Como fazer calçada

Saber como fazer calçada é a dúvida de muitas pessoas que estão construindo. Por isso, é importante ler o nosso artigo de hoje!

Na hora de reformar ou construir uma residência ou estabelecimento comercial é imprescindível pensar com atenção na obra da sua calçada.

Afinal, os órgãos municipais poderão ficar de olho nessa parte da sua obra, uma vez que ela está diretamente ligada à circulação na rua. 

Se você tem dúvidas sobre o assunto ou deseja aprender mais sobre as calçadas e sua importância, chegou na matéria certa! Acompanhe o post de hoje e tenha uma ótima leitura!

Entenda agora o que são calçadas e quais são os seus tipos

Antes de mais nada, saiba que calçada nada mais é do que o famoso “passeio” que conhecemos bem no Brasil. 

Esse item se refere a uma parte da via que fica entre o portão do estabelecimento comercial ou residencial e a rua.

Nesse sentido, se trata de uma área reservada para o trânsito apenas de pedestres. Além disso, na calçada é possível ainda existir alguns itens como vegetação e até mesmo a sinalização de trânsito (placas).

Tipos de calçadas 

Atualmente, existem diferentes tipos de calçadas. Afinal, com o avanço da tecnologia os pisos evoluíram, mudaram e tornaram-se muito funcionais.

Desse modo, veja abaixo detalhes sobre os principais tipos de calçadas que existem no Brasil:

Piso drenante

De antemão, vamos falar brevemente sobre os pisos drenantes que são ideais para locais que possuem grandes incidências de chuva.

Ademais, a sua vida útil pode ultrapassar os 15 anos. Nesse sentido, esse piso além de ter alta durabilidade também drena dezenas de litros de água por minuto.

Portanto, ele auxilia no combate a alagamentos, enchentes e também evita poças durante (e após) a chuva. 

Antiderrapante

Outro tipo de piso ideal para calçadas é o antiderrapante. Assim sendo, ele é ideal para quaisquer tipos de áreas externas, uma vez que evita quedas e acidentes muito comuns com pedestres.

Por ser antiderrapante, é perfeito para locais onde há grande circulação de pessoas e é indicado também para outros locais como escolas, área de eventos e até mesmo para quintais.

Piso intertravado

Sob o mesmo ponto de vista, outro piso que também é um sucesso na hora que se pensa em como fazer calçada é o piso intertravado. 

Atualmente, se trata de um dos pisos mais vendidos do mercado para fazer passeios. Afinal, ele possui vários benefícios, tais como:

  • Primeiramente, trata-se de um piso muito barato;
  • Bem como, é muito fácil de ser colocado em qualquer calçada;
  • Além disso, para inseri-lo na calçada não é necessário realizar aplicação de nenhum tipo de material previamente, como a argamassa, por exemplo;
  • Por fim, mas não menos importante, trata-se de um piso fácil de ser trocado e sua manutenção é muito simples.

Em síntese, uma excelente opção para sua calçada. Ademais, o piso intertravado de concreto também pode ser feito com material antiderrapante.

Assim sendo, procura-se cada vez mais nos últimos anos esse tipo de piso para calçadas, tanto para grandes obras, como também para construções residenciais.

Afinal, ele facilita a acessibilidade das pessoas, bem como, caso ele estrague é muito fácil realizar a substituição deste item sem necessitar de uma grande intervenção.

Saiba mais: Pisos intertravados

 

Regras importantes a seguir na hora de construir a calçada

Ao passo que você sabe detalhes sobre pisos de calçada e conhece mais sobre esse conceito, veja abaixo algumas regras essenciais sobre como fazer calçada e entenda como você deve elaborar essa parte da sua obra:

  • É necessário que calçadas com menos de 2m tenham uma avaliação técnica da prefeitura para que ela possa ter padrões de medidas específicas;
  • Entretanto, quando a calçada possui 2m (que é o ideal), ela deve ter cerca de 1,20m de faixa livre e também o piso tátil direcional no meio (que é aquele piso existente para a circulação de pessoas que possuem deficiência visual);
  • Além disso, é necessário deixar próximo ao meio-fio uma faixa de serviço de cerca de 70 cm. Deve-se direcionar essa faixa exclusivamente para a vegetação e também para a sinalização de trânsito.

Como fazer calçada corretamente e sem dor de cabeça?

Se você precisa fazer uma calçada e está com dúvidas sobre o assunto, não precisa se desesperar! A Concrenorte realiza este tipo de obra e já atendeu a mais de 20 mil clientes sempre com agilidade e bom atendimento!

Hoje você aprendeu como fazer calçada e também conheceu os melhores tipos de piso com essa finalidade.

Para sanar mais dúvidas, entre em contato conosco. Será um prazer te orientar mais sobre este e outros assuntos!

Outras Publicações

×