Quando investir em estacas de concreto?

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

As estacas de concreto ganharam de vez o mercado. Elas possuem fácil instalação, sem maiores complexidades ou sujeira. Então separamos aqui algumas dicas de quando e como investir nelas.

O que é a estaca de concreto?

As estacas de concreto são elementos estruturais, e são instaladas com o efeito do atrito lateral entre a própria estaca e o solo, através de um processo de prensagem e vibração ou percussão.

Sabendo disso, é fácil perceber que a instalação é rápida e eficiente. As estacas são enviadas já prontas, o que poupa tempo da obra. Elas são fabricadas de acordo com a necessidade do fazendeiro e de acordo com o projeto elaborado por um profissional competente.

Mesmo em solos danificados pelo tempo, o que não é incomum de ocorrer na zona rural, por exemplo, é possível instalar estacas de concreto.

Seu material é resistente, criado para durar. A madeira, em seu estado natural, é vulnerável a insetos, umidade, calor e até mesmo aos animais. Pode parecer uma opção barata de início, mas elas não duram, se decompõem e apodrecem em pouco tempo de uso.

Por outro lado, as estacas de concreto não vão se danificar facilmente, ao contrário, vão permanecer intactas por um longo período. Mesmo que os animais façam suas necessidades básicas perto das estacas, ainda assim, o efeito químico dos resíduos não prejudicam a longevidade do material.

Aprenda mais: Estacas de concreto 

 

Vantagens das estacas de concreto

Uma das grandes vantagens da estaca de concreto, é que elas não são vulneráveis ao fogo. 

Queimadas são um grande problema na zona rural, pois ocorrem pela ação humana ou da natureza, e muitas vezes se alastram, sendo difícil de se controlar. Quando a cerca é feita com estacas de madeira, por exemplo, além de haver a perda de todo o material, ainda ajuda a alastrar o fogo. 

As estacas de concreto, por outro lado, além de não estragarem tão facilmente, não vão ajudar o fogo a se espalhar.

Se a finalidade do uso das estacas de concreto for a criação de cercas comuns, há inúmeros modelos e tamanhos à disposição para a escolha. 

Se a finalidade for a construção de cercas para o confinamento, há, também, modelos específicos para atender a necessidade da criação.

Seja uma opção, ou outra, as estacas de concreto deixaram de ser uma opção qualquer para se tornarem a escolha número um no quesito praticidade, conforto e segurança.

As estacas foram desenvolvidas para facilitar a adaptação das vigas às necessidades do cliente. Muitos não sabem, mas caso seja necessário, mas a depender da profundidade da estrutura, pode-se até mesmo colocar duas vigas em um mesmo local, usando máquinas e seguindo um procedimento específico para isso.

As estacas podem ser fabricadas em qualquer espessura e tamanho, mas sempre respeitando as normas de segurança e o projeto.

 

Quando investir nas estacas de concreto na zona rural?

No contexto da zona rural, as estacas de concreto vão ser sempre a melhor opção. Como já mencionado, elas são as mais resistentes e não ajudam no alastramento do fogo, em caso de incêndios.

O melhor momento para investir nelas é: o quanto mais cedo possível, melhor. Pois, quanto mais tempo se gasta usando as estacas de madeira, mais recursos ambientais serão usados de forma inadequada, uma vez que elas precisam sempre ser trocadas, sem mencionar as inúmeras manutenções necessárias.

As estacas de concreto também são utilizadas nos currais, seja para manejo ou confinamento. São as melhores opções para esses currais justamente pela durabilidade e por não se deteriorarem. 

Só quem cria gado sabe o quão complexo é quando as estacas de madeira começam a estragar, podendo até mesmo machucar os animais que vão roçar a pele por ali. 

Ou seja, na dúvida, sempre opte pelas estacas de concreto.

Vantagens da estaca protendida para a zona rural 

Quando investir nas estacas de concreto na cidade?

Muito foi falado do setor rural, não é? Mas a verdade é que, atualmente, essas estacas podem ser utilizadas em qualquer lugar, nos mais diferentes contextos.

Se você precisa das estacas para proteger um terreno seja por qual for motivo, basta fazer um bom orçamento e acompanhar a instalação, que como você descobriu, é muito rápida.

Se você é empresário e está precisando de estacas por algum motivo, não compensa de forma alguma investir nas de madeira ou de outros materiais. Isso porque essas estacas são fabricadas para a sua necessidade, no tamanho e modelo que for ideal para o seu negócio.

Quer saber mais sobre as estacas de concreto ou solicitar um orçamento?

Entre em contato conosco através do número de WhatsApp e converse com um dos nossos atendentes, clicando aqui. Será um prazer lhe ajudar!

Outras Publicações

aduelas de concreto - Concrenorte Pré - Moldados

Aduelas de concreto

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo: As aduelas de concreto podem até parecer ser algo estranho, mas acredite, o uso delas é

Leia Mais »
Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte

×