Piso intertravado: o que você precisa saber

Piso intertravado: o que você precisa saber

O que é piso intertravado é uma dúvida que se passa na cabeça de muitas pessoas. Você provavelmente já viu esse piso por aí, achou ele bonito e interessante, mas talvez não faça ideia de que ele é assim chamado.

Mas afinal, o que é o piso intertravado? Simples, é um tipo de pavimento que surgiu com o objetivo de substituir o paralelepípedo. Possui melhor aderência, vida-útil longa e não precisa de manutenção constante.

Basicamente são blocos que concreto que se encaixam entre si, o que explica o nome “intertravado”. As peças não precisam de cola, mas se mantêm juntas, travadas umas às outras.

Além disso, possuem diversos benefícios, como não precisar de argamassa ou outro material colante para ligar os blocos entre si. É também considerado benéfico para o meio ambiente, já que evita enchentes e permite o escoamento da água da chuva.

São também antiderrapantes e ideais para locais em que há constante passagem de pessoas.

o que é piso intertravadoOnde pode ser utilizado

Sabendo o que é piso intertravado, você talvez se pergunte onde pode utilizar esses blocos de concreto.

O mais comum é que sejam vistos em obras públicas, na construção de calçamentos de parques e praças e em frente a alguma outra obra.

No entanto, é possível utilizar esse tipo de piso também em sua casa, sendo recomendado para a entrada de garagens – já que são antiderrapantes – e para o calçamento em geral.

 

Como é feita sua instalação

A instalação dos blocos de concreto de piso intertravado é feita de forma bastante prática e rápida – tanto, que não exige mão de obra especializada.

 

O primeiro passo é nivelar o solo, para que os blocos se encaixem perfeitamente. O nivelamento pode ser feito com pedra brita.

Em seguida são feitas contenções laterais para que os blocos se mantenham presos. Por cima da pedra brita é jogada areia de construção.

Veja Também [ Pisos Intertravados ]

É feito então o encaixe dos blocos de concreto, de acordo com o modelo e desenho desejado. Podem ser necessário alguns cortes para que as peças se encaixem no espaço disponível para o calçamento.

 

Depois deve-se jogar areia por cima do piso intertravado, para que preencha a pequena fissura existente entre os blocos. A finalização da instalação ocorre com a compactação do piso intertravado.

 

Vantagens desse tipo de piso

A estética é uma das principais vantagens observadas por quem deseja apostar nos blocos de concreto e sabe o que é piso intertravado. No entanto, há várias outras vantagens, como:

 

  • Alta durabilidade
  • Maior resistência
  • Fácil instalação
  • Redução de temperatura dos ambientes
  • Mais segurança, por ser antiderrapante
  • Permite o escoamento da água
  • Fácil de limpar
  • Possui variedade de cores
  • Permitem que o calçamento seja utilizado após sua instalação
  • Facilidade de manutenção

 

Tipos mais utilizados

O formato retangular é o mais conhecido, ainda assim existem vários tipos de piso intertravado que também são utilizados:

  • 16 faces
  • Retangular
  • Quadrado
  • Tátil
  • Guia

 

Como fazer a limpeza desse tipo de piso

Além de saber o que é piso intertravado você também deve ter ficado curioso quanto a como é feita a limpeza desse tipo de piso.

O fato é que limpar o piso intertravado é mais fácil do que limpar outros tipos de calçamento, tanto que colocamos a facilidade de limpeza como uma das vantagens dos blocos de concreto.

Para a limpeza diária, uma vassoura de cerdas duras já é o suficiente. O ideal é varrer o piso todos os dias.

Agora se a ideia é uma limpeza mais profunda, para quando o piso está realmente sujo, ácidos para remover sujeira ou a própria água e sabão são suficientes.

É importante apenas que não se use máquinas de alta pressão, pois os blocos não são colados e há o risco de tirá-los do lugar.

Conclusão

O que é piso intertravado é uma dúvida que já passou pela cabeça de muitas pessoas. Ainda assim, esse tipo de piso é muito útil e conta com uma série de vantagens, tanto que surgiu como substituto ao paralelepípedo.

 

Agora que você já sabe o que é piso intertravado e várias características dessa pavimentação, está pronto para utilizá-lo na construção de um calçamento.

 

Se quiser saber mais sobre o assunto, continue em nosso blog e leia também:

 

Outras Publicações

×