Tipos de bebedouros de concreto para gado

Beber água é uma necessidade não apenas dos humanos, mas também dos animais. Assim, fica mais fácil perceber a importância que o fato de beber água tem em nossas vidas e na vida das criações, uma vez que se manter hidratado é fundamental e um dos pontos-chaves para se ter uma boa saúde.

O consumo de água para o gado influencia diretamente no bem-estar desses animais, contribuindo para o seu desempenho produtivo, independente se trata-se de gado de leite ou de corte. Ou seja, para que esses animais apresentem o desempenho esperado, é preciso que consumam a quantidade ideal de água diariamente.

Além da quantidade adequada, a qualidade da água também é um importante fator que deve ser levado em consideração. Ela precisa ser livre de qualquer tipo de contaminação química ou microbiológica.

A importância da água em quantidade e qualidade para o gado

Falamos superficialmente sobre a importância da água de qualidade e em quantidade adequada para o gado. Agora, vamos nos aprofundar mais e saber quais as funções esse consumo permite aos animais: manutenção do fluxo do alimento dentro do trato digestivo, processo de metabolismo (fermentação) do rúmen, garantia de absorção adequada dos minerais e nutrientes necessários, manutenção dos tecidos corporais e do volume sanguíneo.

Bebedouro de concreto

Fornecimento da água em bebedouro de concreto

Diante disso tudo, a forma mais correta e ideal para se fornecer água aos animais é através dos bebedouros, pois além de ter sempre a água disponível para o consumo, o bebedouro ainda oferece proteção aos diferentes tipos de contaminação.

A melhor opção é o bebedouro de concreto, que veremos a seguir quais são os tipos disponíveis nesse material no mercado.

Tipos de bebedouro de concreto

Optar por fornecer água ao gado em bebedouro de concreto é optar por ter mais tranquilidade e qualidade para os seus animais. Isso porque os bebedouros fabricados em concreto são extremamente resistentes, mantém a água limpa, são de fácil instalação e contribuem para o meio ambiente, devido a sua vida de longo prazo que elimina a necessidade de manutenção e de substituição com frequência.

O que você precisa saber é que existem diferentes tamanhos de bebedouro de concreto e para cada um deles, uma instalação recomendada. Ou seja, é importante conhecer todos os tipos para saber qual é o melhor para o seu caso. Duas coisas você deve levar em consideração na hora de escolher o bebedouro: o número de animais que você possui e o tamanho do pasto em que eles estão colocados. Quanto maior for o número de animais e maior o pasto, mais água será necessária, portanto, maior será o bebedouro.

Bebedouro Retangular 600 litros – esse é o modelo mais comum de bebedouro de concreto. É mais indicado para as propriedades pequenas, com poucos animais. É fácil de ser instalado e ocupa pouco espaço.

Bebedouro sextavado de 300 LT e 600 LT – com menor capacidade e maior capacidade, é possível encontrar o bebedouro no formato sextavado. As recomendações são as mesmas: para pequenos espaços com poucos animais.

Bebedouro Retangular de 1100 e 1200 LT – Com o dobro da capacidade dos anteriores, os bebedouros são capazes de fornecer água suficiente para um maior número de animais, esse bebedouro também exige um espaço um pouco maior para ser instalado. O ideal é que seja colocado no meio do curral, de modo que os animais possam ter fácil acesso.

Bebedouro Retangular de 2200 LT – e por fim, um bebedouro de concreto com maior capacidade, indicado para grandes propriedades com grande número de animais.

Esses são alguns tipos mais utilizados de bebedouro de concreto. Uma dica importante é que, para as grandes propriedades, uma opção que se torna ainda mais eficiente é optar pela aquisição de dois bebedouros menores, para que sejam instalados em pontos estratégicos do espaço disponível para os animais.

Assim, eles poderão beber água com mais facilidade, mesmo estando distantes uns dos outros. Isso ajudará a mantê-los hidratados, sem prejuízo na quantidade de água necessária para cada animal. Em todos os casos, os bebedouros devem estar instalados em locais de fácil visualização e acesso aos animais.

Outras Publicações

Churrasqueira Pré-moldada Concrenorte

CHURRASQUEIRA PRÉ-MOLDADA

Manual Gratuito da Churrasqueira Pré-Moldada Concrenorte

CURRAL PRÉ-MOLDADO

Guia Gratuito do Curral Pré-Moldado Funcional Concrenorte

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

Guia Gratuito Estruturas Pré-Moldadas Concrenorte

e-book pisos intertravados - Concrenorte Pré-Moldados

PISO INTERTRAVADO

Guia Gratuito e Completo do Piso Intertravado Concrenorte