Como instalar cercas com estacas de concreto

As estacas de concreto surgiram para revolucionar o que diz respeito ao cercamento das propriedades rurais, oferecendo muito mais praticidade e segurança aos proprietários.

Nesse sentido, nós sabemos que uma das principais preocupações de quem está construindo ou já construiu uma propriedade rural, é o tipo de cercamento que deve ser utilizado para limitar e fechar o seu espaço.

Antigamente, os fazendeiros costumavam utilizar a madeira para fazer o mourão, que é o nome dado às estacas que servem de cerca para um determinado espaço. Entretanto, a madeira acabava se tornando um material perecível. Ou seja, com o passar do tempo e por ficar exposta ao sol e à chuva, acabava apresentando falhas, o que levava à sua substituição.

Com isso, o trabalho era frequente, pois de tempo em tempo era necessário fazer a manutenção da cerca.

Desse modo, junto com o desenvolvimento da indústria, surgiu também uma nova opção de cercamento: as estacas de concreto.

Afinal, o que são as estacas de concreto?

As estacas de concreto são um conjunto de peças pré-moldadas fabricadas em concreto. Elas têm a finalidade de servir como estacas para cercar um determinado espaço.

Dessa forma, na maioria das vezes, são utilizadas em propriedades rurais, mas podem ser facilmente instaladas em outros terrenos, como, por exemplo, na construção de um canil.

Retorno à história: quando surgiu esse tipo de cerca?

Segundo pesquisamos, estima-se que as estacas cravadas no chão surgiram em meados do século 4 a. C.

Essa citação ocorreu em um manuscrito de Heródoto, um grego que viajava pelo mundo. Ressaltamos que esses itens também eram usados em diversas obras dos povos gregos e romanos, ainda nessa época.

Contudo, as estacas de concreto como conhecemos hoje, tiveram sua primeira aparição no Brasil só na década de 20. Mais precisamente em 1926.

Dessa forma, elas foram colocadas no hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro. Desde então, esses itens ganharam espaço no país e em todo o mundo. Isso porque as estacas feitas de concreto são muito resistentes, seguras e possuem diversos outros benefícios.

Quer saber mais sobre isso? Continue acompanhando a leitura!

Vantagens de utilizar estaca de concreto:

Agora que você já sabe do que se trata, fique por dentro de algumas vantagens que esse material oferece. Confira:

  • Primeiramente, por se tratar de concreto, a estaca acaba sendo muito mais resistente, apresentando maior durabilidade em relação ao mourão de madeira;
  • Além disso, o custo acaba sendo também menor, pois o seu preço é acessível e como não será necessário trocar toda a estrutura frequentemente, a economia é de curto, médio e longo prazo;
  • Bem como, esse produto é de fácil instalação e ainda pode ser reutilizado em outros terrenos;
  • Ademais, ele garante um visual muito mais atraente à sua propriedade;
  • Também precisamos ressaltar que esse tipo de instalação é mais fácil de controlar, no sentido de consumo de materiais. Afinal, a sua fabricação ocorre em ambiente controlado;
  • Além disso, as estacas de concreto possuem excelente impermeabilidade. Desse modo, não ocorre a existência de bolhas de ar nas estacas que você vai inserir na sua propriedade;
  • Atualmente, estimamos que o uso dessas estacas evita falhas no fuste da cerca.

Como instalar as estacas de concreto

Por fim, chegamos na parte principal que é como instalar corretamente as estacas de concreto. Veja a seguir, um passo a passo para não cometer erros!

Escolha o tipo de estaca

Existem diferentes tipos de estacas, a saber: estaca de concreto curvo, estaca de concreto reto e estaca de concreto esticador. Você precisa analisar o seu terreno e escolher o que melhor se adapta a ele.

Calcule a quantidade

Depois de escolher o tipo de estaca que irá utilizar, você deverá fazer o cálculo da quantidade que será necessária para cercar todo o terreno. Para fazer isso, é bom contar com a ajuda de um profissional qualificado.

Uma dica extra

A distância ideal entre uma estaca e outra é de aproximadamente 2,5 metros, sendo que a cada nove estacas, recomendamos colocar uma estaca esticadora. Desse modo, você terá uma cerca segura e estável, combinado?

Preparação do terreno

Antes de começar a instalar as estacas, é preciso preparar o terreno. Isso significa limpar, tirar todos os entulhos e o que mais possa atrapalhar o serviço.

Assim, com o terreno pronto, marque toda a extensão onde você vai inserir as suas estacas. Para isso, recomendamos utilizar uma linha de pedreiro. Isso facilitará (e muito!) na hora da instalação.

Delimite os espaços

Agora é hora de marcar corretamente onde você cai colocar cada estaca de concreto. Sempre respeitando a distância de 2,5 metros entre elas.

Faça os buracos

Sob o mesmo ponto de vista, coloque cada estaca de concreto a uma profundidade de aproximadamente 50 centímetros do solo. Então, cuide para que todos os buracos tenham essa profundidade.

Coloque as estacas nos buracos

Em seguida, com os buracos feitos, é hora de colocar as estacas, tomando o máximo de cuidado para que elas não fiquem tortas e desniveladas.

Arame tensor

Com as estacas já colocadas e fixadas, estique o arame tensor, junto com as catracas. Pronto! A sua propriedade estará com as estacas firmes, seguras e com uma cerca bonita!

Agora você sabe tudo sobre as estacas de concreto. Por isso, siga as nossas dicas sobre o assunto e, claro, conte com a ajuda de um profissional para garantir segurança para a sua propriedade e deixar a cerca pronta para você!

Outras Publicações

×