Como instalar cercas com estacas de concreto

Uma das principais preocupações de quem está construindo ou já construiu uma propriedade rural, é o tipo de cercamento que deve ser utilizado para limitar e fechar o seu espaço. Antigamente, os fazendeiros costumavam utilizar a madeira para fazer o mourão, que é o nome dado às estacas que servem de cerca para um determinado espaço. No entanto, a madeira acabava se tornando um material perecível, ou seja, com o passar do tempo, por ficar exposta ao sol e à chuva, acabava apresentando falhas, o que levava à sua substituição. Com isso, o trabalho era frequente, pois de tempo em tempo era necessário fazer a manutenção da cerca.

Foi pensando nisso, junto com o desenvolvimento da indústria, criaram então as estacas de concreto, que veio para revolucionar o que diz respeito ao cercamento das propriedades rurais, oferecendo muito mais praticidade e segurança aos proprietários.

estacas de concreto - Concrenorte Pré-Moldados

Estaca de Concreto – o que é?

As estacas de concreto, como já adiantamos acima, trata-se então de um conjunto de peças pré-moldadas fabricadas em concreto, que tem a finalidade de servir como estacas para cercar um determinado espaço. Na maioria das vezes, é utilizado em propriedades rurais, mas pode ser facilmente instalado em outros terrenos, como, por exemplo, na construção de um canil.

Vantagens de utilizar a estaca de concreto

Agora que você já sabe do que se trata, fique por dentro de algumas vantagens que esse material oferece. Por se tratar de concreto, a estaca acaba sendo muito mais resistente, apresentando maior durabilidade em relação ao mourão de madeira. Além disso, o custo acaba sendo também menor, pois o seu preço é acessível e como não será necessário trocar toda a estrutura frequentemente, a economia é de curto e longo prazo. Outra vantagem é que é de fácil instalação e ainda pode ser reutilizado em outros terrenos. E é claro, garante um visual muito mais atraente à sua propriedade.

Como instalar as estacas de concreto

Chegamos na parte principal que é como instalar corretamente a estaca de concreto. Veja a seguir, um passo a passo para não ter erros!

  1. -Escolha o tipo de estaca – existem diferentes tipos: estaca de concreto curvo, estaca de concreto reto e estaca de concreto esticador. Você precisa analisar o seu terreno e escolher o que melhor se adapta à ele.
  2.  Calcule a quantidade – depois de escolher o tipo de estaca que irá utilizar, você deverá fazer o cálculo da quantidade que será necessária para cercar todo o terreno. Para fazer isso, é bom contar com a ajuda de um profissional.
    Uma dica extra: a distância entre uma estaca e outra é de aproximadamente 2,5 metros, sendo que a cada nove estacas, é recomendado colocar uma estaca esticadora.
  3.  Preparação do terreno – antes de começar a instalar a estaca, é preciso preparar o terreno. Isso significa limpar, tirar todos os entulhos e o que mais possa atrapalhar o serviço. Com o terreno pronto, marque toda a extensão em que será colocado a estaca, utilizando uma linha de pedreiro. Isso facilitará (e muito!) na hora da instalação.
  4.  Delimite os espaços – agora é hora de marcar corretamente onde cada estaca será colocada, respeitando a distância de 2,5 metros entre eles.
  5.  Faça os buracos – a estaca precisa ser colocado a uma profundidade de aproximadamente 50 centímetros do solo. Cuide para que todos os buracos tenha essa profundidade.
  6.  Coloque as estacas nos buracos – com os buracos feitos, é hora de colocar as estacas, tomando o máximo de cuidado para que elas não fiquem tortas e desniveladas.
  7.  Arame tensor – com as estacas já colocadas e fixadas, estique o arame tensor, junto com as catracas.

Leia Também: [ Estacas de concreto protendida para cerca: Conheça essa solução! ]

E agora você já tem a sua estaca de concreto instalada! Seguindo os passos corretamente e claro, contando com a ajuda de um profissional, a sua cerca está pronta para garantir segurança para a sua propriedade.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte