Pintura com textura de concreto ou mágica? Descubra essa opção

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

Na primeira décadas dos anos 2000 as texturas, como a textura de concreto, viraram febre nacional. Depois de um tempo, as pessoas as deixaram de lado. 

Mas agora, as texturas tomaram novas formas e voltaram a ser as queridinhas na hora do acabamento de casas e estabelecimentos comerciais.

A tendência são moldes mais rústicos ou menos chamativos, para manter o conforto e a elegância do ambiente. Uma das grandes buscas em sites como o Google, é a “textura de concreto”, e hoje vamos falar tudo sobre ela.

 

Textura de concreto para acabamentos

Primeiro, é importante informar que o nome adequado é textura de cimento queimado, mas como muitas pessoas ainda confundem, vamos usar a nomenclatura com o concreto.

A textura de concreto dá um ar de sofisticação para o ambiente e combina com locais mais modernos, mantendo um tom de aconchego. 

Pode parecer difícil de fazer, mas acredite: não é. E para te ajudar a fazer uma linda textura na sua casa, preparamos esse artigo com informações de como aplicá-la de forma simples.

 

Materiais que você precisa comprar

Massa acrílica simples é um dos materiais mais indicados para dar o efeito do cimento queimado. 

Ela deve ser aplicada em paredes lisas e planas. No entanto, deve-se usar uma desempenadeira de aço com cantos arredondados para que se tenha bom resultado. 

A cada duas ou três aplicações é preciso aplicar camadas bem finas e sucessivas, para que se obtenha o efeito pretendido.

Além da acrílica, as massas prontas também podem ser utilizadas em tetos e forros. Mas não servem para ser aplicadas em áreas externas sem cobertura e pisos.

Seja qual for o material que você escolher, o que mais deve se atentar é na preparação e aplicação, ou o efeito de textura de concreto não será atingido.
Pintura com textura de concreto - Concrenorte Pré - Moldados

Preparação

Para que a aplicação tenha uma boa performance e uma excelente duração, é importante preparar bem a superfície que irá receber a massa.

Boas paredes são bem construídas desde a sua fundação, então problemas com rachaduras e fissuras devem ser resolvidos antes da aplicação.

Depois disso, é de extrema importância que as paredes estejam preparadas e emassadas antes que se comece o processo da textura. Ou seja, sem mofo, sujeira, manchas, umidade, entre outros probleminhas.

É importante seguir essa preparação à risca, pois senão, a massa não chegará de forma íntegra ao abstrato, a alvenaria que forma a parede. Tudo preparado? Vamos à textura.

 

Aplicação

Para aplicação, basta colocar um pouco da massa já pronta na desempenadeira e aplicar diretamente na parede. 

É importante pressionar com o pulso firme para que o resultado final adquira um bom brilho. E como já mencionamos, é necessário que a desempenadeira tenha cantos arredondados, ou o efeito de textura de concreto não será obtido.

Você encontra esse acessório em lojas de materiais para construção por um preço bem acessível. Além disso, com a praticidade da internet, você pode vender para recuperar o dinheiro em sites como a OLX, por exemplo.

Deve-se sempre procurar colocar pouca massa na ferramenta, pois será difícil trabalhar a textura caso coloque em excesso. Você só precisa de massa o suficiente para que consiga espalhar, aos poucos, na superfície.

O ideal é deixar a camada o mais lisa que for possível. No início pode ser um pouco complicado, mas com o decorrer do tempo, você verá que é bem mais simples do que aparenta.

Feito isso, é importante respeitar o tempo de secagem, que vai variar de acordo com a umidade e temperatura de cada ambiente. Espaços com ar-condicionado tendem a levar menos tempo, espaços onde há muito umidade pode demorar mais.

Depois da primeira demão, o recomendado é deixar secando por cerca de 4 a 5 horas antes da segunda. Mas, como explicamos, esse tempo pode variar bastante. Não é necessário lixar durante a criação da textura de concreto.

Ah, e não esqueça de marcar os limites dos cantos com fita crepe para que tudo fique perfeito, okay? Daí é só colocar mais massa na desempenadeira e aplicar com cuidado.

 

Pós-aplicação da massa

Pode acontecer de, depois de uma ou duas demãos, aparecerem locais sem a aplicação da massa. Mas não se preocupe, isso é completamente normal!

É só aplicar mais massa e ir com cuidado com a ferramenta, sem pressa. Em poucos minutos esse problema é resolvido.

Pode levar cerca de doze horas para todas as demãos secarem. Não deixe de verificar com cuidado se nenhuma parte ficou sem massa, principalmente nos cantos.

Esse tipo de massa não precisa de qualquer tipo de impermeabilizante. Depois de seca, está pronta sua textura de concreto (textura de cimento queimado).

Venha conhecer o nosso Instagram para ver mais dicas de acabamentos, é só clicar aqui.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte

×