Guia da Fazenda, parte 1

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

Se você deseja saber o que é uma fazenda e ter mais detalhes sobre este tipo de propriedade, acompanhe a matéria de hoje!

Atualmente, é cada vez mais comum que as pessoas procurem novas moradias no decorrer de suas vidas (principalmente após anos de trabalho intenso).

Afinal, a vida na cidade é muito cansativa e estressante. Nesse sentido, comumente, depois de uma certa estabilidade financeira, muitos brasileiros procuram sítios, chácaras ou até mesmo fazendas para viverem. 

Mas afinal, o que é e como funciona uma fazenda? Será que é possível aliar a praticidade da vida urbana com o sossego de uma vida no interior?

Para saber mais sobre o tema, acompanhe o post abaixo e confira nossa primeira parte de um Guia especial sobre o assunto! Tenha uma ótima leitura!

O que é fazenda?

Antes de mais nada, saiba que a fazenda nada mais é que uma área de terra superior a 40 alqueires (cada alqueire possui cerca de 2,40 hectares).

Bem como, cada hectare corresponde respectivamente a 10.000 metros quadrados. Em resumo, este tipo de localidade é considerada maior em relação a outras moradias rurais como sítios.

Ademais, as fazendas também são propriedades rurais com algumas finalidades muito específicas de que discorreremos abaixo. Continue conosco e acompanhe.

Finalidades das fazendas

Primeiramente, é comum que haja nesse tipo de local a prática da pecuária, piscicultura e até mesmo da agricultura.

Assim sendo, é muito comum que além da casa da fazenda haja ainda outras estruturas que você verá abaixo. Aprenda mais sobre o tema!

Estruturas comuns de encontrarmos nesses locais 

Normalmente, nas fazendas existem grandes áreas para práticas da agricultura e também algumas estruturas específicas.

Como para a criação de peixes ou de outros animais, bem como, para a criação e confinamento de gado. 

Desse modo, é possível que uma fazenda tenha milhares de hectares. Ou seja, que seja uma propriedade imensa e com terras a perder de vista.

Como funciona a regulamentação?

Para ter um imóvel rural, saiba que é imprescindível que você possua um documento que comprove a sua posse do imóvel. Ou seja, a escritura no seu nome ou, pelo menos, um contrato de compra e venda devidamente assinado. 

Ademais, é necessário entrar com um pedido de registro de produtor rural ou até mesmo ter um CNPJ para esse tipo de atividade.

Além disso, é importante possuir os seguintes documentos para legalizar a sua área rural:

  • Matrícula do imóvel atualizada;
  • Comprovante de endereço;
  • CPF e RG do proprietário;
  • CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural);
  • ITR (Imposto Territorial Rural).

Entenda mais sobre a comunicação e proteção desse tipo de local

Depois de saber o que é e qual é a finalidade de uma fazenda, entenda que ao mudar para este tipo de localidade, é imprescindível que você invista tanto na comunicação com o ambiente externo, como também na proteção da sua propriedade e da sua família. 

Nesse sentido, é importante que você tenha uma boa cerca de concreto no local. Assim, isso vai garantir segurança para você e também para os animais da área. 

Ademais, você deve adquirir uma propriedade que tenha água em abundância. Desse modo, você evitará problemas tanto no dia a dia como também em períodos de seca da região.

Sob o mesmo ponto de vista, recomenda-se que você tenha internet via rádio. Afinal, atualmente não dá mais para viver sem internet e acesso aos meios de comunicação, não é mesmo? 

Além disso, verifique as condições das pontes e vias de acesso da sua propriedade. Dessa forma, isso vai garantir que as pessoas consigam te visitar, bem como, para que você consiga se locomover sem grandes transtornos. 

Por fim, mas não menos importante, invista em iluminação e também em sensores de presença e até mesmo alarmes. 

Afinal, isso vai gerar mais segurança para você e o local onde vive. Não se esqueça de sempre garantir que os animais tenham condições corretas e adequadas nas instalações como galinheiros, currais e bons bebedouros.

Em síntese, cuide para que tudo esteja nos conformes para saúde dos bichos e também para que você esteja dentro da legislação que visa o bem-estar animal.

Como unir a tranquilidade do interior com a praticidade da cidade

Tomando todos os cuidados de que citamos acima, você poderá viver tranquilamente em uma propriedade rural.

Bem como, poderá usufruir de deliciosos momentos com a família e até mesmo fazer desse local um novo meio de ganhar dinheiro e prosperar!

Gostou do nosso artigo Guia da Fazenda parte 1? Saiba que em breve postaremos aqui no site a parte 2 em que você lerá mais sobre o assunto. Ative as notificações do nosso portal!

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte

×