpo, com redução de danos ambientais com o descarte de materiais.

6 – Obra limpa

Menos desperdício, menos material descartado, é igual a uma obra mais limpa, que implica em ambiente mais agradável e aumento da produtividade.

7 – Cumprimento de prazos

Outra importante vantagem das estruturas pré-moldadas em sua obra é a condição favorável ao cumprimento dos prazos, seja pela previsibilidade de materiais e custos, seja pela agilidade na execução, garantida por essa previsibilidade.

Imagine, por exemplo, você poder executar as fundações paralelamente ao processo de fabricação das estruturas de concreto que serão usadas.

8 – Maior qualidade

Para concluir, aquela que, certamente, é a principal vantagem das estruturas pré-moldadas em sua obra, que é a qualidade do serviço, primeiro porque os materiais pré-moldados obedecem a requisitos de qualidades, em obediência aos quais, o fabricante emprega recursos tecnológicos de alto padrão, que resultam em material de excelente qualidade.

Tudo isso resulta em maior vida útil desses materiais, o que agrega valor ao projeto entregue.

Outras Publicações

×