Descubra como calcular o peso do boi sem balança 

Já pensou em como calcular o peso do boi corretamente e sem precisar de balança? Primeiramente, todos sabemos que a pecuária é um negócio. Como tal, exige que o produtor mantenha uma série de controles.

Nesse sentido, são esses controles que vão garantir a saúde financeira do negócio. Assim, fatores como controle de custos, potencial de receitas, abastecimento de insumos, equipamentos, rações e outros tantos influenciam na lucratividade.

Ou seja, se não houver o devido controle, as consequências podem ser desagradáveis. Desse modo, um dos controles essenciais para o pecuarista é o peso dos animais, uma vez que está relacionado a essa variável o seu preço no mercado. 

Portanto, ficar de olho no peso dos animais é essencial para uma série de procedimentos relacionados à alimentação, saúde, preço e estimativas financeiras com base no futuro abate e na venda para frigoríficos ou revenda para outro produtor. É com base no peso que o produtor pode controlar o rendimento, ganho de peso e desempenho da dieta, além da geração de índices zootécnicos.

Todavia, o problema é que para muitos pecuaristas o custo das balanças é tão inviável quanto a movimentação dos animais com essa finalidade. Pensando nisso, elaboramos uma matéria completa sobre como calcular o peso do boi sem balança e da forma mais assertiva possível. Confira e tenha uma excelente leitura!

Afinal, como eu posso calcular o peso do boi sem balança?

Antes de mais nada, saiba que é totalmente viável calcular o peso do boi sem balança. Entretanto, também é necessário contar com esse equipamento para determinadas situações específicas na sua propriedade.

Dessa forma, iremos te ensinar a fazer o cálculo de duas formas. Porém, avalie a possibilidade de adquirir uma balança para a sua criação, combinado?

Acompanhe a leitura e entenda mais sobre o tema agora!

Você pode calcular o peso do boi com uma fita métrica 

calcular o peso do boi

 

Para calcular o peso do boi, primeiramente, deve-se medir o perímetro torácico do animal, vulgarmente chamado de “sovaco” da frente. A fita métrica ou a trena deve ser colocada ao redor do peito, sem deixá-la frouxa ou esticar excessivamente. Obtida a medida, ela deve ser multiplicada por 2,8.

Desse modo, o resultado dessa operação é o peso do animal em quilogramas. Esse índice de 2,8 é obtido através de estatísticas com base na comparação das medidas obtidas com o peso da balança no mesmo animal. Esse número pode variar de acordo com diversas variáveis, como:

  • Sexo;
  • Se é animal leiteiro ou de corte;
  • O estágio de vida;
  • Raça;
  • Dentre outros aspectos.

Por exemplo, se um animal tem 200 centímetros de perímetro torácico, seu peso é 200 x 2,8 = 560 kg. Para converter para arroba, basta dividir, no caso do boi, por 30. Nesse caso, o boi tem 18,7 arrobas, lembrando que esse já é o peso do frigorífico.

Vale a pena ressaltar, que para realizar a pesagem com fita métrica é fundamental que o animal esteja apoiado nas quatro patas e que o solo seja plano. Esse é o método mais generalista para calcular peso do boi e não leva em conta aspectos importantes, como o comprimento e a altura do animal, o sexo, que influencia na relação peso x altura x comprimento e os fatores que compõem e influenciam no peso, como massa muscular e gordura, além da idade.

Por isso, há métodos mais sofisticados para calcular peso do boi, como a fórmula de Quetelet e a fórmula de Mathiewitch, que levam em conta o comprimento do corpo e, no caso do método de Mathiewitch, a circunferência da região do ventre. Entenda mais essas fórmulas com nosso tópico a seguir.

Aplicativo que calcula o peso do animal

Conforme comentamos acima, as fórmulas mais sofisticadas implicam cálculos mais complexos. É onde entra a tecnologia. 

Nesse sentido, o mercado já disponibiliza aplicativos capazes de calcular o peso em quilogramas e arrobas do boi. Basta tirar as medidas e alimentar o sistema, que, com base nas métricas armazenadas, fornece a resposta automaticamente.

Dessa forma, sem dúvida alguma, a novidade será um ganho enorme nos quesitos tempo e precisão. Já existe sistema, inclusive, que armazena esse e outros dados, possibilitando ter acesso rápido e prático ao histórico e evolução dos animais. A melhor parte é que você pode baixar esses aplicativos gratuitamente no seu smartphone. Os apps calculam com precisão o preço e valor do animal, já tendo como base uma série de dados armazenados sobre o mercado de corte.

Afinal, é bom ter uma balança de gado na propriedade?

De antemão, saiba que mesmo seguindo as nossas dicas para calcular o peso do boi sem balança, contar com esse equipamento é bom.

Afinal, ele será bastante útil em diversos momentos da sua lida com os animais, tais como:

  • Na hora de fechar o gado para realizar a aplicação de vacinas;
  • Bem como, sempre que for necessário ministrar vermífugos;
  • Ainda em outras atividades comuns na criação de animais.

Em resumo, siga as nossas dicas de aplicativos e/ou da fita métrica no dia-a-dia. Contudo, para realizar ações mais eficazes como citamos acima, é bom contar com uma balança.

Quando eu devo pesar o meu gado?

Sob o mesmo ponto de vista, é preciso ter atenção sobre o dia/hora da pesagem dos animais. Nesse sentido, recomendamos que você sempre pese o gado em dias sem chuva e com baixa umidade.

Desse modo, os dias de tempo firme são os melhores para a pesagem de gado. Isso porque em dias úmidos, o couro do animal absorve boa parte da umidade. Assim, essa retenção de líquidos pode gerar variação no peso final que você vai ver na balança.

Além disso, a lama nos cascos e no corpo dos animais impacta diretamente no peso deles. Afinal, você vai ver um número bem diferente do peso real do gado, pois ele estará com detritos no corpo.

Portanto, opte sempre pela pesagem em dias de sol e tempo seco, combinado?

Curtiu a matéria sobre como calcular o peso do boi sem balança? Acompanhe a nossa página no Facebook e fique sempre de olho nas nossas postagens! Conte sempre conosco para se manter informado!

Outras Publicações

×