Aprenda a como tirar cheiro de tinta “podre” da parede

O cheiro de tinta fresca incomoda você? Imagina então quando o odor se torna desagravdável ao ponto de as pessoas compararem com algo podre. É desesperador!

Mas nesse blog post nós vamos te ensinar a como tirar o cheiro de tinta podre da parede

Acompanhe a leitura.

Cheiro de tinta pode intoxicar?

Infelizmente a resposta é sim, mas isso depende muito da composição da tinta e do tempo de exposição que a pessoa passa à ela.

Tintas com tecnologias mais avançadas à base latéx, acrílico, água, etc não oferecem tanto perigo.

Os sintomas de intoxicação por vapor de tinta são dor de cabeça, irritação nas vias aéreas e olhos, náuseas, vômitos.

Como prevenir o cheiro forte e desagradável de tinta?

Manter o ambiente ventilado é a chave. 

As tintas ultimamente secam rápido e se o ambiente que você está trabalhando estiver seco e bem ventilado, o desconforto com tinta fresca é basicamente resolvido aí. 

Tintas com baixo índice de COVs possuem menos cheiro forte e podem ajudar na hora de realizar a obra.

Mas quando o cheiro de tinta é considerado como se fosse algo “podre” ou “estragado”? O que isso quer dizer?

Nesses casos se entende que a tinta está estragada e fora do prazo de validade. Nesse caso, o recomendado é trocar a tinta ou entrar em contato com o fabricante, caso a embalagem diga que o produto ainda não venceu.

 

É importante salientar que depois da pintura, para acelerar o processo de retirar o odor forte de tinta você também pode:

  • Limpar a parede: Lavar a parede com água morna e um pouco de detergente suave pode ajudar a remover qualquer resíduo de tinta que esteja contribuindo para o cheiro.
  • Usar Carvão Ativado: O carvão ativado é conhecido por absorver odores. Coloque algumas bolsas de carvão ativado no ambiente. Elas ajudarão a absorver os odores da tinta.
  • Bicarbonato de Sódio: O bicarbonato de sódio é outro absorvente de odores. Polvilhe-o sobre a parede e deixe agir por algumas horas ou até mesmo durante a noite. Depois, basta limpar.
  • Óleos Essenciais: Alguns óleos essenciais, como lavanda ou eucalipto, podem ajudar a mascarar o cheiro da tinta. Use um difusor para espalhar esses óleos no ambiente.

 

E sempre existem as opções de tintas que vêm perfumadas ou com são formuladas sem cheiro nenhum. Basta procurar uma loja de materiais para construção de confiança e falar com um vendedor especializado para mais dicas.

Outras Publicações

×