Soluções em construção de casas que minimizam o efeito de enchentes

Saiba mais como a construção de casas pode ser feita de modo a evitar o efeito de enchentes e grandes chuvas. Acompanhe.

Se você está construindo um imóvel ou está fazendo uma reforma no seu lar, é imprescindível levar em consideração os efeitos das chuvas, principalmente no caso das precipitações de verão.

Dessa forma, veja agora quais ações podem te ajudar a evitar problemas gerados pelas grandes quantidades de chuva. Confira a matéria abaixo e tenha uma excelente leitura!

Afinal, o que causa as enchentes?

Basicamente, o que causa as enchentes são os grandes volumes de água de uma única vez sobre as cidades e estados brasileiros.

Sob o mesmo ponto de vista, a falta de permeabilidade e planejamento público também geram esse grave problema.

Entretanto, essa situação pode ter minimização tanto pelos órgãos públicos competentes, como também pela população em geral. Acompanhe a leitura e saiba mais.

Quais as regulamentações para construir?

Atualmente, é importantíssimo que você respeite o direito dos vizinhos e também que siga as regulamentações administrativas municipais, estaduais e federais na hora de construir.

Assim sendo, para garantir a segurança e viabilidade da sua obra você deve contar com o auxílio de um engenheiro e também de orientação dos órgãos públicos competentes. 

Possíveis soluções para combater as enchentes na construção de casas

Em posse de todas as informações que o governo e município irão te oferecer, você poderá fazer a sua construção.

Nesse sentido, veja abaixo algumas soluções na construção de casas para te ajudar a evitar enchentes. Continue conosco!

Invista em uma área verde (ainda que pequena)

De antemão, saiba que um pequeno jardim ou área verde funciona como uma espécie de catalisador das águas da chuva. 

Além disso, esses locais constroem uma área de resiliência a ondas de calor; o que resfria o ambiente ao redor, oferece sombra e também libera água e umidade ao ar por meio das folhas da vegetação.

As árvores são ótimas alternativas no combate às enchentes

Outra forma bastante econômica e super sustentável para lidar com os períodos de enchente e até mesmo com as ondas de seca é a plantação de árvores.

Segundo os vários estudos, as raízes das árvores permitem que as águas pluviais penetrem no solo o que reduz drasticamente o risco de inundações.

Sob o mesmo ponto de vista, essas raízes agem como esponjas e reduzem a sobrecarga da incidência de água sobre o solo.

Ter uma pavimentação permeável faz toda a diferença

Além de contar com áreas verdes e também com vegetação e árvores, outra ideia super bacana que poderá te ajudar na construção de casas e no combate às enchentes é a utilização de pisos permeáveis.

Nesse sentido, o piso intertravado é uma das melhores opções que possuímos atualmente no mercado nacional.

Dessa forma, ele é ideal para evitar alagamentos e você pode utilizá-lo em ruas, calçadas, áreas externas, áreas gourmet e até mesmo no quintal da sua casa. Afinal, ele tem um ótimo sistema drenante.

Uma piscininha pode beneficiar você, sua família e os vizinhos

Ademais, uma piscininha no seu imóvel (principalmente se for uma área grande) é importantíssimo.

Esses sistemas são ideais para o reaproveitamento de água e também funcionam como pequenos reservatórios que evitam as enchentes em áreas comuns de prédios, em garagens e até mesmo em casas ou em grandes áreas rurais.

Conscientização sobre meio ambiente

Por último, mas não menos importante, também é essencial contar com a conscientização das pessoas sobre o meio ambiente e a sustentabilidade.

Exija uma postura adequada da prefeitura e de demais órgãos públicos

Nesse sentido, todos os cidadãos devem exigir uma postura da prefeitura e dos outros órgãos públicos em relação a limpeza de bueiros e também na limpeza das ruas da cidade.

Lugar de lixo é no lixo!

Bem como, também é fundamental que todos nós tenhamos a consciência de que lugar de lixo é no lixo e que devemos combater o descarte incorreto de resíduos a todo custo.

Ainda sobre este assunto é de suma importância que seja mais incentivado a coleta seletiva e Bem como, precisamos fazer a separação do lixo orgânico do lixo inorgânico. Ademais, a coleta seletiva e a reciclagem precisam ter mais incentivo no nosso país.

Infelizmente, nos dias de hoje, o Brasil ainda deixa muito a desejar quando o assunto é reciclagem. Nesse sentido, esperamos que tal cenário mude nos próximos anos. Afinal, isso é fundamental para garantir mais segurança, sustentabilidade e combate às enchentes em todo o território nacional.

Hoje você aprendeu como a construção de casas pode (e deve) ter alinhamento ao combate das enchentes. Siga-nos também nas redes sociais para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos exclusivos.

Outras Publicações

×