Sapata de concreto: conheça suas funções e principais tipos

Caso queira, você pode ouvir nosso texto, clicando abaixo:

A sapata de concreto faz parte do conjunto de estruturas que oferecerão sustentação à construção, mantendo-a de pé, suportando e distribuindo as cargas.

Afinal, são itens básicos de uma fundação, assim como outros elementos, como vigas, radiers e blocos.

Nesse sentido, para escolher a melhor forma de fundação e seus itens estruturais, indicamos que você estude com cautela as dimensões e características do projeto.

Essa base de sustentação fica localizada abaixo da superfície do solo e precisa ser suficientemente forte para conter e distribuir as cargas enviadas pela edificação.

Junto com as características do terreno, que devem ser rigorosamente estudadas no momento da estruturação do projeto, as fundações feitas corretamente garantirão a segurança e a integridade da construção.

Conforme você pode ver, itens como vigas e sapatas são fundamentais para a integridade e viabilidade da obra. Portanto, leia nosso artigo de hoje para entender mais sobre esse importante item da construção civil. Acompanhe!

O que é a sapata de concreto?

sapata de concreto, quando o projeto é feito corretamente, tem desempenho superior a outras fundações, como os blocos e radiers, suportando maior carga.

Desse modo, indicamos esse tipo de alicerce para áreas em que o solo seja estável e que possua alta resistência nas camadas mais superficiais. O material usado na sapata é o concreto armado, que tem o reforço de armaduras ou barras de aço em seu interior, cuja finalidade é tornar o concreto mais resistente a movimentos de tração, torção e flexão.

Dessa forma, essa estrutura agregada ao concreto é a responsável por absorver as tensões e transferi-las para o terreno.

Ademais, as características que credenciam a sapata de concreto como uma boa escolha para a combinação de terrenos e edificações para os quais é adequada são o baixo custo de produção e a facilidade de execução.

Além disso, se adequam a pilares em qualquer formato, podendo ter base em planta retangular, quadrada ou em forma de trapézio.

As sapatas de concreto são adequadas para quais tipos de construção?

Conforme você viu acima, se trata de alicerces que se adequam a praticamente todos os tipos de construção. Nesse sentido, utilizamos essas sapatas em tipos distintos de fundação. São elas: 

Fundação profunda

A fundação profunda é aquela em que a escavação vai além dos 3 m abaixo da superfície do terreno. A transmissão de carga para o solo se dá pela superfície lateral, pela base ou pelas duas simultaneamente. É adequada para grandes construções e para obras de edifícios altos, que devem ter condição de suportar a ação mais intensa do vento.

Fundação superficial

A fundação superficial é aquela que está a no máximo 3 m da superfície do solo. A transmissão da carga ao solo se dá prioritariamente por meio da pressão distribuída abaixo da base da fundação. Recomendamos esse tipo de fundação para cargas leves e terrenos bem firmes.

Nesse sentido, é muito comum na construção de residências ou imóveis comerciais de apenas um pavimento.

Tipos de sapata de concreto

Há, basicamente, quatro tipos de sapatas de concreto: isolada, corrida, associada e alavancada. Cada tipo corresponde a uma demanda específica associada à construção. Confira abaixo cada um desses tipos e suas respectivas características:

1.Sapata isolada

Primeiramente, saiba que esse é o tipo mais usado na construção civil. É também a mais simples entre as fundações superficiais, feita para suportar e transferir para o solo a pressão de uma única coluna ou pilar, podendo, eventualmente, sustentar um conjunto de colunas.

2. Sapata corrida

A sapata corrida é aquela que acompanha a linha de muros e paredes, dando sustentação a esses elementos. A carga é transmitida de forma linear e a sapata corrida é feita com adição ao concreto de pedras de mão, formando o concreto ciclópico.

3. Sapata associada

Indicamos esse tipo de sapata para que a obra seja econômica é pela utilização do maior número possível de sapatas isoladas. Há casos, todavia, em que as sapatas ficam excessivamente próximas, com risco de se sobreporem uma à outra, comprometendo o projeto.

Nesse caso, coloca-se uma sapata associada, que compartilha as cargas dos pilares das duas sapatas isoladas simultaneamente.

4. Sapata alavancada

Trata-se da criação de uma viga alavancada entre duas sapatas, para que o pilar possa absorver a carga resultante da posição de um outro pilar. Utilizamos essa solução quando as sapatas sustentam pilares de divisa ou estão próximas a obstáculos impedindo que o centro de gravidade da sapata se alinhe ao centro de carga do pilar.

Características deste produto

Atualmente, as sapatas de concreto são as opções mais versáteis e baratas de alicerce que possuímos no mercado.

Desse modo, oferece muita segurança às construções. Bem como, tem ótimo custo-benefício para o cliente.

Sob o mesmo ponto de vista, inserimos esses dispositivos na fundação facilmente. Dessa forma, não é necessário (em fundações superficiais) equipamentos de escavação no canteiro de obras.

Ou seja, se você está construindo, converse com seu engenheiro e conversem sobre a viabilidade de utilizar esse item na sua obra!

Cuidados importantes com as sapatas de concreto

Se a sapata de concreto apresenta vantagens a título de custo e praticidade, há, também, alguns cuidados fundamentais.

Nesse sentido, o primeiro cuidado é que as sapatas devem sempre estar niveladas. Além do nivelamento, recomendamos que você tome muito cuidado com a umidade do solo. Revestir a escavação com uma camada de concreto magro impede a transferência dessa umidade para a fundação.

Ademais, também no sentido de evitar a ação da umidade, deve-se aplicar uma camada de argamassa sobre a fundação, que deve conter um impermeabilizante.

Gostou de saber mais sobre sapata de concreto? Se sim, curta a nossa página e compartilhe com os seus amigos para que eles possam ficar por dentro do assunto.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte

×