Mata burro de concreto: vale a pena?

Mata burro de concreto: vale a pena?

Os mata burros são essenciais para quem vive no campo e precisa cuidar de animais e criações, pois evitam a fuga dos animais sem a necessidade de que sejam instaladas porteiras, contribuindo assim para uma maior segurança e tranquilidade com relação ao cuidado com seus animais.

Porém, com o passar do tempo e a modernização de diferentes ferramentas, os mata burros também passaram a contar com uma opção diferente do tradicional: os mata burros de concreto. Com isso, os tradicionais mata burros de madeira ou mesmo os de ferro tem ficado cada vez mais desvalorizados e caído em desuso aos poucos.

Mas afinal, as melhorias e vantagens dos mata burros de concreto valem a pena? Confira a seguir quais são os maiores benefícios deste tipo de mata burros e como eles podem ajudar a deixar seu curral ainda melhor para cuidar de suas criações e proporcionando gastos menores de manutenção.

mata burro de concretoVantagens e benefícios do mata burro de concreto

Uma das principais vantagens do uso de mata burros de concreto está relacionada à sua durabilidade infinitamente maior com relação aos demais tipos de materiais utilizados, pois o mata burro de concreto permite uma durabilidade muito grande, sem um prazo de duração estabelecido, sendo assim uma solução definitiva, diferentemente dos demais, que necessitam de uma manutenção constante e podem apresentar um grande desgaste com o passar do tempo.

Desta forma, o mata burro de concreto já apresenta uma grande economia financeira com relação aos produzidos em ferro ou madeira, pois os gastos com manutenções serão reduzidos a zero, uma vez que o mata burro de concreto não necessita de tais cuidados após sua instalação, enquanto os demais precisam destes cuidados para que continuem sendo eficazes.

Isto se deve ao fato de que, ao contrário dos mata burros de madeira e ferro, os mata burros de concreto não sofrem com problemas como o apodrecimento ou a erosão, que afetam estes materiais ao longo do tempo e conforme ficam expostos. Assim, em qualquer tipo de ambiente, os mata burros de concreto mantêm exatamente a mesma estrutura e qualidade oferecidas no momento em que foi instalado, contribuindo assim para uma segurança muito maior com relação às criações, evitando fugas e prejuízos.

Outro benefício do mata burro de concreto diz respeito à capacidade de peso suportada por este material, que pode resistir à diversos tipos de veículos grandes de carga e transporte sem apresentar falhas e diminuindo o risco de acidentes, o que acontece com mais frequência em mata burros de madeira, por exemplo, por não suportarem um grande peso e apresentarem problemas.

Assim, a segurança oferecida pelo mata burro de concreto é a mesma a curto, médio e longo prazo, fazendo com que seja uma opção muito melhor para eliminar os riscos de acidentes com relação à passagem de veículos pesados.

Além disso, os mata burros de concreto possuem um diferencial a mais, pelo fato de poderem ser realocados em caso de mudanças na estrutura de sua fazenda ou curral. Desta forma, mesmo em casos de mudanças, não será necessário gastar novamente com um mata burro, podendo simplesmente realocar o mata burro de concreto em um novo lugar, contribuindo ainda mais para a economia proporcionada por este material.

Menor impacto ambiental

Mais do que todos os benefícios financeiros e estruturais, o mata burro de concreto possui ainda uma outra vantagem em relação aos demais: é ecologicamente melhor para o meio ambiente.

Isto porque o mata burro de concreto utiliza suas matérias primas apenas uma vez, sem precisar ser substituído ou reparado ao longo do tempo, fazendo assim com que o uso de materiais seja menor. Além disso, por não utilizar a madeira, ao contrário dos mata burros tradicionais, este tipo de mata burro evita a necessidade do corte de árvores a médio e longo prazo, sendo assim uma opção muito melhor no aspecto ambiental.

Desta forma, com todos os benefícios e vantagens estruturais, financeiros e ambientais oferecidos pelo uso do mata burro de concreto, pode-se definir que esta opção vale a pena sim, proporcionando a mesma segurança que os demais modelos, porém, com muito mais qualidade, por muito mais tempo e com gastos muito menores, evitando assim prejuízos financeiros, dores de cabeça e preocupações desnecessárias.

“A Concrenorte tem diversas soluções nas áreas do campo, conheça nossa Linha Rural

Outras Publicações

×