Como evitar prejuízo na criação de gado

Um criador de gado pode ter diversos prejuízos financeiros caso tenha problemas como um gado estressado, bois que emagrecem de forma indesejada ou animais doentes, entre outros. Por isso mesmo, é preciso investir em uma estrutura de qualidade para a criação de gado, bem como utilizar técnicas de manejo que não agridam os animais e garantir a alimentação de qualidade.

No inverno, principalmente, é recorrente o problema do gado que emagrece de forma indesejada em decorrência da piora da qualidade dos pastos, que ficam menos nutritivos devido ao frio e à falta de chuva. Outro transtorno é em relação ao manejo errado e curral inadequado para os bois, que faz com que o gado fique estressado e gera prejuízos, já que a carne perde a qualidade.

Por isso mesmo, é essencial tomar providências para evitar esses problemas e, consequentemente, os prejuízos na criação de gado. Invista em um curral adequado e que seja de fácil manutenção, pois essa ainda é a melhor forma de garantir a qualidade de vida dos seus animais.

Quer saber como evitar prejuízo na criação de gado? Confira nesse artigo todas as dicas e informações que temos para você!

Veja abaixo:

5 passos simples para evitar prejuízo na criação de gado

1 – Faça um manejo responsável

Fazer um manejo responsável significa cuidar do gado da forma correta, sem agredir os animais ou colocá-los em um curral que não atende às suas necessidades. Mais que isso, é preciso dispor de trabalhadores preparados para lidar com esse tipo de serviço, pois não saber fazer o manejo dos bois é algo que, com certeza, provocará prejuízos à sua criação de gado.

De forma geral, é preciso fazer o manejo no confinamento de gado de forma calma para evitar acidentes e evitar, também, que os bois fiquem estressados. Além disso, é essencial ficar atento à aparência e ao comportamento da criação de gado, haja vista que essa é a única forma de identificar problemas e doenças.

2 – Invista no acompanhamento de um veterinário

Você pode ter um enorme prejuízo caso um boi esteja doente e contamine o restante da sua criação de gado. Dessa forma, é importante que você invista no acompanhamento de um veterinário, que é o único profissional habilitado para garantir a saúde dos bois, indicar o melhor tipo de alimentação, cuidar das vacinas etc.

Não é necessário que o profissional esteja todos os dias no confinamento de bois, porém é indicado que ele visite o local com frequência para examinar o gado.

3 – Invista em tecnologia

 

Por fim, outra dica importante é para que você invista em tecnologia para evitar diversos tipos de prejuízo. Atualmente, já é possível adquirir softwares de gestão pecuária, que apresentam diversos recursos para que você tenha uma gestão otimizada e controle total sobre a sua criação de gado em poucos cliques.

Portanto, invista nas tecnologias que podem evitar prejuízos na sua criação bovina e busque por softwares que ajudam a controlar as vacinas dos bois, a alimentação, idade, peso e muito mais

4 – Ofereça treinamento para os trabalhadores

Lidar com uma criação de gado está longe de ser uma tarefa fácil ou simples. Dessa forma, é importante que você busque por trabalhadores com experiência na lida e ofereça treinamento para os novos funcionários, pois assim eles podem aprender com quem está trabalhando na área a mais tempo.

Ter trabalhadores treinados significa contar com pessoas que ajudam a reduzir os custos da sua criação, além de ser algo essencial para evitar acidentes e melhorar a produtividade na rotina do trabalho.

5 – Adquira um curral antiestresse

Como dito no início desse artigo, é preciso evitar que o gado fique estressado para não ter prejuízos e o tipo de curral tem muito a ver com esse problema. Portanto, invista em um curral antiestresse, que é desenvolvido para melhorar a qualidade de vida da sua criação de gado e oferece todas as características que os animais precisam para viver bem.

Como evitar prejuízo na criação de gado - Concrenorte Pré-Moldados

Ideal para otimizar o manejo e reduzir o tempo, para que o animal não emagreça, os currais antiestresse são uma das mais recentes tecnologias desenvolvidas na pecuária.

Conheça mais detalhes dos currais antiestresse da Concrenorte, ligue agora no (63) 3411-2100 ou clique nos mande uma mensagem de [CONTATO solicitando um orçamento sem compromisso]

Outras Publicações

×