Bloquete intertravado e piso intertravado são as mesmas coisas?

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

O bloquete intertravado é uma peça de concreto muito utilizada na construção de calçadas. E sim, os dois nomes, tanto bloquete quanto piso intertravados, são sinônimos.

A mudança na nomenclatura é uma questão de regionalismo, em alguns locais é mais comum um nome do que o outro. 

Hoje, separamos algumas curiosidades interessantes sobre essa opção de revestimento, vamos ver?

 

O que é o bloquete intertravado?

bloquete de concreto - Concenorte Pré-Moldados

São blocos pré-moldados de concreto. Ou seja, eles já chegam prontos para a instalação na obra. 

Ele substitui muito bem o paralelepípedo, e pode ser utilizado em projetos urbanos, principalmente em áreas públicas.

Um bom exemplo são as calçadas, praças, ciclovias, garagens, entre outros, a depender da demanda.

 

Acessibilidade e padronização

Acessibilidade, de forma simples, é a retirada dos bloqueios que representam os obstáculos das pessoas com deficiência para que elas possam participar, de forma efetiva, nas várias esferas da vida social.

Então, vendo por esse viés, a construção de calçadas acessíveis, onde pessoas deficientes possam circular livremente, é um direito de todo cidadão, e um dever do Estado.

Uma grande curiosidade é que o bloquete intertravado faz parte do planejamento municipal de padronização de calçadas em várias metrópoles do país.

Esse modelo de piso é antiderrapante, o que facilita muito pessoas com a locomoção reduzida e até mesmo deficientes visuais, facilitando a acessibilidade.

É fácil construir uma calçada linear com o piso intertravado de concreto, já que eles podem ser fabricados de acordo com a demanda de cada obra. Além de que, caso uma peça quebre ou estrague, é muito simples a substituir sem prejuízo às outras. 

 

Vantagens

bloquete de concreto - Concenorte Pré-Moldados

O bloquete intertravado chegou aos poucos e tomou o espaço com força total na modernidade. Ele é extremamente fácil de se instalar e ainda possui uma vasta variação de cores e modelos. E o melhor de tudo: é barato.

Não são necessários conhecimentos aprofundados sobre o assunto para encaixar as peças umas nas outras, já que isso ocorre naturalmente e de forma bem tranquila sobre uma camada de areia. 

E adivinha só, não há a necessidade de aplicação de argamassa ou qualquer outro material do gênero para juntar as peças.

Logo, se forem necessárias manutenção no solo, é muito simples removê-los e substituí-los, se for o caso. Além de que eles são reutilizáveis, dá para colocá-los em qualquer outro local depois. Incrível, não é?

 

Durabilidade

Uma grande curiosidade (e boa), é que o bloquete intertravado de concreto possui, em média, 20 anos de vida útil. Isso significa que as peças podem se manter inteiras por até duas décadas.

É claro que isso varia muito da forma que foi aplicado, da qualidade do concreto utilizado na fabricação das peças, mas, de modo geral, elas são criadas para durar muito tempo.

O concreto é um dos materiais mais resistentes quando o assunto é revestimento. Esse bloco, por exemplo, possui maior durabilidade do que os paralelepípedos e do que o asfalto.

Não acredita? Quantas e quantas vezes o asfalto de ruas próximas ao seu trabalho ou casa estragou? Quantas vezes foram feitas manutenções? E uma calçada de piso intertravado, quantas vezes você ouviu dizer que se estragou por completo?

Um dos principais motivos dessa alta durabilidade, é o fato de que não existe nenhum material ligando uma peça à outra. Ou seja, nas chuvas, não há acúmulo de água, pois ocorre o escoamento natural, o que influência ainda mais na duração do piso no decorrer do tempo.

Custo-benefício

É certo que o preço desse tipo de piso costuma ser um pouco maior do que as outras opções, mas quando se coloca no papel o valor com instalações e materiais necessários para que ela ocorra, e as temíveis manutenções, é fácil perceber que, a longo prazo, o Bloquete intertravado de concreto ganha de qualquer outro do mercado.

Devido a sua qualidade, dificilmente uma das peças é descartada. Como possui alta durabilidade, você desfrutará de décadas de um bom revestimento sem se preocupar com gastos relativos às trocas a cada mudança climática.

Estética

Existem vários modelos no mercado, e eles ainda podem ser fabricados sob demanda para atender a necessidade de cada local. 

Dá para brincar com cores, desenhos e formas, tudo vai depender de como você quer que fique. Bem legal, não é?

As opções em cores, geralmente, precisam ser solicitadas previamente para o fabricante. Mas nada impede de você mesmo estilizar os seus bloquetes de concreto.

Quer conhecer mais sobre esse revestimento e solicitar um orçamento? 

Entre em contato conosco através do chat de atendimento disposto no chat. 

Nós do Grupo Concrenorte estamos sempre à disposição para lhe ajudar.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte

×