Calhas e rufos: entenda a diferença

Conheça agora todos os detalhes sobre calhas e a diferença entre esses eles e rufos. Acompanhe a leitura!

Na hora de construir a sua casa (ou até mesmo reformar) é imprescindível que você leve em consideração alguns itens estruturais que vão te ajudar a passar pelos longos períodos de chuva e outras mudanças climáticas.

Desse modo, investir em rufos e demais produtos que cuidam das águas pluviais podem garantir segurança e praticidade para o seu lar.

Nesse sentido, veja mais detalhes sobre o tema no nosso artigo de hoje e tenha uma excelente leitura!

O que são e para que servem as calhas 

Antes de mais nada, saiba que as calhas nada mais são que canais responsáveis para a coleta e distribuição das águas que caem das chuvas (também conhecidas como águas pluviais).

Assim sendo, elas existem para garantir que a queda d’água não caia diretamente sobre a construção; o que pode causar grandes danos ao seu imóvel.

Basicamente, esses itens garantem que não haja umidade excessiva no seu lar, apodrecimentos ou até mesmo alagamentos na sua área de lazer ou em qualquer parte do seu espaço externo.

Como e onde elas precisam ser instaladas

Esses itens são inseridos logo após o final de um telhado e ficam entre a construção e o telhado. Isso garante que não haja sobrecarga de água sobre a sua construção.

Tipos de calhas que existem no mercado

Atualmente, existem no mercado nacional calhas feitas de PVC e também calhas de alumínio. Nesse sentido, recomendamos o uso desse segundo tipo em casas que estão construídas principalmente em regiões que passam por longos períodos chuvosos.

Diferenças entre as calhas e rufos

Ainda hoje, muitas pessoas confundem ambos os itens. Por isso, veja abaixo a diferença básica entre os dois. Continue a leitura!

O que são e para que servem os rufos

Diferentemente das calhas, os rufos são itens pré-moldados e fixados diretamente na sua construção (em alguns pontos específicos) para impedir que haja infiltração de água da chuva em muros e também nas paredes da sua residência.

Em síntese, esses produtos impedem que ocorra o apodrecimento das paredes de alvenaria, mau cheiro e até mesmo o surgimento de mofos e fungos na sua casa.

Atualmente, esses itens são feitos de chapa metálica e, normalmente, são fixados por profissionais com pregos ou até mesmo com rebites.

Como e onde eles precisam ser instaladas

Nesse sentido, os rufos devem ter a sua instalação realizada por pedreiros ou outros profissionais qualificados.

Bem como, precisam ter inserção em locais de encontro entre as paredes e os telhados. Normalmente, funcionam muito bem e evitam que a sua construção, com o passar dos anos, sofra com as mudanças climáticas e tenha grandes danos devido à ação das chuvas.

Tipos de rufos que existem no Brasil

Hoje em dia existem diversos tipos de rufos no mercado nacional. Desse modo, existe o rufo com pingadeira, que é muito comum para evitar infiltrações e grandes manchas ao longo de uma parede.

Sob o mesmo ponto de vista, existem rufos com pingadeira dupla, de capa (que como o próprio nome diz, funciona como uma capa no topo do muro) e também o rufo de encosto que garante muita segurança e limpeza para o seu lar.

Como fazer a inspeção desses itens? 

Para verificar e inspecionar o funcionamento de calhas e rufos, o melhor momento para isso é, sem dúvidas, durante o período chuvoso.

Assim, é importante que você verifique se não está havendo alguma obstrução extensão da sua calha ou até mesmo se não existe alguma indicação de infiltração.

Isso pode ser visto claramente caso haja o surgimento de descascamento ou mancha em alguma parede interna da sua residência.

Bem como, você também pode verificar se esses itens estão funcionando corretamente. Para isso, confira se não há nenhum tipo de obstrução na passagem da água pluvial ao longo da calha. 

Muitas vezes existem algumas obstruções devido a problemas relativamente pequenos. Como sujeira, acúmulo de folhas ou algum tipo de lixo que está atrapalhando a passagem da água.

Desse modo, o importante é que você sempre fique de olho nesses itens para que a estrutura do seu imóvel não seja danificada. Principalmente diante das fortes e constantes chuvas de verão).

A Concrenorte possui esses itens e dezenas de outros produtos para garantir a segurança, comodidade e aconchego no seu lar. Fale conosco e saiba mais sobre nossos serviços e produtos.

Na nossa matéria de hoje você conheceu melhor as características e diferenças entre calhas e rufos. Aproveite e comece a seguir as nossas redes sociais para conferir todas as nossas novidades e posts exclusivos.

Outras Publicações

×