Dicas de decoração: Como combinar o piso do chão com o da parede

Ao planejar a decoração de um ambiente, escolher o piso e revestimento é uma das etapas mais importantes neste processo, afinal esses elementos são fundamentais para garantir a harmonia visual e o conforto do espaço que está construindo ou reformando. 

Neste artigo, você encontrará dicas para combinar o piso do chão com o da parede de forma eficiente e elegante, sem muito esforço e boas dicas para arrasar na decoração! 

Entenda qual a diferença entre pisos e revestimentos

Antes de começar a escolher os materiais, é importante entender a diferença entre piso e revestimento, o piso é a superfície que cobre o chão, enquanto o revestimento é aplicado nas paredes e outras superfícies verticais, e feitos de materiais como cerâmica, porcelanato, madeira, pedra, entre outros.

Como combinar o piso do chão com o da parede? 

Escolha cores versáteis para o piso

Embora não exista uma cor de piso que combine com tudo, algumas cores são mais versáteis e fáceis de combinar do que outras, assim como o cinza,  uma cor neutra que pode ser combinada com diversas cores de parede e móveis, e o branco, uma opção clássica e elegante, mas exige cuidados rígidos com limpeza.

Harmonize a parede com o chão bege

Não é obrigatório, porém o chão da cor bege é uma escolha popular por ser neutro e fácil de combinar com alguns tons de parede, e principalmente para harmonizar a parede com o chão bege, é possível utilizar cores como branco, cinza-claro, verde-água ou tons pastel, criando um ambiente neutro com cores suaves. 

Considere textura, tamanho e acabamento dos materiais

Além da cor, é importante considerar outros elementos na hora de combinar o piso e revestimento, onde a textura, o tamanho e o acabamento dos materiais também influenciam na harmonia visual do ambiente, opte por  materiais que conversem entre si e que transmitam a sensação desejada para o espaço.

Quais fatores considerar antes de pintar a parede para combinar com o piso? 

Considere o estilo do ambiente/estilo que deseja transparecer: Para espaços mais modernos, por exemplo, materiais como porcelanato e cimento queimado são boas ideias, para ambientes mais clássicos, a madeira e a cerâmica são perfeitas. 

Pense na durabilidade dos materiais: Indo além da estética, é importante considerar a durabilidade dos materiais, o porcelanato e cerâmica são bastante resistentes e fáceis de limpar, enquanto a madeira exige mais cuidados e manutenção. 

Considere a possibilidade de criar contrastes: Outro fator importante que deve ser considerado antes de pintar a parede, é através do piso do chão, e principalmente se os materiais casam entre si, por exemplo, uma parede de tijolinhos é perfeita com um piso de madeira ou porcelanato, deixando um ambiente super moderno. 

Reforme & Decore: combine piso e parede sem muito esforço

Ao seguir essas dicas de decoração, você poderá combinar o piso do chão com o da parede e soltar a criatividade! 

Como vimos no artigo, lembre-se de considerar a diferença entre pisos e revestimentos, escolher cores versáteis para o piso, harmonizar a parede com o chão bege e considerar textura, tamanho e acabamento dos materiais. Com essas informações em mente, você poderá criar um ambiente harmônico e aconchegante sem muito trabalho. 

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhá-lo com aquele amigo(a) que não dispensa uma boa reforma e decoração? 

 

Outras Publicações

×