Calçadas acessíveis

Você conhece o termo acessibilidade? Embora a palavra remeta ao conceito de se ter acesso a um determinado ambiente, a acessibilidade, nesse contexto, está relacionada a inclusão social.

Já parou para pensar que calçadas podem se tornar um obstáculo para deficientes? 

Não é à toa que vários municípios pelos pais criaram sanções para pessoas que não cumprem as regras na hora de fazer o calçamento.

Esse é um assunto que precisa ser tratado com seriedade, por isso separamos algumas dicas sobre o piso intertravado, uma das melhores recomendações para se construir calçadas atualmente.

Calçadas acessíveis - Concrenorte Pré-Moldados

O que é acessibilidade?

Cerca de 15% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência, e cabe ao Governo Federal e aos cidadãos criar meios para todos tenham autonomia para realizar tarefas comum do dia a dia.

Acessibilidade, de forma simples, é a retirada dos bloqueios que representam os obstáculos das pessoas com deficiência para que elas possam participar, de forma efetiva, nas várias esferas da vida social.

Ou seja, é uma condicionante imprescindível e fundamental ao processo de inclusão social. 

Ela se apresenta nas mais diversas camadas, como a tecnológica, pedagógica, comunicacional, linguística, informacional, física, e até mesmo as de natureza atitudinal.

Hoje a acessibilidade é uma questão de direito que tem sido conquistado aos poucos durante toda a história social. 

Mas também é uma questão de atitude, que ainda depende da mudança da forma que a sociedade age perante pessoas com deficiência.

Logo, percebe-se que não basta ter um ambiente acessível, se as pessoas que estão nele não cooperam com a acessibilidade

Ela é justamente isso, essa quebra de paradigma tanto físico, psicológico e social relacionado aos deficientes.

Para que isso aconteça, inúmeras políticas públicas são criadas nos vários estados brasileiros, para que se possa incluir o maior número de pessoas possíveis nas mais diversas atividades e ambientes.

Calçadas acessíveis - Concrenorte Pré-Moldados

É possível ter calçadas acessíveis?

Sim, isso é completamente possível. 

Essa pergunta pode até parecer estranha para quem vive em grandes metrópoles, mas quem habita em cidades de pequeno e médio porte sabe o quanto as calçadas não seguem padrão em sua construção.

É comum haver inúmeras falhas e diferentes relevos nas calçadas das ruas da cidade, onde cada proprietário faz como quer, sem se preocupar com a acessibilidade.

No entanto, já existem leis municipais que penaliza com multa esse tipo de atitude. 

Em São Paulo, por exemplo, a multa custa R$ 300,00 por metro linear. 

Mesmo que só uma parte da calçada esteja regular, a pessoa tem que pagar por toda sua extensão. 

Isso faz com que todos tenham uma preocupação a mais na hora de construir a calçada, levando em consideração que existem pessoas de todos os jeitos, que precisam de uma padronização na pavimentação da calçada para que possam se locomover.

Calçadas acessíveis - Concrenorte Pré-Moldados

Que material usar para construir uma calçada acessível?

Existem quatro tipos de materiais que são aceitos na hora de padronizar as calçadas: o piso intertravado, as placas de concreto, os hidráulicos, e os de concreto moldados in loco

Hoje falaremos sobre o piso intertravado de concreto, que nada mais é do que pequenos blocos de concreto que são alinhados um ao lado do outro para formar a pavimentação.

 

Vantagens do piso intertravado de concreto

Esse revestimento chegou aos poucos e tomou o espaço com força total na modernidade. 

Ele é extremamente fácil de se instalar e ainda possui uma vasta variação de cores e modelos. 

E o melhor de tudo: é barato.

Não são necessários conhecimentos aprofundados sobre o assunto para encaixar as peças umas nas outras, já que isso ocorre naturalmente e de forma bem tranquila sobre uma camada de areia. 

E adivinha só, não há a necessidade de aplicação de argamassa ou qualquer outro material do gênero para juntar as peças.

Logo, se forem necessárias manutenção no solo, é muito simples removê-los e substituí-los, se for o caso. 

Além de que eles são reutilizáveis, dá para colocá-los em qualquer outro local depois. Incrível, não é?

 

Piso intertravado de concreto e acessibilidade

Esse modelo de piso é antiderrapante, o que facilita muito pessoas com a locomoção reduzida e até mesmo deficientes visuais, facilitando a acessibilidade.

É fácil construir uma calçada linear com o piso intertravado de concreto, já que eles podem ser fabricados de acordo com a demanda de cada obra. 

Além de que, caso uma peça quebre ou estrague, é muito simples substituir sem prejuízo às outras. 

É por isso mesmo que as grandes metrópoles adotaram esse piso como um dos mais recomendados do mercado para padronizar as calçadas urbanas.

 

Quer conhecer mais sobre o piso intertravado?

Nós do Grupo Concrenorte já atendendo mais de 20 mil clientes, entregando o melhor para atender todos os tipos de demandas. 

Entre em contato conosco através do WhatsApp e tire suas dúvidas clicando aqui.

Outras Publicações

×