Porcelanato líquido ou pisos de resina: entenda as diferenças

Na hora de construir ou de reformar, a escolha do tipo de piso se torna muito importante. Nesse sentido, é fundamental entender a diferença entre pisos de resina e porcelanato líquido.

Afinal, o piso é algo que deve ser durável e precisa ter harmonia com o restante da sua construção. Além disso, deve também trazer benefícios para quem vive ou frequenta o espaço. Ademais, vale a pena lembrar que o tipo de piso contribui para o ambiente se tornar mais quente ou mais frio. 

Diante do exposto, e com o intuito de te ajudar na sua reforma e/ou construção, apresentamos abaixo a diferença entre porcelanato líquido e pisos de resina

Bem como, descubra também onde é possível utilizar cada um desses pisos de maneira mais assertiva. Confira e tenha uma ótima leitura!

O que é e onde utilizar o porcelanato líquido?

Primeiramente, falaremos brevemente sobre o porcelanato líquido, suas aplicações e quais são os melhores espaços para ter esse tipo de piso. Continue conosco.

De antemão, saiba que na verdade o porcelanato líquido se trata de um acabamento. Desse modo, ele deve ter a sua aplicação em cima de outro piso. 

Sob o mesmo ponto de vista, apesar de ser chamado de porcelanato, não é feito desse material, mas sim de um tipo de resina. 

O porcelanato líquido tem aspecto brilhante e liso. Bem como, ao final da obra não deixa nenhum resíduo. 

Benefícios deste produto

Pisos deste material são muito fáceis de limpar e ele pode ser usado para cobrir pisos de cerâmica ou de pedra. 

Além disso, o que mais chama a atenção no porcelanato líquido é o seu brilho. Desse modo, a grande maioria das pessoas sonha em ter esse acabamento em seu apartamento ou casa. 

Basicamente, é como ter um piso de porcelana, mas sem as desvantagens desse material. Atualmente, além das cores tradicionais como o preto, o branco, o marrom e até mesmo o transparente, este tipo de piso permite que você crie estampas a sua escolha.

Nesse sentido, quem aposta no modelo transparente pode também fazer aplicações diferenciadas junto ao piso, como glitter, moedas e granulados de pedras. 

Esse piso ainda oferece outros benefícios, como a facilidade de limpeza (basta usar álcool, água e sabão) e a alta resistência aos riscos e elevações.

Onde posso usá-lo?

Esse material pode ser utilizado em qualquer parte interna da casa e, com ele, você pode usar e abusar da sua criatividade. 

Ou seja, se você está em busca de um material que faça com que o piso seja parte da decoração da casa, o porcelanato líquido é uma boa escolha. Em resumo, para ter um ambiente fácil de higienização, moderno e sofisticado, essa pode ser a sua melhor escolha! 

O que é e onde utilizar o piso de resina

Ao passo que você conhece detalhes sobre o porcelanato líquido, veja agora as características dos pisos de resina.

Antes de mais nada, saiba que esses pisos significam (basicamente) qualquer tipo de piso que utilize resina em sua aplicação.

Desse modo, inclui o porcelanato líquido e o piso autonivelante. Ademais, os pisos de resina também podem ser considerados como acabamentos, uma vez que são aplicados sobre um piso já existente. 

Ademais, existem diferenciações quanto à aplicação dos diferentes tipos de pisos. Dessa forma, enquanto que a resina poliuretano é aplicada como uma pintura e necessita que o piso original tenha sido nivelado e preparado, a resina de epóxi é autonivelante. Assim sendo, é apenas aplicada com a ajuda de um rolo. 

Benefícios deste produto

Existem várias vantagens em contar com a aplicação de pisos de resina. Afinal, eles não possuem emendas e permitem a criação de diversos desenhos. 

Além disso, esse tipo de piso possui propriedades térmicas e acústicas,. Ou seja, ajuda a tornar o ambiente mais agradável, bem como, indica-se a sua utilização em quartos de bebês, de crianças e até mesmo em Home Offices e escritórios.

Assim como no caso do porcelanato líquido, esse tipo de piso pode ter utilização (e aplicação) em qualquer ambiente da casa. 

Todavia, diferentemente do primeiro piso, pode ou não possuir brilho. Portanto, isso fica a critério de quem vai colocar esse de piso. 

Como colocar esse piso na minha construção? 

Se você curtiu a ideia de utilizar pisos de resina na sua construção, saiba que a aplicação é feita por profissionais especializados, para evitar a formação de bolhas. Bem como, para impedir qualquer deslize. 

Por último, saiba que esses pisos, em geral, são super fáceis de limpar e impermeável. Nesse sentido, indica-se esses produtos como uma boa opção para se ter em casa.

Pois além de lindos, são práticos e versáteis.

A diferença entre porcelanato líquido e pisos de resina

Agora que você conhece todas as características de pisos de resina e também do porcelanato líquido, vamos expor abaixo as diferenças básicas entre esses pisos.

Desse modo, você poderá compreender melhor este tema e escolher com mais clareza o melhor piso para a sua casa, sítio ou empreendimento comercial. Acompanhe as diferenças abaixo:

  • Em resumo, o porcelanato líquido é um tipo de piso de resina;
  • Bem como, existe uma diferença visual básica entre os pisos. Afinal, os pisos de resina podem ser sem brilho, enquanto que o porcelanato é sempre brilhante;
  • O porcelanato líquido dispensa a aplicação de ceras e de outros produtos com o intuito de deixar o piso brilhante. Conforme já comentamos, o seu brilho é excelente e dispensa o uso de tais produtos;
  • Diferentemente do que muitos imaginam, o piso de resina tem sua aplicação liberada para qualquer parte da casa, incluindo áreas externas;
  • Por fim, saiba que indicamos o porcelanato líquido, preferencialmente, para a parte interna da sua casa. Além de “combinar” mais com áreas internas, esse piso na área externa fica mais suscetível a sofrer danos, como riscos e arranhões. 

Você já conhecia as diferenças entre porcelanato líquido e pisos de resina? Não deixe de acompanhar outros textos que podem te ajudar na reforma e decoração da sua casa no blog da Concrenorte! 

Outras Publicações

×