O cálculo estrutural é um termo bastante comum entre engenheiros, arquitetos e demais profissionais da construção civil.
Contudo, muitas pessoas que não atuam nessa área desconhecem a importância desse tipo de cálculo. Por isso, para te ajudar a compreender melhor esse assunto, elaboramos uma matéria completa sobre o tema. Confira e tenha uma ótima leitura!
Afinal, o que é cálculo estrutural?
O cálculo estrutural é um cálculo realizado para obter dados sobre a capacidade de uma estrutura sustentar os seus elementos. Além disso, é possível saber com esse cálculo a exata dimensão de um projeto e como ele deverá ser realizado.
Em resumo, você consegue, graças a ele, avaliar nitidamente como a estrutura lida com possíveis abalos, esforços e com pesos que lhe serão impostos após a construção.
Como é feito esse cálculo?
Esse cálculo costuma ser feito em softwares específicos como Eberick, Cypecad ou TQS. Assim, com o auxílio desses programas de computador, os profissionais de construção fazem o cálculo estrutural da seguinte forma:
- Primeiramente, é idealizado (desenhado) um modelo no software;
- São expostos os métodos de construção, bem como, quais materiais serão usados;
- Por fim, são anotados os melhores tipos de materiais estruturais para o projeto. Ademais, são demarcadas restrições ou elementos que não devem ser usados para garantir a viabilidade e segurança da obra e/ou reforma.
O que o cálculo estrutural significa na construção civil?
A título de informação e até mesmo de curiosidade, saiba que o cálculo estrutural é bastante importante na construção civil. Afinal, é ele que mensura as estruturas de uma obra, como as medidas dos seguintes itens:
- Pilares;
- Vigas;
- Lajes.
Além disso, o cálculo permite ao profissional responsável pela obra escolher os melhores tipos de materiais para a construção. Por fim, isso é o que evita muitos acidentes e adversidades, tais como:
- Afundamento de piso;
- Desmoronamentos;
- Trincas e rachaduras;
- Queda de revestimentos.
Quem deve fazê-lo?
Normalmente, o próprio arquiteto e/ou engenheiro responsável pela obra realiza esse tipo de cálculo. Porém, existe um profissional que chamamos de calculista estrutural, que tem formação em engenharia e possui pós-graduação específica nessa área.
Nesse sentido, ressaltamos a importância desse cálculo em toda e qualquer intervenção que você deseja fazer na sua casa, prédio ou sítio. Entenda mais sobre a relevância do tema abaixo!
Importância do cálculo estrutural para a sua obra!
Confira agora o porquê de o cálculo estrutural ser tão necessário para as construções e entenda os motivos que sugerem a sua extrema relevância neste tipo de empreendimento.
Segurança
Conforme comentamos acima, é graças a este cálculo que se evitam muitos acidentes e desastres. Além disso, ele garante a compra dos melhores tipos e marcas de materiais de construção.
Zelo e cuidado em áreas especiais
Caso você, a sua empresa ou a sua família deseje realizar obras em locais especiais, este cálculo é fundamental para viabilizar a obra. Dentre obras especiais, podemos citar algumas, como:
- Construções em áreas com perfis geológicos específicos, como em áreas que há muitos poços ou galerias subterrâneas;
- Obras em regiões onde há mineração intensa;
- Por último, citamos construções em locais que sofrem constantemente abalos sismológicos, ainda que mínimos.
Controle de gastos
Você deve ter notado que o cálculo estrutural permite uma boa noção do que será gasto em toda a sua fase estrutural da obra.
Portanto, isso garante maior controle orçamentário e até mesmo uma reserva financeira adequada antes mesmo de você iniciar a sua construção e/ou reforma.
Prazos estipulados
Além disso, com o seu cálculo em mãos e com o aval do profissional da construção civil, você pode estipular com o seu pedreiro, mestre de obras e toda a equipe as datas para início e término da obra.
Desse modo, garante-se a organização. Bem como, você e sua família podem se planejar melhor em relação à mudança, por exemplo.
Opções de solução para o cliente
Outro ponto positivo que o cálculo garante ao cliente é a escolha de opções antes mesmo do início da obra. Isso significa que você pode conversar com o engenheiro e/ou com o arquiteto e viabilizar melhores alternativas e materiais mais seguros para a estrutura da sua obra.
Normalmente, os próprios profissionais da construção civil já te mostram o cálculo com algumas dicas de melhoria e de segurança.
Gostou da matéria de hoje sobre cálculo estrutural? Para ficar por dentro de mais dicas sobre materiais de construção e métodos para obras, fique de olho no nosso site!