Saiba como guardar cimento fechado

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

Saber como guardar cimento fechado pode ser um desafio no final da construção. Isso se deve ao fato de que o cimento é um produto perecível.

Se você não souber armazená-lo, em pouco tempo ele pode estragar. Até mesmo as condições do ambiente podem acelerar o processo de endurecimento e empedramento do cimento.

São necessários cuidados especiais para que o cimento dure bastante, para garantir a resistência e que ele fica utilizável para um momento posterior.

Separamos dicas super importantes sobre como não perder o cimento de forma tão rápida, então fique atento.

 

Curiosidades sobre o cimento

Uma curiosidade: o material da construção civil teve sua origem em 1.700, na Grã-Bretanha, e a mente por de trás do primeiro tipo de cimento foi a do grande Joseph Aspdin. 

Joseph foi o homem que, pela primeira vez, adicionou argila ao calcário, sobreaquecendo o composto, o que fez surgir o primeiro tipo de cimento registrado da história.

O que mudou de lá para cá? Simples, o composto do cimento. O cimento nada mais é do que a mistura de cálcio, alumínio, silício, ferro, calcário, e, a depender da finalidade da construção, pode haver outros compostos no seu processo de fabricação. 

Depois de tudo ser minuciosamente misturado, a composição é posta em fornos imensos e específicos, e aquecida a 1.482 °C. Durante o processo de aquecimento, o composto se torna algo que, visualmente, se assemelha ao mármore, que é chamado de clínquer. O clínquer é, em poucas palavras, a “matéria prima” do cimento.

Depois do processo de junção através do calor, e “endurecimento”, o composto é moído. Logo após de ficar na aparência em que estamos acostumados a ver (em pó), adiciona-se o gesso na composição (entre outras substâncias), e, depois de todo esse processo, o cimento está criado.

Aqui foi narrado processo de fabricação do cimento Portland, que é o cimento hidráulico muito utilizado na construção civil. Esse resultado, ao ter água adicionada na sua composição, faz com que se inicie uma reação química, fazendo com o que o cimento fique forte. O cimento é muito utilizado na composição de argamassas e betões (concreto).  

 

Transporte do cimento

Antes de pensar em como guardar cimento fechado, você deve se preocupar com a forma em que ele foi transportado até sua construção.

Preste atenção para ter certeza de que não existe nenhum objeto pontiagudo próximos do cimento. Eles, em primeiro momento, podem não danificar muito, mas a depender tempo que você armazenará, podem prejudicar o estado do cimento.

Na hora de carregar o cimento no automóvel, é recomendo empilhar os sacos em direções alternadas. Depois disso, amarre-os bem firmes para impedir que escorreguem durante o transporte. 

Não esqueça de colocar uma lona em cima, para evitar que animais danifiquem os sacos, ou que a chuva os molhe.

Na hora de carregar ou descarregar o cimento, se for possível, carregue os pacotes deitados em um carrinho de mão. Erguer eles na vertical é o pior jeito de carregá-los.

Claro que, se você tem certeza de que vai utilizar todos os sacos, isso não faz muita diferença. Mas se tem suspeita de que pode sobrar, tudo conta quando for armazenar os remanescentes.

 

Evite a umidade

A água é uma grande aliada do cimento na preparação do concreto e da argamassa. Mas fora isso, ele deve ficar longe de qualquer tipo de umidade.

Ambientes úmidos podem antecipar o empedramento ou endurecimento do cimento, deixando o material inutilizado para uso posterior. É importante lembrar que a embalagem do cimento não é eficiente para contar água, umidade do ar etc.

 

Onde guardar o cimento fechado

Escolha um local ventilado, aberto e seco. Se der, procure forrar o local em que ele será colocado com uma lona. Mas o ideal mesmo é empilhar os pacotes em um pallet de madeira que fique, pelo menos, 30 centímetros do chão.

Não coloque mais do que 10 sacos empilhados um por cima do outro, pois se colocar mais do que isso, os que ficam no fundo podem compactar. Além do risco de queda ser grande.

Empilhe todos os sacos na horizontal, deitados. Deixe um espaço entre as pilhas para que possa circular o ar e não acumular umidade.

Em regiões mais frias, é importante manter a temperatura do ambiente superior a 12°C, para não interferir no material.

 

Dica extra

Sabemos que é bem difícil comprar a quantidade certa de cimento. Uma dica muito boa é você revender o cimento que sobrou para outras construções. 

Bem melhor do que se preocupar em como guardar o cimento, certo? 

Tem alguma dúvida sobre marcas de cimento? Entre em contato conosco através do chat de atendimento disposto no site. Será um prazer lhe atender.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte

×