Piso intertravado: saiba como usá-lo na sua casa

Piso intertravado: saiba como usá-lo na sua casa

O piso intertravado pode ser muito útil em casa. Ideal para áreas externas, esse tipo de piso possui diversas vantagens, além de dar um toque estético diferente às calçadas.

Em sua casa, é possível utilizá-lo na parte externa. E você pode apostar em diversos modelos: desde o tradicional retangular até os chamados pisos grama, que permitem que você possa ter pequenos pedaços de grama entre cada peça de concreto.

Tipos de piso intertravado

Para colocar o piso intertravado em casa existem vários modelos. Dentre eles, estão:

 

  • 16 faces

Ideal para garagens externas, em que há constante entrada e saída de carros. Disponível em outras cores além da cor natural.

 

  • Retangular

É o mais utilizado e se encaixa melhor, sem a necessidade de cortes.

 

  • Quadrado

Depois do retangular, é o mais buscado, já que permite criar algo linear e até mesmo intercalar com grama.

 

  • Tátil

Muito útil para ajudar os deficientes visuais. Além de antiderrapante, possui bolinhas, o chamado piso tátil de alerta ou linhas verticais e paralelas, conhecido como piso tátil direcional.

 

  • Guia

Semelhante ao piso tátil, funciona como um guia para um caminho no calçamento, que trajeto seguir para chegar a determinado local.

 

Pensando em colocar o piso intertravado em casa? Saiba como você pode fazer isso:

 

Aposte no colorido para as calçadas externas

Os blocos de concreto do piso intertravado tem a cor cinza, ainda assim, você pode apostar em fazer algo diferente para as calçadas externas.

 

O marrom, o vermelho e até mesmo a cor de canela podem ser interessantes para criar um efeito diferente.

 

Coloque em locais em que precisa de piso antiderrapante

Usar o piso intertravado em casa é bastante vantajoso principalmente pelo fato de ser antiderrapante. Assim, mesmo em um dia chuvoso, não há risco de alguém cair ou ter dificuldades para recolher o carro.

 

É possível colocá-lo na entrada para a garagem ou em um pequeno trecho que leve até a porta da casa.

 

A segurança é o principal benefício do uso dos blocos de concreto. Além da entrada de garagens ou de calçamento, em que há constante passagem de pessoas, pode ser colocado também próximo a piscinas.

 

Você não precisa abrir mão da grama

Se o objetivo é ter grama em uma parte do terreno, o piso intertravado em casa pode ser muito útil.

 

Além da possibilidade de utilizar os blocos chamados de piso grama, que possuem vazamentos por onde a grama passará, é possível também intercalar entre piso e grama, com os blocos quadrados, por exemplo.

 

A limpeza é muito mais prática

 

Ao fazer o calçamento de sua casa, é normal que você busque um material que seja fácil de limpar.

 

Alguns pisos são mais difíceis nessa tarefa, mas esse não é o caso do piso intertravado. Ele é fácil de varrer e, por não ter nada que cole os blocos uns aos outros, suja menos após uma chuva.

 

Não é recomendado o uso de máquinas como as lavadoras de alta pressão, pois há o risco de deslocar os blocos de lugar.

 

Livre-se do problema com enchentes

As enchentes ou ralos entupidos no terreno podem ser um grande problema caso o imóvel não conte com calçamento com drenagem.

 

Ao usar o piso intertravado em casa o risco de enchentes é mínimo. Sempre que chove, a água é imediatamente absorvida pelo solo, então não há risco de água parada nas calçadas.

 

Mais econômico

Usar o piso intertravado em casa também proporciona economia. O gasto está apenas na compra dos blocos, de acordo com o modelo escolhido, e no nivelamento do solo.

 

A instalação é fácil e prática e você mesmo pode fazer. Basta encaixar os blocos uns nos outros.

 

O preço dos blocos também é mais baixo em relação a outros tipos de piso, o que torna a economia muito maior na hora de colocar esse tipo de piso em casa.

 

Conclusão

O piso intertravado em casa é tão útil quando utilizado em ambientes públicos. Os benefícios desse tipo de calçamento são muitos e você também consegue aumentar a segurança da sua casa, evitando quedas e até mesmo o derrapar de carros ao entrar no terreno.

 

Então podemos dizer que não há porque não usar esse tipo de piso em seu lar.

 

Para saber mais sobre o assunto, continue no blog e leia também:

 

Confira 5 vantagens dos pisos intertravados

Outras Publicações

×