Pré-moldado ou pré-fabricado qual a diferença?

Pré-moldado e pré-fabricado parecem sinônimos, mas não são exatamente isso. Mas também não é correto afirmar que são completamente diferentes.

Para esclarecer isso preparamos este artigo explicando as diferenças e semelhanças entre os dois. São detalhes bem simples, no entanto, que fazem toda a diferença.

 

Semelhanças entre concreto pré-moldado e pré-fabricado

A principal semelhança é que os dois são elementos estruturais de concreto, como os pilares, as lajes, as vigas, as paredes, que são fabricadas fora do canteiro de obras onde a construção será realizada.

E um outro fator é o fato de acelerarem o edificação, pois as peças de ambos os modelos já são levadas prontos, no ponto de ser realizado o encaixe.

Além disso, os dois modelos não precisam de muita complexidade na hora da realização da montagem. Cortes, entre outras coisas, são dispensados. Diminuindo, inclusive, a mão de obra.

Estruturas pré-moldadas

pré-moldado - Concrenorte Pré - Moldados

 

As principais diferenças

A maior diferença entre o concreto pré-moldado e o pré-fabricado, sem sombra de dúvidas, está no processo de produção. Tanto na relação das características do material utilizado, quanto no local onde as peças de concreto são feitas.

Geralmente essas duas características determinam qual dos dois devem ser utilizados, mas explicaremos melhor.

 

Entendendo as diferenças

É a NBR 9.062/2016 – “Projeto e Execução de Estruturas Pré-moldadas” que vai definir um elemento pré-moldado ou pré-fabricado.

De acordo com essa norma, as peças pré-fabricadas são feitas em instalações industriais e sob condições extremamente controladas. Para que isso ocorra, se faz necessária mão de obra especializada. 

Além disso, é necessário que todas as etapas sejam realizadas com equipamentos e máquinas adequados. As etapas são as que dizem respeito do preparo da forma e da armadura, indo para o lançamento do concreto, até o armazenamento.

O que é recomendado, é que todas as peças sejam identificadas. Para que isso ocorra, é importante que seja marcada em cada peça a data de fabricação, o tipo de concreto e aço utilizados.

A inspeção (seja interna ou externa) deve acompanhar o processo de fabricação até o transporte e a montagem da obra.

Já as peças pré-moldadas são submetidas a procedimentos um pouco diferente, até porque elas não necessitam de laboratórios ou instalações próprias.

A inspeção é feita em lotes por órgãos fiscalizadores especializados ou pela própria construtora. A fiscalização pode ser realizada de modo individual ou em lotes.

É importante ressaltar que o concreto pré-moldado ainda segue mais duas normas: ABNT NBR 12.655/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento e a ABNT NBR 14.931/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento.

Tanto na modalidade pré-fabricada quanto na pré-moldada as normas devem ser respeitadas e seguidas à risca.

Ah, e mesmo que os pré-fabricados sejam submetidos a uma fiscalização mais rígida na parte do controle e execução, isso não significa que a qualidade das peças pré-moldadas seja inferior. São apenas formas diferentes de fiscalizar.

 

Concrenorte e elementos pré-moldados

Essas peças têm ganhado espaço na construção civil. E não é à toa, essa modalidade possui tantas vantagens, que é difícil não optar por ela.

As principais vantagens para você melhor entender a alta qualidade do material:

  • Uma grande durabilidade para sua construção, sem riscos;
  • Maior resistência;
  • Menor o custo de seguros;
  • Eficácia e agilidade na construção;
  • Facilidade na montagem da obra;
  • Facilidade na desmontagem;
  • A precisão dimensional;
  • Fabricação em empresas de confiança;
  • Atendimento qualificado com técnicos para estruturar o seu material;
  • Maior durabilidade também em casos de incêndio;
  • Redução de custos;
  • Prazos bem agradáveis de entrega e conclusão da construção.

Você pode conhecer mais na nossa página sobre pré-moldados clicando aqui

Nós do Grupo Concrenorte trabalhamos com vários tipos de estruturas, sendo algumas:

 

Lajes de concreto

A laje de concreto é a cobertura de uma casa ou de qualquer construção. Quando você está dentro de um cômodo e olha para cima, o que está vendo é a laje da casa. Esta laje é feita na maioria das vezes com o concreto.

Elas são usuais e ajudam na hora da colocação do telhado e do madeiramento. Além disso, são muito importantes para que a casa fique mais bonita e muito mais agradável. Por ser feita em concreto, a casa fica muito mais resistente a situações adversas. Saiba mais clicando aqui. 

Pontes de concreto

Pontes podem ser encontradas principalmente nas cidades, e quando falamos em pontes de concreto nos referimos logo aos viadutos construídos em cima de avenidas e ruas, são locais que necessitam dessas pontes, pois o tráfego de veículos é intenso. Saiba mais clicando aqui. 

Entre em contato conosco através do Chat e Atendimento disposto no chat. Será um prazer lhe atender.

Outras Publicações

×