Dicionário do pedreiro II

Sejam todos muito bem-vindos à segunda parte do nosso dicionário de expressões, gírias e falas comuns do mundo da construção. 

Para quem viu a primeira parte, sabe que chegamos até a letra E, hoje vamos explorar mais desse vocabulário tão rico. 

Quer ler a parte I antes de começar a leitura deste post? Clique aqui.

Dicionário do Pedreiro II

Emassar

É uma etapa onde se aplica massa para deixar a parede uniforme para aplicar a pintura. É utilizada, geralmente, a massa acrílica ou a corrida. 

Emassar é a mesma coisa que Rebocar Parede? Sim! Ao emassar a parede, você a está deixando nivelada e uniforme para aplicação da pintura.

Giz de Linha 

Não é somente nas escolas que existe o “giz”. No mundo das construções, o giz de linha é utilizado para demarcar a superfície onde o pedreiro precisa atuar. Esse equipamento garante precisão na marcação, o que evita muitos erros.

 

Trolha

É o nome dado à colher de pedreiro, e também em algumas regiões denomina o assistente de pedreiro. Aquele que é subordinado ao pedreiro chefe.

Esse nome também tem um significado na maçonaria pois é o nome de um objeto que representa algo para eles. Esse objeto é muito parecido com a colher de pedreiro que conhecemos. 

Nomes curiosos na Construção Civil:

  1. Cabelo de Anjo: é o nome dado para um rolo com textura. Ele deixa uma leve textura na parede e ainda é fácil de manusear e aplicar o produto.
  2. Empena Cega: É o nome dado para paredes que não têm acesso a nenhuma luz solar ou passagens para ventilar o ambiente. 
  3. Pé-direito: Já ouviu essa expressão e nunca entendeu direito? Então, esse nome significa a altura completa entre o teto e o chão. A medida padrão dessa altura é de 2,70m. 

Gostou dessa nossa lista? Em breve traremos mais nomes curiosos e expressões do mundo da construção, fiquem atentos em nosso site.

Outras Publicações

×