O que é um adesivo estrutural?

Um adesivo estrutural é uma “cola”, na maioria das vezes líquida e pegajosa, que serve para unir estruturas, no lugar de pregos, parafusos, cimento ou outros objetos com função de unir coisas.

Feito de diversos materiais fortemente aderentes, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre qual adesivo comprar, para que serve alguns tipos específicos e a diferença. 

Pensando nisso, criamos este blog post. Esperamos que suas dúvidas sejam sanadas e que você possa aproveitar ao máximo esta incrível ferramenta na sua construção.

Para que serve o adesivo estrutural epóxi?

Um adesivo estrutural à base de epóxi é um material bicomponente que ao ser misturado e aplicado na estrutura, a une e firma.

É altamente resistente e pode ser usado em diversos materiais, como:

 

  • concreto
  • madeira
  • ferro
  • cerâmica
  • plástico
  • vidro

 

E sua capacidade de carga dependerá bastante da marca escolhida, quantidade aplicada, o tipo dos materiais que estão sendo unidos e por fim, o tipo do epóxi.

O que é Compound Adesivo?

É um tipo de adesivo onde se misturam duas partes para que seja criada sua capacidade adesiva. 

Esse material está sempre disponível em diversas formas, como líquidos e pastas.

Qual a diferença entre epóxi e durepox?

A massa do durepox também funciona quando duas substâncias são unidas para que seu poder unificador seja ativado, mas ela é diferente do material epóxi. 

Ambos precisam ser aplicados e deixados por um tempo para que a fixação ocorra, mas diferentemente do epóxi, o durepox suporta muito menos carga e é menos resistente à água.

Durepox é mais barato e recomendado para estruturas menores e reformas básicas do dia a dia. 

Epóxi é recomendado para construções maiores e atividades com maiores necessidades.

Outros diferentes tipos de adesivos estruturais:

Abordamos muito os adesivos estruturais à base de epóxi, mas eles não são os únicos existentes. 

Vamos conhecer agora outros três tipos de adesivos estruturais existentes:

 

  • Poliuretano: as colas à base poliuretano são ótimas para unir estruturas e tapar rachaduras. Elas também oferecem grande resistência à água e outros óleos.
  • Acrílico: adesivos estruturais acrílicos são compatíveis com cimento e cal. Também se “cura” com o tempo e é muito resistente à água.

Outras Publicações

×