Como são fabricados os Tubos de Concreto?

O concreto é um dos produtos básicos necessários na indústria, principalmente quando se fala na construção civil. Ele é feito a partir de uma mistura de cimento, água, cimento, pedras britadas, areia, além de alguns outros materiais aditivos.

O concreto se popularizou há poucas décadas, demonstrando ser muito mais eficiente que a madeira (que até então era muito utilizada para finalidades parecidas), e resistente.

Além disso, esse produto se popularizou não apenas pela qualidade e longevidade. A construção quando erguida com bases de concreto, é muito mais rápida e segura, se tornando número um nas construções do mundo inteiro.

Como o tubo de concreto é fabricado?

Embora aparente ser um processo complexo, você vai se surpreender como é muito simples entender o processo de fabricação desses tubos. É importante saber que existem diversos modos de confecção, mas os que diferencia é, basicamente, o método para se atingir o adensamento do concreto, principal composto dos tubos.

O adensamento é o processo no qual há consolidação dos sólidos do concreto nas varas de ferro, de modo que eles se unam perfeitamente e sem falhas. Para você entender melhor, explicaremos alguns métodos.

Processo vibratório

Nesse processo utilizam-se formas metálicas para a moldagem do tubo de concreto. Essas moldagens são criadas para suportar o período vibratório e dar suporte para a base da moldagem dos tubos.

São utilizados vibradores eletromecânicos, que são fabricados e projetados exclusivamente para a finalidade da fabricação dos tubos, que produzem efeitos vibratórios que são inseridas nas formas de moldagem.

Processo de compressão radial

Aqui, utilizam-se roletes radialmente contra as formas, onde o concreto é comprimido por êmbolos (cilindros), que em seus atos giratórios, acabam realizando o adensamento do tubo de concreto.

Processo de vibro-compressão

Nesse procedimento, busca-se uma maior qualidade no resultado do produto. É utilizada uma energia vibratória que é inserida nas formas de base dos tubos, onde ocorre o adensamento.

Após a concretagem, aplica-se a força de compressão, tornando o produto ainda mais estável e duradouro.

Processo de vibro-compressão radial (VCR)

Na VCR, ocorre uma mescla do processo vibratório e de compressão radial. A peça vai sofrer os efeitos vibratórios por um período, e depois passará pela compressão. O objetivo aqui é fazer o tubo ser submetido aos dois procedimentos no mesmo processo de fabricação.

Processo de centrifugação

E, por último, tem a centrifugação. Utiliza-se a força de vária centrífugas, que são colocadas nas peças através de um procedimento de rotação das bases metálicas dos tubos. A centrifugação permite um bom adensamento do concreto.

Você também pode se interessar: Manilhas de Concreto 

Onde os tubos de concreto são necessários?

Falamos muito do processo de fabricação desse produto, mas é importante também entender a sua finalidade.

O tubo de concreto é, atualmente, necessário para o saneamento básico ao redor do mundo. Ele é utilizado na construção de tubulações subterrâneas para que ocorra o transporte de água potável, água pluvial, drenagem e transição de resíduos do esgoto, além de servir na construção de fossas e poços.

A necessidade da utilização de tubos vai muito além da construção em si. Ele ajuda a evitar, a título de exemplo, que os resíduos sólidos vindos do esgoto hospitalar entre em contato com o solo e o contamine, prejudicando não só o meio ambiente, mas como, também, as pessoas que residem pela localidade.

Além disso, sem as tubulações construídas com o tubo de concreto, a água potável que chega na sua casa poderia ser contaminada no caminho até a torneira, podendo acarretar em problemas sérios à saúde.

Ou seja, os tubos de concreto são essenciais para o saneamento básico de uma sociedade centralizada e moderna.

Quais os tubos de concreto mais utilizados no mercado?

Pode parecer uma pergunta simples de ser respondida, mas não é.

O que torna um tubo de concreto eficiente, é a escolha a partir da finalidade para qual ele será utilizado. A fabricação dos tubos precisa ter um diâmetro nominal interno a partir do 200 até o 1.500, com algumas alterações, conforme estabelecido pela Norma ABNT NBR.

Para se pensar na classificação quanto à estrutura, se vai utilizada um tubo simples, armada, com reforço de aço em barra ou em fibra, e até mesmo o tipo de encaixe, é necessário se observar qual tipo de obra será executada.

Entre em contato conosco. 

É importante entender que um produto de qualidade é essencial para a construção de boas tubulações e galerias. Não deixe de procurar as melhores lojas do mercado que tenham produtos que atendem a sua necessidade.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte