(63) 3411-2100

Matriz / Araguaína-TO

(99) 3524-7373

Filial / Imperatriz-MA

Concreto usinado: 4 cuidados importantes

 

O propósito desse artigo é esclarecer o leitor acerca dos cuidados com concreto usinado, visando transformar essa alternativa em valor agregado à obra.

Antes, porém, de falarmos sobre os cuidados com concreto usinado, cabe estabelecermos aqui o que é o concreto usinado e quais são as diferenças e vantagens em relação ao concreto comum.

Para que as diferenças e vantagens fiquem claras, o primeiro passo é entender que a mistura dos elementos é essencial para que se produza um concreto de qualidade, assim como há outros fatores que trataremos aqui.

O concreto é o produto da mistura de água, pedra, cimento, areia e aditivos químicos. Esse produto é uma espécie de rocha artificial, altamente resistente e rígida, o que o torna essencial na produção de estruturas fortes e seguras nas construções.

Sendo assim, a qualidade do concreto é essencial para produzir um bom resultado, mas não é esse o único aspecto.

Quando se estabelece um projeto de engenharia, há variáveis e indicadores de resultado que precisam ser considerados, como custo, agilidade e qualidade dos processos.

Cuidados com concreto usinadoVantagens do concreto usinado em relação ao concreto comum:

É a partir dessas variáveis e indicadores que se deve estabelecer uma comparação entre o concreto usinado e o concreto comum.

Não há dúvidas de que o concreto usinado é extremamente mais recomendável, por uma série de fatores:

  1. Ganho de espaço e organização – O primeiro benefício decorrente do uso do concreto usinado é a minimização do espaço necessário para a atividade e a possibilidade de conferir maior organização aos processos, já que, ao contrário do concreto comum, não é produzido no local da obra, suprimindo a necessidade de armazenagem de materiais necessários à sua confecção.
  2. Ganho de tempo – Suprimir a produção local do concreto faz com que a mão de obra seja empregada na atividade fim, que é a construção, propriamente dita. Basta ter um bom controle do fluxo de pedidos para que a obra não atrase.
  3. Qualidade e segurança – O concreto produzido industrialmente obedece a requisitos de qualidade do produtor, que tem todo interesse em manter a reputação de seu produto. O cuidado com o processamento do material, por si só, já é uma garantia para o construtor, mas, além disso, é a fábrica quem se responsabiliza pelo desempenho do material entregue, uma garantia importante para o construtor.
  4. Menos custo – Uma obra mais ágil implica menor custo, seja com mão de obra ou com despesas diretas e indiretas no canteiro. Além disso, suprime-se o custo com o desperdício de materiais, tão comum em obras.

É bem verdade que, por entregar tantos benefícios, o concreto usinado pode representar um preço maior no quesito “material”. No entanto, é preciso levar em conta nessa equação, além das economias do parágrafo anterior, os possíveis custos decorrentes do não uso dessa solução, como os custos com descarte, atraso da obra, horas-homem, atrasos, etc.

Cuidados com concreto usinado que precisam ser levados em conta

Para que a escolha dessa solução traga os melhores resultados, é preciso levar em conta os cuidados com concreto usinado que precisam estar presentes.

Falaremos deles em quatro tópicos:

  1. Logística – Entre os cuidados com concreto usinado que você precisa tomar, esse é a base do sucesso de todos os outros. Em primeiro lugar, é preciso estabelecer uma cadeia de fornecedores segura, que garanta vantagem em preço, qualidade, condições de pagamento e tempo de entrega. Outro ponto importante é planejar a recepção do material, facilitando a entrada dos caminhões betoneiras no canteiro e a recepção do concreto nas formas. As marcações já devem estar prontas, enquanto as formas devem estar armadas e bem limpas.
    Outro ponto vital é o planejamento das quantidades necessárias para que haja antecedência segura nos pedidos, evitando paralisações por falta de materiais decorrentes de atraso na entrega.
  1. Controle de qualidade – Faça o controle de qualidade interno. Faça as provas e o ensaio de slump de acordo com as normas antes de liberar o material. Se o resultado dos testes não for satisfatório, não aceite o material.
  2. Conferência dos processos – Além de estabelecer parcerias com os fornecedores, vá pessoalmente às usinas para acompanhar quais são os procedimentos usados pela empresa. Compare a qualidade dos processos dos fornecedores para fazer a melhor escolha.
  3. Certificações – Na hora de escolher os fornecedores, leve em conta as certificações de qualidade obtidas pelas empresas, pois são uma garantia a mais de qualidade do material adquirido.

Esses são os principais cuidados com concreto usinado que você precisa tomar para ter a garantia de usufruir de todas as vantagens desse tipo de material sem ter perdas nas variáveis “custo” e “prazos” e a CONCRENORTE trabalha com o que há de melhor no mercado em tecnologia e controles de qualidade para oferecer o melhor produto aos seus clientes.

Quais as Principais Vantagens de Comprar Concreto da Concrenorte?

  • Qualidade testada
  •  Material de acordo com o tamanho e quantidade necessária
  • Adaptação fácil ao seu projeto
  • Uma equipe para estar ao seu lado
  • Laboratório de testes

Sim! A Concrenorte possui um laboratório de testes para garantir a qualidade do concreto entregue a você.

Veja Também: [ Entrevista com o Técnico da Concrenorte Jucivan Ferreira

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte