(63) 3411-2100

Matriz / Araguaína-TO

(63) 3014-3215

Filial / Palmas-TO

(99) 3524-7373

Filial / Imperatriz-MA

Entenda tudo sobre o gado Nelore

A raça de gado Nelore é a mais popular no Brasil. Cerca de 80% da produção de carne do país vem da Nelore, e sendo o Tocantins uma das referências nacionais na produção de carne bovina, separamos algumas curiosidades sobre essa raça para vocês.

Origem

A raça Nelore provém da raça Ongole, que é de origem indiana. Esse gado costumar ter pelagem branca a pele preta, e tem como forte característica uma grande resistência ao calor, por isso acabou se adaptando bem nas terras brasileiras.
Uma grande curiosidade é que, embora pareça ser uma raça “nova”, ela existe desde os tempos antigos, bem antes do nascimento de Cristo. Foi importada para o Brasil no final do século XVIII, e como o nosso pasto é fértil, e a raça Nelore possui uma incrível capacidade de resistência, acabou se tornando o gado de corte mais comum do país.

Popularidade

Hoje, já se sabe que mais de 80% do rebanho total do Brasil, é de origem Nelore. Isso se deve ao fato de que a raça é perfeita para o corte além de servir como base para cruzamento de gados.
O Nelore possui uma capacidade de sobrevivência superior à muitas outras raças, e por se adaptar bem às mudanças climáticas, consegue se manter vivo e saudável mesmo em tempos difíceis.
Não é difícil perceber o quão importante esse gado se tornou para a agropecuária do país, certo?

Produção de leite

Ao contrário do que muitos podem pensar, existe um cruzamento dos Nelore que servem para a produção de leite. São conhecidos como Nelore Golias, e chegam a produzir um leite com 35% a mais de proteína massiva do que as raças Girolando e Holandês.
No entanto, os Nelore ainda não são a raça mais indicada para produção extensiva de leite, sendo as outras duas raças citadas muito mais propícias para essa finalidade.
Então, se a sua intenção for produzir leite, talvez os Nelore não seja a opção mais lucrativa.

Como manter a saúde dos bovinos?
Agora que você conheceu um pouquinho sobre a história do Nelore, separamos algumas dicas simples e super práticas para te ajudar a manter a saúde do seu rebanho, vamos conferir?

1. Pasto de qualidade

Reservar pastos de boa qualidade é essencial para manter a saúde dos animais. A boa prática de manejo é primordial para que os bovinos tenham um bom ciclo de alimentação.

2. Vacinação

As vacinas mais populares são as de brucelose (infecção bacteriana), raiva e aftosa. A vacinação varia de acordo com o sexo e idade dos animais, então é sempre bom seguir à risca as recomendações do veterinário.
A vacinação não é algo que se pode deixar de lado, nunca. Então não esqueça de procurar um bom profissional para te auxiliar nisso.

3. Boa hidratação

Você sabia que o gado de corte ingere, em média, 50 litros de água por dia? Caso não ocorra uma boa hidratação, o animal pode desidratar, e com o passar dos dias, perder peso, o que claramente não é algo que o produtor quer, certo?
Hoje já se sabe que não é bom dar água de lagos e córregos para o rebanho, pois a água pode estar suja e contaminada, além de toda a questão ambiental.
Uma boa solução para esse problema é a instalação apropriada de bebedouros na proporção ideal para seus animais. Os bebedouros de concreto são os mais indicados, pois não acumulam bactérias, exigem pouquíssimas manutenções e se não se deterioram com facilidade.

4. Curral adequado

O curral não é só um local onde o rebanho descansa, hoje o mercado oferece inúmeros modelos de curral para bovinos de acordo com a necessidade exigida.
Os currais são necessários para melhorar o manejo do gado, além de oferecer toda a segurança que precisam. Os animais tendem a ficar estressados e ansiosos quando estão confinados, e para isso já existem tipos de currais antiestresse para aliviar a tensão acumulada.
Sem sombra de dúvidas, os melhores currais apresentados no mercado, são do de concreto pré-moldado. Eles são feitos a partir de um projeto específico e fabricados de acordo com a necessidade de cada fazenda e rebanho.
É importante lembrar que os currais tradicionais, feitos de madeira, além de demandarem inúmeras manutenções, podem acabar machucando os bichos por se deteriorar com facilidade, o que não acontece com os de concreto.

Faça a checklist: Concreto para a fazenda 

Conclusão

O Nelore dominou o mercado de gado de corte há décadas, e dificilmente alguma outra raça tomará o lugar dele. Se você seguir essas dicas básicas, porém certeiras, com certeza terá um rebanho saudável e agradável.
Você já procurou saber mais sobre o concreto pré-moldado e os inúmeros benefícios dele para a sua fazenda? Venha conversar conosco através do chat de atendimento, será um grande prazer te ajudar nessa jornada de descoberta.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte