(63) 3411-2100

Matriz / Araguaína-TO

(99) 3524-7373

Filial / Imperatriz-MA

O que levar em consideração na hora de construir o muro da sua casa

A construção de um muro parece ser bem simples, certo? Mas há várias coisas a se observar antes de comprar os tijolos e contratar alguém para subir. 

É importante entender que é necessário um bom projeto para levantar o muro, além de pensar nas despesas adicionais que podem surgir no decorrer da obra. 

Vamos aprender um pouco sobre isso hoje?

Para quê construir um muro?

O objetivo da construção de um muro é proteger a residência. Quanto maior é a insegurança em uma região, maiores são os muros. 

Há bairros nos Estados Unidos, por exemplo, que os terrenos das casas são divididos tão somente por um cerca baixa, o que não é nem de longe uma realidade no nosso país.

No estado de São Paulo, por exemplo, a prefeitura já permite construção de muro de até 4m na parte frontal, e 3m na lateral, e isso é muito alto, e a tendência é só aumentar, infelizmente.

Quais materiais podem ser utilizados na construção?

Aqui, vale destacar que existem inúmeros tipos de materiais para a construção de um muro. O que deve ser levado em consideração é para que tipo de residência (ou edificação comercial), ele será levantado.

Mas falando do básico e do que todo mundo já conhece, um muro é feito, basicamente, de tijolo, alvenarite, cimento e areia. Ocorre que o mercado foi se adaptando às diversas necessidades, e inúmeros outros materiais são utilizados na construção de um muro.

Para você ter ideia, vamos citar só alguns aqui: de madeira; alambrado com arame farpado; pilares de concreto com as chapas encaixadas; mourões de concreto com placas; em alvenaria revestidos com pastilhas, cerâmicas e pintados; muro de bloco de concreto; muro com pilares de tijolo a vista, etc.

No caso de prédios residenciais e até mesmo comerciais, muitos arquitetos gostam de dar certa “transparência” na finalização do muro. Nesses casos, utiliza-se composições de alumínio com vidro temperado, ferro etc.

Ou seja, há uma enorme variedade, o segredo é seguir à risco o projeto feito pelo profissional contratado para não errar.

Quem contratar para projetar um muro?

Aqui está um dilema da maioria das pessoas. Mas essa é uma dúvida muito fácil de ser sanada.

O ideal é contratar um engenheiro para projetar a construção do muro. Ele vai se preocupar com toda a parte da estrutura do projeto, além de pensar na segurança dos que vão levantar o muro, a questão do manejo dos materiais, otimizar a qualidade do serviço, além de inúmeras outras vantagens.

Depois de contratar um bom engenheiro, é essencial a contratação de um bom arquiteto. Ele quem vai definir o planejamento das formas, do espaço, do acabamento e em toda a questão funcional do muro. Um não anulo o serviço do outro, na verdade se complementam.

Uma dica muito importante é que, mesmo se você quiser contratar um arquiteto para cuidar de todo o projeto do muro, um engenheiro se faz necessário para ser responsável perante a prefeitura.

Por esse motivo, e por serem trabalhos realizados de mãos dadas, é muito comuns escritório de engenharia fazerem parcerias com escritórios arquitetônicos, então tente fechar contrato com quem trabalha em conjunto, o preço pode sair muito mais em conta do que contratar cada profissional separadamente.

Entenda tudo Blocos de Concreto

Padrões de energia

É importante salientar que em cada estado as regras para a instalação dos padrões de energia podem mudar, então procure a companhia de energia da sua região para se informar.

Além disso, o próprio engenheiro, ao formular o projeto do muro, já levará em consideração o padrão de energia que será colocado, ou se terá um poste de concreto exclusivo só para isso.

De forma geral, não é um trabalho seu fazer isso. Esse é um trabalho feito por profissional competente que entenda do assunto, já que estamos falando do padrão de energia da sua residência e da segurança, tanto de quem está executando a obra, quanto das pessoas da sua casa.

Quem vai lidar com a segurança da instalação, também será o engenheiro competente, então não se preocupe muito em relação a isso.

Conclusão

Independentemente da escolha dos materiais, é sempre bom se atentar à segurança da construção e escolher produtos que realmente vão fazer o muro durar muitos e muitos anos.

Se você tiver alguma dúvida sobre muros feitos com blocos de concreto, entre em contato conosco através do chat de atendimento, estaremos à disposição.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte