Obra em dias de chuva: como proteger sua construção

Para quem está construindo uma casa ou realizando uma reforma, sabe que um dos maiores dilemas é “obra com chuva?” pode ou não?. Quem nunca se perguntou se a água da chuva pode parar a obra, não é mesmo? 

Neste artigo, selecionamos algumas dessas perguntas e damos algumas dicas para quem precisa enfrentar a chuva durante a obra.

Afinal, pode ou não fazer obra com chuva?

Embora não pareça viável e até mesmo fisicamente impossível enfatizamos que sim, é possível fazer obra com chuva, porém é importante lembrar que a chuva pode afetar a qualidade da sua obra e fazer com que ela demore mais tempo para ser concluída, e na questão da segurança, pois o chão fica escorregadio e há risco de queda dos construtores. 

Como fazer obra na chuva? 4 Dicas essenciais! 

Antes de iniciar a obra na chuva, é importante tomar algumas precauções para proteger a construção. A seguir, daremos algumas dicas para enfrentar a chuva durante a obra com segurança acima de tudo. 

1. Proteja o canteiro de obras

Uma das principais preocupações durante a chuva é proteger o canteiro de obras, pode ser utilizado lonas ou plásticos para cobrir as áreas que estão sendo trabalhadas, evitando que a água danifique os materiais e equipamentos.

 

2. Utilize materiais resistentes à água

Optar pela utilização de materiais resistentes à água, também é umas das formas de proteger e qualificar o seguimento da obra, caso a construção seja uma parede é importante utilizar tijolos ou blocos cerâmicos, e utilizar impermeabilizantes em áreas que ficam expostas à chuva.

 

3. Tome cuidado com a eletricidade

Trabalhar com eletricidade durante a chuva é extremamente perigoso; por isso, é  importante tomar cuidado com os fios elétricos e desligar os equipamentos que não estão sendo utilizados, e utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs), como botas de borracha e luvas isolantes durante a obra.

 

4. Evite trabalhar em áreas alagadas

Trabalhar em áreas alagadas pode ser perigoso e danificar a sua obra, além de ser prejudicial à saúde e segurança e esperar a água baixar antes de retomar os trabalhos.

 

Segurança: Faça sua obra em dias de chuva com cuidado e zelo

Como vimos neste artigo, dar continuidade na obra com chuva pode ser um desafio, mas seguindo algumas precauções é possível proteger a construção e evitar problemas e danos futuros.

Lembre-se de utilizar materiais resistentes à água, proteger o canteiro de obras e tomar cuidado com a eletricidade. Com essas dicas, é possível concluir o projeto com sucesso.

Faça sua construção com nossas 10 dicas e truques para construção!

Outras Publicações

×