Confira 5 ideias de revestimento para banheiro

Confira 5 ideias de revestimento para banheiro

Se você está pensando em mudanças no ambiente e isso passa por mudar o revestimento do banheiro, deve levar em conta algumas variáveis importantes.

A maioria das pessoas são movidas por razões meramente estéticas, outras se preocupam apenas com a questão funcional. A verdade é que ambas essas variáveis devem ser levadas em consideração.

Um acabamento de banheiro que contemple de maneira formidável a estética, mas não seja funcional, pode sugerir que a próxima reforma não vai demorar muito. Por outro lado, todo mundo se sente mais confortável e aconchegado num ambiente bem decorado, não é verdade?

[ Leia também: Entenda a diferença entre cerâmica e porcelanato ]

Além da funcionalidade e da variável estética, é preciso levar em consideração fatores como preço, relação custo-benefício, durabilidade, resistência, cuidados com manutenção e limpeza.

Falaremos, abaixo, de algumas opções de revestimento e acabamento de banheiros, abordando algumas de suas características, atributos, vantagens e desvantagens.

Cerâmica

A cerâmica reúne características que a tornam uma ótima opção. O acabamento em cerâmica é o que tem um dos melhores custos, mas também uma ótima relação custo-benefício. Além de ser um material versátil, que permite uma enorme variedade de cores e formas, é altamente resistente a fungos, uma ameaça comum em ambientes com umidade. Apesar disso, não está entre os materiais que garantem maior durabilidade, principalmente em banheiros comerciais, com muito movimento.

Sem dúvida alguma, a cerâmica tem como seu maior atributo conseguir dar pessoalidade a aconchego ao ambiente. Tem alto valor estético e não é incomum ver decoradores combinando diferentes tipos de cerâmica no mesmo ambiente.

Mármores e granito

Se você pensa em combinar, no acabamento do banheiro, opulência e praticidade, vale vestí-lo da cabeça aos pés com mármores e granitos. Você vai se sentir um rei, ou uma rainha, cada vez que entrar no ambiente. O detalhe é que o custo da obra também será digno de reis e rainhas.

O ponto forte é que a manutenção e a limpeza desses materiais é bem simples. São resistentes à abrasão e à agressão de substâncias químicas.

A boa notícia é que você não precisa ter um banheiro todo revestido em mármores e granitos, podendo usar esse material mais nobre como acabamento, sobretudo na pia, combinando com outros acabamentos, como o porcelanato, que pode ser neutro e ajudar a valorizar os detalhes em mármore.

Porcelanato

 acabamento de banheiro - Concrenorte Pré-Moldados

Falando em porcelanato, trata-se do acabamento de banheiro mais versátil. Aliás, é versátil em qualquer situação ou finalidade. O porcelanato é um material processado, fruto da mistura da argila com outras matérias primas.

Trata-se de um material bastante resistente aos desgastes físicos e à abrasão. Seus principais atributos são a durabilidade e a versatilidade, tudo isso passando longe do custo dos mármores e granito e até competindo com a cerâmica.

Quanto à versatilidade, é um material que imita outros. Ou seja, é você ter a sua ideia de banheiro e possivelmente vai resolvê-la toda com o porcelanato, inclusive combinando abordagens estéticas diferentes.

Ladrilho hidráulico

Essa é uma opção bem interessante para quem está disposto a gastar cifras robustas na reforma do banheiro. Como são peças feitas artesanalmente, acabam se tornando muito caras. Além disso, é necessário a utilização de impermeabilizantes nesse tipo de revestimento, de modo a manter a vivacidade das cores.

A grande vantagem é que deixa o banheiro super aconchegante e com aspecto exclusivo. As padronagens são peculiares, e o processo de fabricação une cimento, pigmentos e pó de mármore.

Pastilhas

As pastilhas são tradicionais e estão bastante relacionadas com a funcionalidade, já que são antifúngicas e antiderrapantes, logo, tem tudo a ver com banheiros.

O prolema para esse tipo de acabamento de banheiro pode ser a limpeza, devido ao número muito maior de rejuntes, mas vale a pena o trabalho a mais.

Há uma variedade enorme de pastilhas no mercado, que podem ser em vidro, porcelana ou metálicas

Combinar revestimentos

Uma outra opção para usar como acabamento de banheiro é o vinil, que, além de não ser um material caro, propicia soluções coloridas e exclusivas.

O problema do vinil é que não pode ter contato com água, logo, não pode ser aplicado em todas as partes do banheiro, o que implica levar em conta a possibilidade de combinar revestimentos. Tudo é questão de planejar todos aqueles fatores que abordamos lá no início e fazer uma coisa que seja exclusivamente sua.

Outras Publicações

×