Você conhece o termo acessibilidade? Embora a palavra remeta ao conceito de se ter acesso a um determinado ambiente, a acessibilidade, nesse contexto, está relacionada a inclusão social.
Já parou para pensar que calçadas podem se tornar um obstáculo para deficientes?
Não é à toa que vários municípios pelos pais criaram sanções para pessoas que não cumprem as regras na hora de fazer o calçamento.
Esse é um assunto que precisa ser tratado com seriedade, por isso separamos algumas dicas sobre o piso intertravado, uma das melhores recomendações para se construir calçadas atualmente.
O que é acessibilidade?
Cerca de 15% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência, e cabe ao Governo Federal e aos cidadãos criar meios para todos tenham autonomia para realizar tarefas comum do dia a dia.
Acessibilidade, de forma simples, é a retirada dos bloqueios que representam os obstáculos das pessoas com deficiência para que elas possam participar, de forma efetiva, nas várias esferas da vida social.
Ou seja, é uma condicionante imprescindível e fundamental ao processo de inclusão social.
Ela se apresenta nas mais diversas camadas, como a tecnológica, pedagógica, comunicacional, linguística, informacional, física, e até mesmo as de natureza atitudinal.
Hoje a acessibilidade é uma questão de direito que tem sido conquistado aos poucos durante toda a história social.
Mas também é uma questão de atitude, que ainda depende da mudança da forma que a sociedade age perante pessoas com deficiência.
Logo, percebe-se que não basta ter um ambiente acessível, se as pessoas que estão nele não cooperam com a acessibilidade.
Ela é justamente isso, essa quebra de paradigma tanto físico, psicológico e social relacionado aos deficientes.
Para que isso aconteça, inúmeras políticas públicas são criadas nos vários estados brasileiros, para que se possa incluir o maior número de pessoas possíveis nas mais diversas atividades e ambientes.
É possível ter calçadas acessíveis?
Sim, isso é completamente possível.
Essa pergunta pode até parecer estranha para quem vive em grandes metrópoles, mas quem habita em cidades de pequeno e médio porte sabe o quanto as calçadas não seguem padrão em sua construção.
É comum haver inúmeras falhas e diferentes relevos nas calçadas das ruas da cidade, onde cada proprietário faz como quer, sem se preocupar com a acessibilidade.
No entanto, já existem leis municipais que penaliza com multa esse tipo de atitude.
Em São Paulo, por exemplo, a multa custa R$ 300,00 por metro linear.
Mesmo que só uma parte da calçada esteja regular, a pessoa tem que pagar por toda sua extensão.
Isso faz com que todos tenham uma preocupação a mais na hora de construir a calçada, levando em consideração que existem pessoas de todos os jeitos, que precisam de uma padronização na pavimentação da calçada para que possam se locomover.
Que material usar para construir uma calçada acessível?
Existem quatro tipos de materiais que são aceitos na hora de padronizar as calçadas: o piso intertravado, as placas de concreto, os hidráulicos, e os de concreto moldados in loco.
Hoje falaremos sobre o piso intertravado de concreto, que nada mais é do que pequenos blocos de concreto que são alinhados um ao lado do outro para formar a pavimentação.
Vantagens do piso intertravado de concreto
Esse revestimento chegou aos poucos e tomou o espaço com força total na modernidade.
Ele é extremamente fácil de se instalar e ainda possui uma vasta variação de cores e modelos.
E o melhor de tudo: é barato.
Não são necessários conhecimentos aprofundados sobre o assunto para encaixar as peças umas nas outras, já que isso ocorre naturalmente e de forma bem tranquila sobre uma camada de areia.
E adivinha só, não há a necessidade de aplicação de argamassa ou qualquer outro material do gênero para juntar as peças.
Logo, se forem necessárias manutenção no solo, é muito simples removê-los e substituí-los, se for o caso.
Além de que eles são reutilizáveis, dá para colocá-los em qualquer outro local depois. Incrível, não é?
Piso intertravado de concreto e acessibilidade
Esse modelo de piso é antiderrapante, o que facilita muito pessoas com a locomoção reduzida e até mesmo deficientes visuais, facilitando a acessibilidade.
É fácil construir uma calçada linear com o piso intertravado de concreto, já que eles podem ser fabricados de acordo com a demanda de cada obra.
Além de que, caso uma peça quebre ou estrague, é muito simples substituir sem prejuízo às outras.
É por isso mesmo que as grandes metrópoles adotaram esse piso como um dos mais recomendados do mercado para padronizar as calçadas urbanas.
Quer conhecer mais sobre o piso intertravado?
Nós do Grupo Concrenorte já atendendo mais de 20 mil clientes, entregando o melhor para atender todos os tipos de demandas.
Entre em contato conosco através do WhatsApp e tire suas dúvidas clicando aqui.