(63) 3411-2100

Matriz / Araguaína-TO

(99) 3524-7373

Filial / Imperatriz-MA

O que é concreto compactado a rolo?

Não é de hoje que o mercado mundial percebeu a importância do concreto em todos os tipos de edificações, tanto na zona urbana quanto rural. Mas você já ouviu falar no concreto compactado a rolo (CCR)? Hoje iremos explicar tudo sobre esse tipo de concreto.

O que é o concreto compactado a rolo?

O CCR também é conhecido como concreto rolado, ele é construído por concreto simples (consistência seca e pouco consumo de cimento), e forma a camada do pavimento. Ele possui, em média, 85 a 120kgf/cm³ de cimento, e possui boa trabalhabilidade, ou seja, manuseio seguro e eficaz. Por isso mesmo ele recebe a compactação através de rolos compressores, podendo ser aplicada vibrações ou não.

Em palavras simples, o concreto compactado a rolo é a camada de pavimento constituída através de equipamentos que causam compactação, dando a estrutura o aspecto seco e duro que é necessário para esse tipo de pavimentação.

Aprenda também: O que é Concreto Usinado? [concreto-usinado]

Como o concreto compactado a rolo é preparado?

As dosagens de cimento são muito específicas, mas no processo de produção, o produto pode ser preparado de qualquer tipo, ou seja, pode ser agregado com areia em grãos, britas (desde que não ultrapassem os 38 mm), e água. 

Tudo isso pode ser misturado de modo que o composto fique úmido o bastante para não grudar nos rolos compressores. Em alguns casos, recomenda-se a adição de aditivos como os retardadores de pega.

Assim como ocorre com os concretos convencionais, o CCR pode ser misturado nas betoneiras. No âmbito da aplicação, algumas coisas mudam. 

A aplicação se inicia com o lançamento de toda a mistura, que pode ser realizada de forma mecânica ou manual (com pá carregadeira ou motonivelador). Logo após, os rolos compressores são utilizados para garantir que ocorra o adensamento do material.

Qual o concreto compactado a rolo é indicado?

O CCR pode ser utilizado de várias formas. Pode ser usado como o piso da via, sem adição de outros materiais, ou como uma espécie de sub-base que levará um revestimento ao final da pavimentação, como ocorre nos asfaltos e pavimentos rígidos.

Depois do solo ter sido submetido ao processo da terraplanagem, a aplicação do CCR pode ser realizada diretamente sobre o solo. Como esse tipo de concreto possui como principal característica se bem seco, a segunda camada pode ser aplicada imediatamente após a primeira.

Isso faz com que a obra seja acelerada e otimizada, resultando em uma pavimentação menos espessa, o que torna a obra bem mais econômica, já que utilizará menos material.

No mercado atual, o CCR é o material que apresenta a maior resistência às erosões e durabilidade, além do seu custo benefício ser muito mais viável. 

Ele é indicado na constituição estrutural de pavimentos rígidos, e para obras de terra e enroscamento.

Quais as vantagens do concreto compactado a rolo?

Inúmeras são as vantagens do CCR. Para iniciar, esse tipo de pavimentação oferece mais qualidade de rolamento, pois não sofrerá deformação plástica, buracos ou trilhas de rodas. Ou seja, não serão necessários recapeamentos frequentes e operações “tapa-buracos”.

Uma curiosidade, é que essas manutenções frequentes, além de causar desconforto e congestionamento, acentuam a emissão de CO2. Isso ocorre porque dezenas de veículos ficam parados aguardando a vez de passagem, o que gera o aumento do uso do combustível e aumento de gases poluentes no planeta.

Ou seja, embora pareça algo irrisório, só em exigir pouca manutenção e o desperdício de combustível, evita a poluição e torna a opção mais viável ao meio ambiente. Incrível, não é?

O CCR possui sistemas muito mais resistentes em comparação aos outros materiais, o que torna o custo com manutenção bem reduzido, gerando mais economia. Já parou para pensar, que além de poupar combustível, só em exigir menos manutenções, faz com que o material seja economizado e utilizado em outras obras? Pois é, essa é a realidade de quem escolhe o concreto compactado a rolo.

Dá para perceber que ele é a melhor opção em disparada, pois possui vantagens incomparáveis em relação aos outros materiais.

Conclusão

O concreto dominou todos os setores de construções e edificações do mundo. Não tem como falar de material seguro, durável, resistente e de excelente custo-benefício sem citar o concreto, certo?

Gostou de conhecer mais sobre o concreto compactado a rolo e suas inúmeras vantagens? Entre em contato conosco através do chat de atendimento. Nós da CONCRENORTE estamos à disposição para tirar suas dúvidas. 

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte