(63) 3411-2100

Matriz / Araguaína-TO

(99) 3524-7373

Filial / Imperatriz-MA

Aprenda como limpar o porcelanato da forma correta

Aprenda como limpar o porcelanato da forma correta

O objetivo desse artigo é que ao final da leitura você seja capaz de dominar a técnica de como limpar porcelanato.

O porcelanato, entre os pisos e revestimentos, é o que está condicionado ao processamento mais complexo. É o produto de uma mistura de argila com outras matérias primas. A mistura é aquecida a 1200 graus Celsius, dando origem ao porcelanato.

O porcelanato é um tipo de revestimento compacto, com aparência vitrificada, muito resistente, menos suscetível à dilatação térmica e baixa capacidade de absorção de água. Outra vantagem do porcelanato é ser menos vulnerável a manchas.

O porcelanato tanto pode ser usado em banheiros, cozinhas e fachadas, como, pela sua capacidade de resistência, em escritórios, lojas e outros locais de alto tráfego, como shoppings. Dependendo do processo a que é submetido, o porcelanato pode reproduzir a aparência e o efeito de outros tipos de pisos e revestimentos, como madeira, concreto e metal, em variadas texturas, cores e tamanhos.

O tipo mais comum de porcelanato é o polido, com superfície lisa, indicada para ambientes internos. Outro tipo comum é o porcelanato estruturado, que possui superfície ligeiramente abrasiva. É indicado para áreas expostas a umidade. Há também os esmaltados, acetinados, anti derrapantes e rústicos.

Por toda essa versatilidade, resistência e durabilidade, o porcelanato é o tipo de piso e revestimento mais usado atualmente.

Como limpar o porcelanato (passo a passo)

Apesar de todos os atributos, esse tipo de material requer cuidados. É preciso saber como limpar o porcelanato para mantê-lo íntegro.

A boa notícia é que o procedimento é único para todos os tipos de porcelanato.

O primeiro passo é varrer o piso com uma vassoura de pelos. Esse trabalho pode ser feito também com um aspirador de pó, mas é preciso que seja usada uma escova no bico do aspirador, para evitar que o piso seja arranhado.

Leia também: [ Entenda a diferença entre cerâmica e porcelanato ]

O passo número dois é dissolver detergente neutro na água. A proporção é uma colher para cada cinco litros. O produto deve ser passado sobre o piso com um pano macio. O passo seguinte é passar um pano seco com álcool, para evitar manchas geradas pela umidade.

No caso do rejunte, deve ser usado saponáceo líquido cremoso, jamais o granulado, que pode arranhar o piso.

Como limpar o porcelanato após a obra

como limpar o porcelanatoA primeira limpeza do porcelanato tem como principal objetivo remover todos os resíduos deixados pela obra. O produto de limpeza a ser aplicado precisa ser adequado à limpeza pesada e deve ser adquirido em lojas especializadas em pisos.

O primeiro passo para realizar a limpeza é enxaguar o piso até que sejam removidos todos os resíduos. Cumprida essa etapa, o produto de limpeza deve ser aplicado obedecendo as indicações do fabricante. Em seguida, o produto deve ser removido com água até o final, de modo a não ficar nada sobre o piso.

Se ainda houver resíduos, o processo deve ser repetido.

O que você não deve usar na limpeza do piso

Um dos grandes problema na hora da limpeza é saber usar o produto certo. A escolha equivocada dos produtos pode danificar móveis, pisos e outros objetos.

No caso específico do porcelanato, devem ser evitados os seguintes produtos, por terem efeito abrasivo e substâncias químicas contraindicadas: acetona, ácidos, água sanitária, amoníaco, ceras, sabão em pó, saponáceo em pó e soda cáustica.

É muito importante tomar esse cuidado. Apesar de ser um material resistente, o porcelanato pode ser danificado se utilizados os produtos errados.

Outro cuidado que deve ser tomado para conservar a integridade do piso é usar proteção nos pés dos móveis, pois na hora da limpeza, ao arrastá-los, você poderá danificar o piso.

Como limpar o porcelanato – Informações avançadas

Os cuidados acima são os básicos. Uma vez assimilados, o próximo passo é saber como limpar o porcelanato sem danificá-lo em determinadas situações.

Em caso de ocorrerem manchas de tinta e resíduos de cal e cimento, elas devem ser removidas com solvente orgânico ou detergente, sempre lembrando de remover os produtos com bastante água em seguida a limpeza.

Manchas de ferrugem, bebidas derramadas, como vinho, café, sucos e refrigerante, óleo e graxa devem ser removidas com detergente alcalino, misturado com álcool ou saponáceo líquido.

Os líquidos devem ser limpos imediatamente para evitar as manchas e é essencial atentar para as instruções de manutenção e limpeza do fabricante.

Enfim, tomando esses cuidados, o seu piso de porcelanato vai ter aparência de novo por muito mais tempo.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte