(63) 3411-2100

Matriz / Araguaína-TO

(99) 3524-7373

Filial / Imperatriz-MA

Manejo nutricional de bovinos: confira nossas dicas

Manejo nutricional de bovinos: confira nossas dicas

O manejo nutricional de bovinos, especialmente em rebanhos de corte, tem uma influência na criação dos animais. Mais adiante, esse aspecto reflete na rentabilidade do gado e, portanto, requer atenção. Um pecuarista que visa ser bem-sucedido deve estar familiarizado com os conceitos fundamentais da alimentação de bovídeos. Em adição, é válido contar com a supervisão de profissional capacitando e de confiança durante o processo.

A alimentação representa uma das despesas mais significativas da produção de gado, o que só reforça a importância de direcionar corretamente os seus recursos. Segundo levantamento de especialistas, a nutrição pode corresponder de 30% a 40% do custo total nos modelos extensivos, chegando a superar 90% nos modelos intensivos de engorda (confinamentos). Portanto, é sempre válido conhecer e se atualizar acerca das ferramentas de para garantir maior eficiência.

Com o uso racional das técnicas os seus clientes também se beneficiam, já que há um aumento notável na qualidade do produto.

No presente artigo, apresentaremos algumas dicas para auxiliar você no manejo nutricional de bovinos. Veja mais a seguir!manejo nutricional de bovinos

Comece por um planejamento adequado à sua demanda

O primeiro passo para encontrar o manejo nutricional de bovinos ideal para cada caso é a partir de uma análise extensa de determinados critérios. Ou seja, trata-se de algo que requer um plano de ação. Cabe ao responsável conhecer bem a propriedade onde os animais estão e na sequência elaborar um sistema alimentar para as distintas fases de desenvolvimento, que são cria, recria e engorda.

Nessa etapa inicial, os elementos a ser observados são:

  • Condições atuais na fazenda: equipamentos, insumos, instalações, capacidade da mão de obra disponível e a genética do gado;
  • Situação do mercado: preço das matérias-primas, valor da arroba, gasto com a reposição;
  • Performance almejada: taxas de eficácia reprodutiva e ganho de peso.

Os dados recolhidos servem para montar uma estratégia que contribua para o fortalecimento do rebanho. A decisão depende da facilidade de se encontrar os artigos para manejo, bem como do orçamento acessível.

Não se esqueça de fornecer água suficiente para os animais!

Da mesma maneira que água é indispensável para a sobrevivência dos seres humanos, ela tem suma importância para a gestão de rebanhos de corte. Aqui, o objetivo é evitar uma série de disfunções metabólicas que a desidratação pode causar. Em quadros mais extremos, a falta de água inclusive leva à morte dos espécimes.

Invista em suplementação energética e de proteínas

O pasto é a fonte principal de nutrientes para qualquer tipo de gado. Porém, em determinados momentos, sobretudo em períodos de seca, é preciso fazer uma suplementação enérgica e proteica dos bovinos. Isso porque a estiagem compromete tanto a qualidade quanto o volume das pastagens, comprometendo o ganho de peso e o desempenho esperado para os animais. Entre os sintomas da carência nutricional estão: deformações ósseas, anemia, raquitismo, retenção de placenta e anestro (atraso ou ausência de cio), por exemplo.

Conforme o método de criação escolhido pelo tratador, tal cuidado torna-se ainda mais imprescindível.

Indicam-se então os alimentos concentrados como solução para atender às demandas alimentícias do rebanho, com atenção especial às proteínas e aos minerais.

Observe os animais doentes

Na eventualidade de algum bovino mostrar alterações de comportamento ou aparência, realize os exames necessários. Afinal, mudanças nesses dois pontos por vezes indicam problemas na saúde do animal. Muito frequentemente o gado enfermo não se alimenta com tanta facilidade e, por consequência, ele perde espaço nos cochos para os indivíduos saudáveis. Os bovinos doentes acabam por emagrecer e tem maior dificuldade para se recuperarem. Nesse cenário, o manejo nutricional de bovinos exige uma supervisão especial.

Conte com o apoio de um especialista

O pecuarista deve ter a orientação próxima de um especialista em nutrição animal se pretende alcançar resultados efetivos. Embasado em seus conhecimentos sobre o manejo nutricional de bovinos, o técnico elabora uma dieta apropriada para as diversas raças. Ele ainda leva em consideração os fatores particulares mencionados nos tópicos anteriores.

Pode-se concluir que o manejo nutricional de bovinos é um dos pilares da pecuária de corte e merece dedicação constante. Se for bem conduzido, o procedimento assegura grandes chances de um retorno positivo. Sendo assim, ponha em prática já as nossas sugestões. Bons negócios!

“A Concrenorte tem diversas soluções nas áreas do campo, conheça nossa Linha Rural

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte