(63) 3411-2100

Matriz / Araguaína-TO

(99) 3524-7373

Filial / Imperatriz-MA

Confinamento de boi: quando vale a pena?

O confinamento de boi é um processo muito utilizado para fazer com que o rebanho engorde mais em menos tempo e, assim, produza carne de qualidade. No entanto, trata-se de um trabalho que deve ser feito pelo pecuário de forma minuciosa, pois é preciso fazer o manejo correto dos animais desde o nascimento até o corte. No confinamento os bois ficam isolados em currais com áreas restritas e recebem alimentos e água. Daí vem a importância de investir em opções adequadas de curral para o rebanho.

No Brasil, de modo geral, o gado é criado no pasto e cada boi engorda por dia, em média, 0,5 kg. Porém, o país também é um dos que mais consomem carne no mundo, além de ser uma referência em agronegócio e ser líder na exportação de carne bovina. Por isso mesmo, o confinamento de boi é necessário para que o rebanho engorde mais em menos tempo e atenda às necessidades da indústria pecuária. Afinal, no confinamento cada boi engorda por dia, em média, 1,5 kg, o triplo do que ele engordaria no pasto.

Quer saber mais sobre confinamento de boi e quanto vale a pena fazer esse processo? Confira nesse artigo todas as dicas e informações que temos para você!

Veja abaixo:

Quando vale a pena fazer o confinamento de boi?

Confinamento de boi - concrenorte pré moldados Vale a pena fazer o confinamento do boi quando existe a necessidade da engorda do rebanho bovino e quando o pecuarista está disposto a trabalhar em um processo que exige muita dedicação, além de investimentos em currais de qualidade para o isolamento dos animais. Tenha em mente que também será preciso trabalhar todos os dias, investir em trabalhadores com experiência no confinamento bovino, acompanhamento de um médico veterinário e alimentação balanceada.

Isto é, o confinamento de boi é um processo que vale muito a pena para pecuaristas que estão preparados para o manejo dos bois da forma correta e pretendem lucrar muito com a qualidade e quantidade de carne produzida. Da mesma forma, é uma atividade que não vale a pena se você não está disposto a trabalhar por uma lida adequada, dispor de peões preparados, investir em um curral adequado e em um veterinário de confiança para cuidar da saúde dos animais.

5 Benefícios do confinamento de gado:

1) O rebanho bovino engorda 3 vezes mais no confinamento do que no pasto;
2) Intensificação da pecuária de corte;
3) Mais facilidade para controlar a temperatura e a alimentação do gado;
4) Garantia de produção de carne em tempos de escassez;
5) Proporciona o abate em tempo reduzido, já que os bois crescem mais rápido.

Como fazer um confinamento de gado adequado?

– Analise qual deve ser o tamanho do curral para a criação restrita de bois e leve em consideração a maior produtividade por área;

– Verifique o quanto será preciso investir no projeto (poder de investimento);

– Disponha de uma equipe de trabalhadores com experiência em lidar com os bois, pois essa ainda é a melhor forma de evitar o problema do gado estressado, ataques, lesões e perda de carne bovina;

– Faça o balanceamento dos alimentos oferecidos ao rebanho bovino para a engorda;

– Evite a lida agressiva, que estressa o rebanho bovino e, consequentemente, provoca danos à qualidade da carne, além de perda de carne, lesões e ataques que ocorrem em decorrência do problema do estresse;

– Invista em um médico veterinário para evitar doenças no confinamento, já que um boi doente pode passar a doença para todo o rebanho e provocar um enorme prejuízo. O profissional também é essencial para verificar o comportamento dos animais;

– Invista em um [ saiba sobre curral pré-moldado para fazenda], anti-stress e funcional para o seu confinamento de bois, pois dessa forma os animais podem ter mais qualidade de vida e, consequentemente, irão produzir carne de qualidade em menos tempo e em maiores quantidades.

No momento de investir em currais pré-moldados para o confinamento bovino, conte com as soluções de uma empresa que é expert no que faz! Conte com os currais da Concrenorte, empresa especializada no desenvolvimento de pré-moldados que oferece a melhor relação de custo-benefício do mercado!

Esse artigo sobre confinamento de bois e seus benefícios esclareceu suas dúvidas? Então compartilhe em suas redes sociais!

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte