Como fazer uma calçada em concreto estampado?

O concreto estampado é uma tendência internacional. Embora seja mais comum em áreas de lazer externas (como praças e orlas de praia), esse material já tem conquistado vários lares no solo brasileiro.

Ele foge do cinza tradicional, dando mais sofisticação onde é instalado. 

De um toque amadeirado, a uma calçada completamente colorida, atende a todos os tipos de gostos. Vamos conhecer mais um pouco desse modelo?

 

O que é o concreto estampado?

É um revestimento que utiliza técnicas de aplicação para ser instalado. 

Ele utiliza um piso monolítico em concreto em um acabamento pigmentado.

Em resumo, é um piso de concreto pintado e estilizado com várias cores e texturas, indo de acordo com o gosto e necessidade de cada pessoa e/ou ambiente.

Ela se originou nos Estados Unidos, tendo se popularizado ainda mais no México. Em Cancun, por exemplo, há o recorde de maior orla de praia com revestida com concreto estampado do planeta. 

Como já mencionado, é mais utilizado em áreas externas, principalmente em calçadas, piscinas e paredes, com as mais diversas texturas. Você com certeza já deve ter visto esse revestimento em ciclovias, jardins, parques ou borda de praias.

Os arquitetos cada vez mais têm optado pelo concreto estampado, devido ao elevado grau de sofisticação e durabilidade. Além de todas as outras inúmeras vantagens.

 

Vantagens do concreto estampado

A lista é grande. A beleza, sem sombra de dúvidas, é o principal fator que leva as pessoas a escolherem essa opção.

A velocidade e praticidade na instalação são pontos a favor, muito embora só possa ser realizado por profissional capacitado, diferente da instalação dos blocos de concreto, por exemplo.

A manutenção é bem simples, possui um ótimo acabamento, a durabilidade supera qualquer expectativa (assim como todo material de concreto) e baixo custo.

A execução é tão prática, que garante a eficiência em lajes e outras superfícies além do piso. Ele é bem versátil, então é possível reproduzir inúmeros materiais, como pedra, cerâmica, madeira, tijolo, entre várias outras texturas e cores.

 

Durabilidade

Você deve estar se perguntando se esse produto é realmente durável, já que vai ser exposto a sol e chuva com frequência.

A resposta é: sim, é muito durável. Desde que você tenha contratado um excelente profissional, o concreto estampado dura cerca de 10 anos sem precisar reparar a textura.

No entanto, a cada dois anos se faz necessário aplicar algum tipo de resina seladora para deixar a tonalidade do piso sempre “viva”, e aumentar sua durabilidade.

 

Aplicações em calçadas

A aplicação, como já explicamos, é feita por profissional especializado nesse tipo de trabalho. Não é algo que você aprende em um tutorial de internet, por exemplo, ou pode acabar tendo um prejuízo considerável.

Aqui está a lista do que você vai precisar: desmoldante colorido e alguns materiais para estampagem aplicação e acabamento, endurecedor, e, ah, o bom e velho concreto.

Primeiramente, faça o reconhecimento da superfície e analise bem sua estrutura, esse passo é importante para definir como e onde será feita a aplicação do concreto estampado.

Comece com o preparo da armadura e espessamento do piso para dar início ao lançamento e aplicação do concreto. Com todo o concreto lançado, faça o desempeno, sarrafamento e compactação. 

No acabamento do concreto, alise bem a superfície, atentando-se às bordas e cantos. Aplique o endurecedor, espalhando por toda a área.

Depois, passe o desmoldante colorido. Faça a estampagem para proteger a superfície, garantir a fixação do pigmento e evitar danos.

Por fim, lave o local onde foi realizada a instalação e aplique uma resina seladora para proteção e destaque. 

Ah, e não se esqueça que os moldes, formas e desenhos devem ser feitos antes da aplicação do endurecedor e do desmoldante. E não se esqueça de usar equipamento adequado para proteger o corpo.

Modelos de texturas

Existem inúmeros modelos de texturas no mercado. E, acredite, eles são muito realistas. 

Você pode simular calçada de cimento, madeira, inúmeras formas geométricas, além de realizar desenhos que combinem com a sua área externa. Não existe limitação na criatividade, então aproveite.

 

Na Concrenorte trabalhamos com blocos de concreto, que podem dar uma cor e uma versatilidade muito legal para a sua calçada.

Entre em contato conosco através do chat de atendimento. Nós do grupo Concrenorte teremos prazer em lhe ajudar.

 

Outras Publicações

×